A Fanatec vem renovando sua linha de produtos há alguns anos, começando com o lançamento das bases ClubSport DD e DD+ de médio porte. Com 12 nm e 15 nm de torque constante, respectivamente, essas duas bases deixaram muitos pilotos de simuladores satisfeitos, e era hora de a Fanatec dar uma repaginada em seus Podiums topo de linha.
Até agora, apenas duas bases faziam parte da linha Podium: a DD1 e a DD2, com 20 e 25 nm de torque máximo. As demais eram específicas para GT e corridas de resistência.
Hoje, a Fanatec revelou um novo chainstay, o Podium DD, e, acima de tudo, um pedalboard topo de linha, os pedais Podium, uma nova adição à linha.
No que diz respeito à base, esta tem um design que tende para o ClubSport DD, o que representa uma mudança em relação aos modelos que substitui. A base é menor que a do DD2, com aletas de alumínio que lhe dão um visual bastante agressivo, além de ajudar a resfriar o motor elétrico.
Falando sobre o último, ele permite que a base desenvolva 25 nm de torque em velocidade constante, com 33 nm em overshoot (ou overboost). Isso é simplesmente enorme para corridas simuladas, mas essa base é voltada para uma clientela muito específica. Além disso, o dispositivo incorpora a tecnologia FullForce para obter detalhes extremamente finos, especialmente graças à faixa de operação mais ampla do motor elétrico.
Quanto ao conjunto de manivelas, ele é novo e, acima de tudo, resistente. O pedivela foi desenvolvido em parceria com ciclistas profissionais e incorpora um pedal de freio de alumínio forjado, o que lhe permite suportar 200 kg de força na célula de carga. A célula de carga é baseada na tecnologia de elastômero que pode ser ajustada para proporcionar uma pressão de frenagem granular e a sensação certa sob os pés.
Além do pedal de freio, temos dois outros para o acelerador e a embreagem, que são feitos de alumínio, mas desta vez fundidos e usinados com máquinas CNC. É claro que esses dois pedais são ajustáveis em termos da força necessária para pressioná-los, além de serem independentes, e o mesmo se aplica ao freio. É simplesmente um magnífico periférico de simulação de corrida, e estou ansioso para testá-lo e ver o que ele tem a oferecer em comparação com o ClubSport V3.
Vamos falar um pouco sobre preço e disponibilidade. No que diz respeito ao preço, a Fanatec ainda não deu nenhum detalhe, o que é de se esperar. Quanto à disponibilidade, a marca alemã anunciou o Q1 2026, ou seja, o primeiro trimestre do próximo ano, o que nos dá um máximo de 5 meses para ver esses dois novos periféricos chegarem à loja do fabricante e às nossas configurações.
0 comentários