Escolha uma Página

Volante Thrustmaster : Qual escolher? O guia definitivo

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Os fãs de simuladores de corridas sabem que, para ter um bom desempenho na pista, é necessário um volante de qualidade. Entre os produtos existentes no mercado, os volantes Thrustmaster são particularmente populares, especialmente entre aqueles que pretendem obter equipamento profissional a um preço mais baixo. Ano após ano, produzem equipamentos de competição para todos os tipos de plataformas, trazendo inovação e diversão para todos os jogadores!

Para que possa ter uma melhor ideia do que esta marca icónica tem para oferecer, elaborámos este guia completo para si. Neste artigo, vamos contar-lhe tudo o que precisa de saber sobre a Thrustmaster, a história da marca, o que fez a sua reputação e como escolher um volante Thrustmaster. Também analisaremos as diferentes gamas de petecas do fabricante e apresentaremos uma selecção das melhores petecas por gama.

A história da marca Thrustmaster

A marca Thrustmaster foi fundada nos EUA em 1990 e começou com uma combinação de engenheiros e pilotos da Força Aérea, da Marinha e da NASA dos EUA. Graças ao seu know-how tecnológico, a Thrustmaster começou a desenvolver produtos de simulação de voo e a conceber jogos, auscultadores e controladores. O principal objectivo da empresa era e é desenvolver periféricos que ofereçam uma jogabilidade extremamente precisa e uma experiência completa com um realismo óptimo em várias plataformas.

Desde a sua criação, os produtos da empresa têm sido utilizados tanto por entusiastas de videojogos como por jogadores mais casuais. Para o segmento de mercado que serve, a marca Thrustmaster é difícil de bater em termos do realismo e do nível de imersão do seu equipamento.

Porquê comprar um volante Thrustmaster?

O que distingue os produtos Thrustmaster é o facto de serem distribuídos a um preço muito acessível para os compradores. Este facto aproximou a marca de muitos jogadores novos no mundo do Sim-racing. Não precisa de investir muito para ter uma experiência de qualidade.

Desde o início dos anos 90, quando foi fundada, a empresa tem trabalhado com marcas como a Sony, Ferrari, Sparco e Nintendo para fabricar produtos para consolas de jogos. Por este motivo, é uma empresa com um prestígio partilhado com as marcas mais visíveis do panorama comercial.

Embora os seus produtos também possam ser utilizados por jogadores experientes, é considerada a melhor marca para condutores principiantes. Graças aos materiais utilizados no fabrico dos seus melhores modelos, terá uma garantia de compra com uma vida útil de vários anos.

Os aspectos que definem os volantes de corrida simulada da Thrustmaster podem ser resumidos no seu mantra abrangente sobre a forma de abordar a indústria como um todo. Pretendem sempre incutir o mesmo nível de cuidado e entusiasmo em todos os seus produtos, o que é claramente evidente em todas as suas gamas de volantes.

Paixão, inovação e qualidade são as três palavras de ordem da marca.

É esta paixão pela criação de soluções e invenções variadas que os distingue dos outros fabricantes do sector. Como é que as pessoas podem ser apaixonadas pelo que está a vender se você próprio não é apaixonado por isso? É essa a filosofia da empresa em relação a este e a outros factores.

Em termos deinovação, a Thrustmaster nunca quer ficar um passo atrás. Desde a sua criação, adquiriram licenças de instituições de primeira linha e melhoraram a formação da sua mão-de-obra para poderem fornecer constantemente os melhores e mais recentes equipamentos de jogo. Cada produto que lançam não é apenas bem feito em si mesmo, é também cada vez mais inovador.

A última parte do mantra da Thrustmaster é utilizar sempre os melhores materiais disponíveis no mercado para fabricar o seu equipamento de qualidade. Mesmo os produtos concebidos para quem tem um orçamento mais modesto são sempre pensados e concebidos com o melhor em mente, para oferecer aos jogadores produtos robustos e duradouros.

Como é que escolho um volante Thrustmaster?

Considerando que o preço não é um factor importante quando se trata de volantes Thrustmaster em comparação com outros fabricantes, a escolha dependerá dos seus gostos particulares. Em primeiro lugar, é necessário reflectir sobre o tipo de jogos que gosta de jogar. Por fim, o estilo do volante deve ser compatível com o design da sua instalação ou cockpit.

Por exemplo, se gosta de corridas de F1, deve procurar um modelo que imite o design dos volantes de monolugares, em parte ou na totalidade. Se gosta de rali, recomendamos que compre uma versão com uma roda de circunferência redonda.

Outro factor é o factor de utilização, uma vez que alguns produtos são essencialmente feitos de plástico. Apesar da garantia de qualidade, lembre-se de que não são a melhor opção se tenciona utilizá-los diariamente durante algumas horas. Se optar por modelos com revestimento em metal ou alumínio, pode ter a certeza de que responderão com grande firmeza.

O ecossistema Thrustmaster

Antes de abordarmos as diferentes gamas da marca Thrustmaster, gostaríamos de vos falar sobre o seu ecossistema.

Isto permite-lhe ligar praticamente todos os componentes periféricos da marca, tais como pedais, alavancas de velocidades, travões de mão, etc., através de um PC com uma única ligação USB.

Isto tem vantagens óbvias. Em primeiro lugar, é possível definir a força de travagem com um único programa. Em segundo lugar, reduz o número de ligações USB físicas necessárias, o que é muito importante por várias razões.

Com o hardware actual, é fácil sobrecarregar as portas USB do seu PC e causar interrupções aleatórias. Além disso, alguns jogos de corridas simuladas mais antigos não funcionam bem com vários dispositivos de entrada ligados, e pô-los a funcionar pode ser um verdadeiro problema. Com o ecossistema Thrustmaster, pode ligar facilmente as suas peças para uma jogabilidade mais suave.

Outra das características específicas dos produtos Thrustmaster que não está incluída no seu mantra “Paixão, Inovação e Qualidade” e que encontrará em todas as suas gamas de produtos é que o ecossistema Thrustmaster oferece a garantia de que todas as bases de volante que concebe funcionam com todos os produtos Thrustmaster.

Isto significa que pode misturar e combinar acessórios das diferentes gamas da marca, sem ter de se preocupar com problemas de compatibilidade.

As diferentes gamas de volantes Thrustmaster

Quando estiver a pensar em comprar um volante ou qualquer outro produto Thrustmaster, é importante notar que a marca separa tudo o que tem a ver com corridas de simulação em três gamas principais. Não se esqueça de que existem outros volantes e equipamentos de corrida que são autónomos e que não se enquadram nestas gamas de produtos, quando pesquisar nos respectivos sítios Web.

A forma como os volantes Thrustmaster são separados não só tem em conta o preço, mas também presta especial atenção às licenças específicas que adquiriram e nas quais trabalharam juntamente com outras empresas.

A primeira gama de produtos é, de longe, a mais vasta e variável, e inclui a sua principal linha de produtos concebidos para utilização com as consolas PlayStation e Xbox. É geralmente designada por“gama principal“, devido ao número de produtos incluídos. Uma vez que são desenvolvidos principalmente pela Thrustmaster, os materiais utilizados para estes volantes são mais acessíveis.

Algumas das verdadeiras estrelas da sua gama de simuladores de corridas estão nesta categoria, incluindo os seus famosos add-ons como a pedaleira T3PA Pro ou o volante de simulação de corridas T-GT que muitos YouTubers utilizam.

Depois, há a gama Sparco de produtos concebidos para a simulação de corridas de rali. Como provavelmente adivinhará, a Sparco forneceu a licença para o fabrico destes produtos. As rodas desta gama podem ser utilizadas numa variedade de suportes e apoios, tornando-a uma gama flexível com preços médios a elevados.

Finalmente, temos uma das gamas de produtos Thrustmaster mais conhecidas, a gama Ferrari! Como o nome sugere, os modelos desta gama centram-se nos designs da Ferrari e foram desenvolvidos em colaboração com o próprio fabricante de automóveis icónico. Os preços e as consolas/suportes variam consideravelmente de uma zona para outra, o que faz desta uma excelente gama de produtos para quase todos os jogadores de corridas de simuladores.

A principal gama Thrustmaster

Parte do que torna este fabricante tão atractivo para os pilotos de simulação é a sua adesão a preços decentes que as pessoas podem pagar. É claro que alguns dos seus produtos podem ser mais caros do que outros, mas, em geral, os modelos de volantes da gama principal são frequentemente propostos a um preço acessível para que qualquer pessoa os possa experimentar.

T150 – TMX Force Feedback

O volante T150 Force Feedback e o TMX Force Feedback fazem parte da mesma linha de produção, apenas são compatíveis com plataformas diferentes.

O primeiro é distribuído ao abrigo de uma licença oficial da Sony para a PlayStation 3, 4 e 5. O segundo é distribuído ao abrigo de uma licença oficial da Microsoft para a Xbox One e as Xbox Series X e S. Ambos os modelos de volante podem ser utilizados no PC.

Em termos de design, o estilo do volante, da base e dos pedais é exactamente o mesmo. Ambos os modelos estão equipados de forma semelhante com um sistema misto de engrenagens e correias, uma leitura óptica de 12 bits, um sistema de montagem versátil para se adaptar a todas as superfícies e uma dimensão de 28 cm, adaptável a qualquer estilo de corrida.

Entre as diferenças, a mais importante é o facto de o T150 permitir uma gama de rotação configurável entre 270° e 1080°, enquanto o TMX só pode ser definido entre 270° e 900°. Tem um total de 12 botões de acção e um painel direccional, o que equivale a 13 botões e um D-pad no modelo PlayStation.

Tanto o T150 como o TMX Force Feedback incluem uma ampla pedaleira de dois pedais com cada pedal ajustável em três ângulos.

Vantagens

  • Muito bom retorno de força.
  • Preço muito acessível.

Desvantagens

  • Pedais um pouco leves.

Thrustmaster T300 RS

O volante Thrustmaster T300 RS tem um diâmetro de 28 cm e um design perfeitamente circular. Os seus 3 raios centrais são em metal escovado para uma maior estabilidade de condução.

Sendo um modelo oficialmente licenciado pela Sony, os botões clássicos da PlayStation, como PS, Share e Option, estão na ponta dos seus dedos.

A maior parte da sua estrutura é feita de aço reforçado e o seu anel central é totalmente revestido de borracha texturada para uma aderência firme.

Os pedais e as patilhas de mudança de velocidades também são revestidos a metal, acrescentando um toque extra de estabilidade.

Apesar de tudo isto, o estilo desportivo mantém-se, com excelentes acabamentos e uma estrutura metálica. É, sem dúvida, o que o tornou tão popular entre os simuladores.

A base da roda é accionada por um motor sem escovas de tipo industrial que incorpora um sistema FFB de alta precisão. O seu mecanismo incorpora a tecnologia H.E.A.R.T., que utiliza sensores magnéticos para garantir a máxima durabilidade. O ângulo de rotação é ajustável entre 270° e 1080°, e o seu processamento é de 16 bits.

O seu mecanismo de libertação rápida permite-lhe utilizar a base com outros modelos da marca.

O volante Thrustmaster T300 RS é compatível com as consolas PC e PlayStation graças à sua licença oficial da Sony.

Vantagens

  • Excelente retorno de força
  • Motor silencioso

Desvantagens

  • Os pedais incluídos poderiam ser melhores.

Thrustmaster T-GT 2

O volante Thrustmaster T-GT 2 foi concebido por e para tirar o máximo partido do Gran Turismo e da Playstation. É um volante topo de gama que inclui toda a tecnologia Thrustmaster de ponta vista noutros modelos e que também foi optimizado para uma total diversão com o jogo de vídeo Gran Turismo.

A sua roda amovível tem um diâmetro de 28 cm e é revestida a couro. Tem um ângulo de rotação de 1080 graus, o que o torna um veículo versátil.

As melhorias residem principalmente no realismo, graças ao force feedback e a uma série de tecnologias integradas, como o T-TURBO (maior sensibilidade ao movimento e maior capacidade de resposta), a tecnologia T-MCE (maior precisão e melhores efeitos no volante) e oalgoritmo TFOC (controlo optimizado da trajectória).

O pack inclui pedais graças a um conjunto de 3 ped ais de alta qualidade (o T3PGT) que complementa o volante.

O Thrustmaster T-GT 2 é compatível com o PC e a PlayStation 3, 4 e 5, bem como com o ecossistema Thrustmaster.

Vantagens

  • Inclui a tecnologia T-DFB.
  • Feedback de força potente e preciso.

Desvantagens

  • Um preço ligeiramente elevado

A gama Sparco da Thrustmaster

A gama Sparco de produtos licenciados fabricados pela Thrustmaster é especializada em equipamento de simulação de corridas específico para ralis. Claro que não há tantos produtos nesta gama como na gama principal, mas há alguns volantes de corrida que vale a pena conhecer!

Devido ao ecossistema Thrustmaster que entra em jogo, não encontrará volantes Sparco com uma base incluída. Terá de comprar as rodas, que podem depois ser acopladas a qualquer base Thrustmaster actualmente disponível.

Roda de competição TM SPARCO P310

Desenvolvido em colaboração com a Sparco, esta é uma réplica à escala 1:1 do volante incluído no Sparco P310. É revestida em pele de camurça preta e mede exactamente 31 cm.

Este volante oferece um design oval único com um estilo semi-plano e apresenta um painel frontal robusto com patilhas sequenciaisrevestidas a alumínio escovado. O resultado é um aspecto realista e luxuoso.

Tem um ângulo de rotação de 1080 graus e um sistema de feedback de força de alta qualidade graças a um servomotor sem escovas de 40 watts , que pode ser utilizado durante longos períodos de funcionamento graças ao seu sistema Motor Cooling Embedded.

O TM Competition Wheel SPARCO P310 é compatível com a PlayStation, Xbox One e PC. Os interruptores incluídos são 9 botões de acção, 2 joysticks de 13 centímetros, um D-pad com empurrador interno e 2 joysticks. Embora possa ser utilizado para todos os tipos de corridas, o modelo é recomendado para títulos GT.

Vantagens

  • Feedback de força potente e reactivo.
  • Muito boa qualidade de construção.

Desvantagens

  • Não há sistema de troca rápida de rodas.

Sparco Rally Wheel R383 Add-On

Trata-se de um volante, também concebido em colaboração com a marca Sparco, que presta homenagem ao Sparco R383 numa escala de design 1:1. Embora seja facilmente adaptável a qualquer estilo de corrida, na prática é mais adequado para jogos de GT e de rali.

O próprio volante é revestido por uma camurça macia e flexível que proporciona uma excelente aderência sem o desconforto de outros materiais aderentes.

A sua robusta placa frontal em metal preto escovado e a área dos botões em carbono proporcionam uma experiência envolvente no mundo das corridas de Sparco e de carros de rali, garantindo a máxima imersão.

Na base de controlo, encontrará 9 botões de acção, um teclado direccional e um interruptor táctil com uma vida útil de 500.000 activações.

O Sparco Rally Wheel R383 Add-On é compatível com todas as plataformas de jogos (PC, Xbox e PlayStation), bem como com todo o ecossistema Thrustmaster.

Vantagens

  • Design bonito
  • Compatibilidade alargada

Desvantagens

  • Joystick ligeiramente demasiado sensível.

A gama Thrustmaster de volantes com licença Ferrari

Por último, mas não menos importante, temos aqui uma das gamas mais emblemáticas do arsenal da Thrustmaster: volantes com licença Ferrari! O que pode ser mais fixe do que jogar com um símbolo brilhante da Ferrari no centro do seu volante? Este icónico garanhão preto simboliza mais do que apenas beleza, porque a qualidade destas rodas de corrida é verdadeiramente impressionante.

TS-PC Racer Ferrari 488 Challenge

Distribuído sob licença oficial da Ferrari, o volante TS-PC Racer Ferrari 488 Challenge é uma réplica à escala 9:10 do Ferrari 488 Challenge. O modelo só é compatível com o Windows 7, 8 e 10.

O volante tem 32 cm de diâmetro, é revestido aalcântara e está equipado com duas patilhas de mudança de velocidades.

A base incorpora um total de 15 luzes LED para catalogar as RPM do seu veículo. É complementado por 2 teclados direccionais, 2 botões rotativos, 8 botões de acção e um total de 25 funções configuráveis.

Este modelo inclui toda a tecnologia dos volantes topo de gama da Thrustmaster, incluindo a servo-base Thrustmaster TS-PC com um ângulo de rotação de 270º-1080º, um potente sistema de force feedback com 40 watts de potência, uma fonte de alimentação Turbo Power externa e um sistema de arrefecimento incorporado.

Vantagens

  • Feedback de força potente e reactivo.
  • Muito boa ergonomia.

Desvantagens

  • Um pouco caro.

Thrustmaster Ferrari 599XX EVO

Este volante Thrustmaster é uma réplica à escala 8/10 do volante incluído no 599XX EVO e é fabricado sob licença oficial da Ferrari. É compatível com todas as bases Thrustmaster que aceitam modelos amovíveis, e a cobertura do volante é cosida à mão e fabricada em alcântara.

A estrutura do volante é idêntica às normas automóveis, o que lhe confere um nível totalmente novo deautenticidade e realismo. Este volante tem características como a moldagem em poliuretano para uma sensação flexível e um conforto incrível, combinada com um “aro” interno totalmente em aço.

O interruptor sensível ao toque incluído no volante foi utilizado mais de 10.000.000 vezes, pesa 1,2 kg e tem um diâmetro de 30 cm. Os materiais utilizados no fabrico do produto dão-lhe a impressão de estar em frente a um verdadeiro volante de um carro de corrida.

Pode utilizar o Thrustmaster Ferrari 599XX EVO no PC, PS4 e Xbox e emparelhá-lo facilmente com uma base de volante graças ao seu sistema QuickRelease.

Vantagens

  • Incrível textura Alcantara
  • Compatibilidade alargada

Desvantagens

  • Os acabamentos não estão à altura

Que volante Thrustmaster devo comprar?

Agora que já falámos sobre as diferentes gamas e modelos de volantes Trustmaster, surge a questão mais importante: que volante deve comprar?

Tudo depende do tipo de piloto de simulação que é e dos tipos de jogos que joga com mais frequência.

Por exemplo, os entusiastas dos ralis que se encontram entre vós fariam bem em comprar o TM Competition P310 devido à sua forma oval ergonómica que se adapta perfeitamente a este estilo, enquanto os entusiastas das corridas de simuladores de F1 comprariam o volante volante Ferrari F1 .

Quem gosta de jogar um pouco de todos os estilos de corridas deve recorrer ao Thrustmaster T150 ou o TMX Force Feedback que podem ser adaptados à consola da sua escolha.

Se é um fã de GT e tem dinheiro para o comprar, só podemos recomendar o Thrustmaster T-GT2 cuja qualidade e tecnologia são incríveis e cujo force feedback excede em muito todos os outros produtos Thrustmaster.

Como mencionámos anteriormente, é o seu gosto pessoal e o seu orçamento que determinam qual o volante Thrustmaster que deve comprar.

Em resumo – Conclusão

Como vimos neste artigo, os produtos da Thrustmaster são um must no mercado do Sim-racing, em particular os seus volantes.

A Thrustmaster é particularmente apreciada pelos seus preços acessíveis e modelos de qualidade, distribuídos por três gamas nas quais encontrará certamente um volante à sua medida.

Se está a pensar comprar um volante Thrustmaster, esperamos que o nosso guia completo tenha respondido a todas as suas perguntas e que agora tenha uma ideia mais clara do modelo certo para si.

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar