Escolha uma Página

Volante Fanatec: O melhor guia para escolher o volante de inércia correcto

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Fanatec é um dos fabricantes mais populares de acessórios para videojogos actualmente. Com uma gama variada de produtos, os orientados para o mundo do SimRacing são actualmente os mais conhecidos porque são sinónimo de qualidade. A Fanatec chegou mesmo a levar o realismo ao extremo, graças, nomeadamente, às suas numerosas parcerias com as grandes marcas do sector automóvel.

Hoje, propomos-lhe um guia completo dos volantes Fanatec, para que possa descobrir os produtos emblemáticos da marca e saber como escolher o modelo certo para si. Neste artigo, vamos dizer-lhe tudo o que precisa de saber sobre o líder de mercado em produtos de simulação de corridas,

A história da marca Fanatec

Fundada em 1997 pelo director executivo alemão Thomas Jackermeier, a Fanatec nasceu da paixão de Thomas por jogos de simulação. A empresa que fundou chamava-se inicialmente “Endor”, embora os seus produtos nunca tenham sido comercializados exclusivamente com este nome, mas sim com a marca Fanatec.

Como jogador entusiasta de jogos de simulação, Thomas reparou que faltava algo no seu jogo devido à falta de hardware de alta qualidade e precisão disponível na década de 1990. Depois de decidir abandonar o seu negócio de venda por grosso de bicicletas, rapidamente transformou a sua paixão pela simulação numa profissão, trazendo para o mercado dispositivos de entrada realistas centrados no desempenho, no realismo e na diversão.

Inicialmente, a Fanatec produzia uma selecção de produtos para PC, mas com o tempo a empresa começou a fabricar volantes para simuladores de condução.

Desde então, a Fanatec expandiu a sua gama de produtos e desenvolveu relações estreitas com fabricantes de consolas e outros fabricantes de hardware, criadores de jogos e fabricantes de automóveis.

Após a sua OPI em 2006, a empresa foi reestruturada e reorientada. Desde então, a marca Fanatec concentrou-se inteiramente nos mercados de Sim-racing e oferece actualmente uma variedade de produtos para este segmento de mercado, incluindo volantes, pedais, alavancas de velocidades e muito mais.

O que torna a Fanatec tão bem sucedida?

A chave do sucesso da Fanatec reside na abordagem inovadora e pioneira da marca à produção de produtos de simulação de corridas. A empresa fez um trabalho fantástico ao longo do seu desenvolvimento, o que lhe permitiu oferecer características que os clientes realmente apreciam, como a facilidade de configuração e utilização, controlos e definições simples e uma longa vida útil do produto.

Um ponto importante a salientar sobre a Fanatec é que muitos dos seus funcionários, incluindo o seu CEO, estão activamente envolvidos na comunidade de corridas de simulação, o que significa que têm experiência prática e ouvem atentamente o feedback dos consumidores.

A marca também deve o seu sucesso às suas numerosas parcerias com as principais marcas de simuladores de corridas e com os principais fabricantes de automóveis. Desde a BMW e a McLaren até à Polyphony Digital (o estúdio de desenvolvimento do Gran Turismo) e à Porsche, todas estas colaborações resultaram em produtos de alta qualidade que foram muito apreciados pelos jogadores de corridas Sim.

Com isso em mente, vamos analisar mais de perto o ecossistema Fanatec como um todo e, em seguida, passar para as três gamas de produtos da marca.

O ecossistema Fanatec

Antes de falar sobre os volantes Fanatec, é essencial dizer algumas palavras sobre o ecossistema Fanatec , que difere ligeiramente do dos seus concorrentes no mercado.

Enquanto marcas como a Logitech e a Thrustmaster tendem a oferecer kits completos que incluem um volante, uma base e pedais, a Fanatec optou por separar os seus produtos por categoria e vendê-los individualmente. Esta opção permite aos jogadores escolherem a melhor configuração para si, com total liberdade, uma vez que todos os produtos do ecossistema Fanatec são compatíveis entre si.

No entanto, é de notar que as bases Fanatec só são compatíveis com os volantes Fanatec .

Além disso, em termos de compatibilidade com diferentes plataformas de jogo, em toda a gama Fanatec, a compatibilidade com a PlayStation é conseguida através da base do próprio volante, enquanto a compatibilidade com a Xbox é conseguida através do volante que utiliza.

Por isso, se vires “Xbox Ready”, isso significa que tens de utilizar um volante compatível com a Xbox se quiseres jogar nessa plataforma.

E quando vires “PS Ready”, significa que tens de utilizar um volante com uma base de volante compatível com a PlayStation para que funcione na PlayStation 4 e/ou na PlayStation 5.

Como já foi referido, a Fanatec é excepcionalmente forte no departamento do ecossistema. A empresa utiliza um sistema universal de libertação rápida para todos os seus produtos da gama ClubSport e superiores, de modo a que as petecas e as bases possam ser utilizadas de forma intercambiável.

Isto significa que se estiver a actualizar de uma peça de kit para produtos topo de gama, em vez de deitar fora todo o seu equipamento antigo e investir numa plataforma totalmente nova, pode simplesmente substituir a peça que precisa de actualizar.

As diferentes gamas Fanatec

Podemos dividir os produtos da marca Fanatec em três categorias diferentes: a gama CSL, a gama ClubSport e a gama Podium.

A gama CSL representa as opções de nível de entrada da marca, mas vale a pena notar que esta colecção de produtos representa um avanço significativo em relação às ofertas de nível de entrada de concorrentes como a Logitech e a Thrustmaster. A gama ClubSport consiste no seu equipamento de gama média, que constitui uma actualização significativa e útil da gama CSL em todos os aspectos e, finalmente, a gama Podium, que consiste no equipamento topo de gama da Fanatec.

A gama CSL

A gama CSL é uma escolha fantástica para principiantes porque não sacrifica muito em termos de funcionalidade. É claro que são feitos cortes inevitáveis, como a potência da força de retorno e certas escolhas de materiais. No entanto, tal não significa que os produtos da gama CSL sejam baratos. A marca centrou-se noequilíbrio entre desempenho e custos reduzidos, sem sacrificar os elementos essenciais que contribuem para o factor de realismo da Fanatec.

Bases CSL

Aqui estão duas bases de volante CSL da Fanatec, modelos de entrada de gama mas que não poupam na qualidade.

Base da roda Fanatec CSL Elite V1.1

A Base de rodas CSL Elite V1.1 é a base de rodas mais económica da Fanatec.

Distribuído sob licença oficial da Sony, é compatível com a PlayStation 4 e 5, a Xbox e o PC. É uma escolha natural para títulos como Assetto Corsa, Gran Turismo Sport e Project Cars 2.

A base adapta-se a uma grande variedade de volantes do fabricante. Possui uma amplitude de rotação de 1080°, um servomotor combinado com uma correia para um retorno rápido, a possibilidade de mudar o volante rapidamente graças ao seu sistema QuickRelease e um suporte analógico para o travão de mão.

Se pretender fixar a base a uma mesa, são fornecidas braçadeiras com a compra para permitir uma instalação mais rápida e segura.

 

Vantagens

  • Este é um dos modelos mais populares do fabricante.
  • Incorpora as tecnologias DirectSensor e ClubSport.

Desvantagens

  • Não é compatível com certos volantes topo de gama.

⚠️ Este modelo já não é fabricado

A base Fanatec CSL DD

O Fanatec CSL DD é uma verdadeira revolução no mercado das corridas de simuladores, oferecendo a magia da transmissão directa num modelo básico de entrada de gama.

Fornece 8 Nm de binário máximo (5 Nm com a fonte de alimentação padrão de 90 W), permitindo-lhe oferecer um desempenho consistente e linear.

Este modelo inclui também o primeiro motor industrial com um veio de motor em compósito de fibra de carbono, um sensor de posição Hall de alta resolução sem contacto e um desengate rápido totalmente em alumínio para automóveis. A gama de direcção do CSL DD é, portanto, infinita.

A base está equipada com o sistema QuickRelease e é, obviamente, compatível com todo o ecossistema Fanatec.

Funciona tanto no PC como na Xbox, e até tem um botão que permite seleccionar a plataforma em que se quer jogar.

Com o Fanatec CSL DD, o fabricante está a oferecer o melhor em tecnologia avançada a um preço verdadeiramente razoável.

Vantagens

  • Transmissão directa a um preço de correia única
  • O motor de indução e a ausência de ventilador garantem uma elevada fiabilidade.

Desvantagens

  • Tem um acabamento em plástico.
  • Não é compatível com a PlayStation.

Petecas CSL

Apresentamos aqui a nossa selecção das melhores petecas da gama CSL da Fanatec.

O Fanatec CSL Elite McLaren GT3 V2

Este volante é uma réplica em tamanho real do volante do McLaren 650S GT3 e é licenciado oficialmente pela McLaren. Para ler a nossa análise completa deste volante, clique aqui.

O volante tem 30 cm de diâmetro, com pegas em borracha moldada e duas pás analógicas em alumínio.

Este modelo também inclui um ecrã OLED, um indicador LED para o modo Xbox e o sistema QuickRelease.

Está oficialmente licenciado para a Xbox One e Xbox Series X|S, mas também é compatível com as plataformas Windows, PlayStation 4 e PlayStation 5 (dependendo da base utilizada).

Vantagens

  • Muito boa relação qualidade/preço
  • Acabamento e design de qualidade superior.

Desvantagens

  • Sistema QuickRelease incompatível com as bases Fanatec DD.

O volante de corrida Fanatec CSL Elite F1

Comercializado sob uma licença oficial da F1, é uma edição limitada que incorpora características profissionais. Destaca-se a sua placa frontal, revestida a fibra de carbono, material também utilizado nas patilhas de velocidades. Possui botões intercambiáveis e o seu design é uma cópia fiel de um volante de F1 profissional.

As pegas são revestidas em pele com pontos de transpiração para que possa utilizá-la durante horas com todo o conforto. Graças à tecnologia ClubSport, possui o sistema QuickRelease que lhe permite mudar o aro numa questão de segundos, mesmo se estiver a correr.

O Fanatec CSL Elite Racing Wheel F1 é compatível com a PlayStation 4, 4 Pro e PlayStation 5. Também pode ligá-lo ao seu PC e a uma consola Xbox.

Vantagens

  • Ângulo de rotação de 1080°.
  • Possui um ecrã OLED com funções de telemetria configuráveis.

Desvantagens

  • O seu preço é bastante elevado.

⚠️ Este modelo já não é fabricado

A gama ClubSport

Na categoria intermédia da colecção Fanatec, o Gama ClubSport oferece mais potência e realismo do que a gama CSL e é a escolha perfeita para quem quer gastar um pouco mais, mas ainda não está preparado para entrar no mercado da transmissão directa.

Princípios básicos do ClubSport

Na gama média, encontramos a única base ClubSport ainda hoje vendida pela Fanatec.

A base Fanatec Clubsport V2.5

A base Fanatec ClubSport V2.5 base funciona com base em sensores Hall duplos nos motores e no eixo de direcção. Aproxima a experiência de condução em cenários virtuais de um ambiente real. A transmissão é baseada em correias duplas, pelo que é impossível sentir uma sensação de arrastamento e/ou derrapagem.

O ângulo de direcção pode ser ajustado de 90° a 900° e a base é compatível com todos os volantes CSL e ClubSport.

A base Fanatec ClubSport V2.5 é também compatível com todas as pedaleiras, cockpits e suportes de rodas do fabricante, e pode ser utilizada para jogar nas plataformas PC e Xbox.

Considerando a sua gama de compatibilidade, esta é a melhor relação qualidade/preço que a Fanatec tem para oferecer.

Vantagens

  • Possui um sistema de arrefecimento baseado em 2 ventoinhas centrais combinadas com um dissipador de calor.

Desvantagens

  • Não é compatível com as consolas PlayStation.

⚠️ Este modelo já não é fabricado

Petecas ClubSport

Na categoria ClubSport da Fanatec, temos acesso a algumas jantes de gama média incrivelmente realistas. Vamos apresentar-lhe as nossas duas petecas favoritas do ClubSport.

O Fanatec Clubsport BMW GT2 V2

Este volante é a versão BMW oficialmente licenciada do volante original que se encontra no carro de corrida BMW com o mesmo nome.

O volante e as pegas são revestidos em Alcantara italiana genuína e existem duas patilhas magnéticas de alumínio ajustáveis para a mudança de velocidades.

Este modelo dispõe igualmente de um ecrã LED para mostrar as funções de telemetria (consoante o jogo) e de RevLEDs para mostrar a velocidade do motor (também consoante o jogo).

O volante ClubSport BMW GT2 V2 da Fanatec é compatível com a PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.

Está equipado com o sistema QuickRelease e é compatível com todos os acessórios do ecossistema Fanatec.

Vantagens

  • Materiais de alta qualidade
  • Oferece funcionalidades muito modernas e úteis

Desvantagens

  • Não compatível com a Xbox One ou a Xbox Series X.

Fanatec Formula V2.5

O volante ClubSport Formula V2.5 tem um diâmetro de 27 cm e é revestido com uma placa de fibra de carbono de 5 mm. Possui duas pás metálicas magnéticas ajustáveis para a mudança de velocidades.

Tem também dois motores de vibração integrados nos punhos, que podem ser controlados através do menu de configuração da roda (SHO) ou no jogo através do Fanatec SDK, bem como um ecrã OLED, um conta-rotações com 9 LEDs centrais para telemetria e duas barras de LED.

O volante Fanatec Formula V2. 5 é compatível com PC, PlayStation 4 e PlayStation 5. A Fanatec está a oferecer uma versão quase idêntica, Formula V2.5X, para compatibilidade com a Xbox. Ambas as versões incluem o sistema QuickRelease.

Vantagens

  • O seu ângulo de rotação é ilimitado.
  • O seu ecrã OLED.

Desvantagens

  • Difícil de dominar para os principiantes.

A gama Podium

Claro que guardámos o melhor para o fim com a série Podium, a gama de produtos topo de gama da Fanatec. Os produtos desta categoria são alguns dos melhores que se podem comprar para Sim-racing.

Os produtos Podium da Fanatec foram concebidos para o mercado de transmissão directa e constituem uma parte importante do kit. A escolha de materiais e a qualidade de construção são naturalmente superiores às gamas CSL e ClubSport.

Bases de pódio

Com a gama Podium, temos o crème de la crème dos produtos Fanatec. Apresenta as duas bases de volante mais notáveis da marca.

A base Fanatec Podium DD1

A Fanatec Podium DD1 é compatível com todos os shuttlecocks da marca, para que possas jogar tanto no PC como na Xbox. Todo o seu funcionamento se baseia na tecnologia Direct Drive, a nova geração de feedback que emula perfeitamente a condução profissional.

Para o efeito, incorpora um motor de roda livre para transmissão direta. Isto tem uma influência directa no seu espectro de rotação ilimitado (embora também o possa ajustar como desejar).

As características incluem um ecrã OLED de 2,7 polegadas, latência ultra-baixa e várias portas de ligação. É possível adicionar periféricos externos, tampas de alumínio intercambiáveis, conectividade Plug and Play e um sistema de vibração ajustável.

Embora o preço seja um pouco elevado, é a base mais económica da série Podium da Fanatec.

Vantagens

  • O binário atinge os 20 Nm (como na maioria dos automóveis de competição reais).

Desvantagens

  • O seu sistema de arrefecimento utiliza apenas ventoinhas.

Base Fanatec Podium DD2

A Fanatec Podium DD2 é uma variante do modelo anterior que modifica ligeiramente o sistema interno do motor para o aproximar da condução real.

É compatível com todos os periféricos do fabricante e possui um sistema de encerramento automático que se activa em caso de emergência. Por exemplo, devido a um sobreaquecimento excessivo.

O sistema de arranque à distância é complementado por um sistema de arranque à distância para maior comodidade. O modelo possui pontos de fixação universais e é inteiramente fabricado em alumínio escovado.

Tal como o modelo Fanatec Podium DD1, a base Podium DD2 funciona perfeitamente no PC e também na Xbox One.

Vantagens

  • Tem um amortecedor de borracha para mudar o volante a toda a velocidade.

Desvantagens

  • Não é compatível com a PlayStation.

Rodas de pódio

Como já foi referido, os volantes da gama Podium são modelos exclusivos de topo de gama, muitas vezes com licenças oficiais. Aqui apresentamos os modelos mais vendidos e mais populares no mercado actual.

O volante de corrida Fanatec Podium F1

Este volante é distribuído ao abrigo de uma licença oficial da F1 e da PlayStation e é compatível com a PlayStation 4, Play Station 5 PC, Xbox One e Xbox Series X e S.

Oferece um grau de rotação que pode ser definido entre 90° e 1080° e incorpora uma vibração ABS ajustável. É construído a partir de uma combinação de alumínio e fibra de carbono e o aro do volante mede 27 cm, tornando-o compacto e estável durante a condução.

O volante Fanatec Podium Racing Wheel F1 possui um sistema de force feedback motorizado de accionamento directo e duas palhetas rotativas do tipo F1. Inclui também um sistema de indicação de velocidade e de rotações e um ecrã OLED.

Vantagens

  • Motor altamente eficiente e feedback de força.
  • Ampla compatibilidade.

Desvantagens

  • O seu preço elevado.

O volante Fanatec Podium Porsche 911 GT3

Este modelo é fabricado sob licença oficial da Porsche, que reproduz o design, o peso e o tamanho do volante do Porsche 991 GT3 R.

É compatível com o PC, mas funciona com determinados títulos da PlayStation. Fabricado em alumínio e fibra de carbono, o volante mede 32 cm, é revestido em pele Premium suave e possui vários botões de acção.

Tem um ecrã OLED de 2,7 polegadas e 2 grupos de tiras de LED para telemetria.

O volante Fanatec Podium Porsche 911 GT3 está também equipado com duas alavancas magnéticas e sensores Hall, que podem ser configurados em 4 modos: embraiagem, travão de mão, travão e eixo atribuível. Estes proporcionar-lhe-ão uma experiência de condução mais realista e natural.

Vantagens

  • Pesa quase 2 kg, o que dá uma sensação mais realista.
  • Materiais de alta qualidade

Desvantagens

  • Não compatível com a Xbox

Como é que escolho o meu volante Fanatec?

Há vários aspectos a ter em conta ao escolher o seu volante Fanatec, mas o primeiro e mais importante é a plataforma em que pretende utilizá-lo.

Como viu na nossa análise, as rodas e bases Fanatec são compatíveis com determinadas plataformas, pelo que deve certificar-se de que o modelo que pretende comprar corresponde ao equipamento que tem em casa. Os mais comuns são os volantes para PC, os volantes para PlayStation e os volantes para Xbox.

Para o ajudar a fazer a escolha certa, convidamo-lo a consultar as nossas classificações de volantes Fanatec para as várias plataformas:

O segundo aspecto a ter em conta é a gama de produtos. Se comprar um volante ou uma base topo de gama, pode ter a certeza de que poderá adicionar quaisquer periféricos de marca no futuro, o que poderá não ser possível se comprar um modelo de entrada ou de gama média. Nestes casos, o utilizador fica limitado a esta única linha.

Por último, nunca deve perder de vista o seu orçamento. O ideal é estabelecer um limite para o montante que está disposto a investir, de modo a não gastar mais do que pode pagar.

Em resumo – Conclusão

Se ainda tinha dúvidas sobre a qualidade das petecas Fanatec, este artigo deve ter-lhe aberto os olhos e esperamos que também o tenha ajudado a descobrir qual o modelo ideal para si.

Qualquer que seja o seu orçamento ou o seu nível de Sim-racing, encontrará algo que lhe convém nas várias gamas oferecidas pela Fanatec. E se puder pagar, só podemos recomendar que opte pelos seus modelos Direct Drive, que oferecem o melhor em termos de potência e realismo.

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar