Se você está procurando equipamentos para montar uma configuração de corrida simulada, o mercado está literalmente repleto de produtos. Seja qual for a sua modalidade favorita de automobilismo, você encontrará o que procura se investir um pouco de tempo e dinheiro.
Como você sabe, há muitos tipos diferentes de competições de automobilismo. Há corridas de resistência, Nascar, rally, IndyCar, rallycross, Baja e, é claro, Fórmula. De modo geral, a Fórmula envolve principalmente monopostos, com exceção dos LMPs de Le Mans, que são uma categoria completamente diferente de carro de corrida.
Nas corridas virtuais, para obter a melhor experiência, você precisa de uma configuração completa. Estou falando aqui da
#1 Le Fanatec ClubSport GT Cockpit
Vamos começar com a Fanatec, uma marca bem estabelecida no mercado de corridas de simuladores. Eles oferecem uma ampla variedade de periféricos de corrida e, desde que se tornaram parte da Corsair, têm se saído ainda melhor.
Recentemente, a Fanatec adicionou o ClubSport GT Cockpit à sua linha, um chassi originalmente desenvolvido pela Corsair para o mercado de corridas simuladas, mas que mudou de nome após a aquisição da Fanatec. Em resumo, essa não é a questão.
O ClubSport GT Cockpit é um chassi, como o próprio nome sugere, projetado principalmente para corridas de GT. No entanto, você pode configurá-lo para corridas de F1 sem nenhum problema, pois a estrutura permite isso.
Trata-se de um chassi tubular, totalmente personalizável, com todos os periféricos necessários integrados. Ele é nativamente compatível com o equipamento Fanatec, mas também pode acomodar produtos de outras marcas concorrentes, o que deve atrair os motoristas que já possuem um ecossistema diferente.
No GT Cockpit, você tem suportes para tudo: decks de base e de suporte inferior, suportes para monitores e outros acessórios, um balde deslizante e assim por diante. É um chassi completo que é moderno, robusto e, acima de tudo, visualmente impressionante.
Agora vamos ao preço. O ClubSport GT Cockpit é vendido por 915 euros, sem acessórios. Isso significa que você obtém apenas o chassi por esse preço, ao qual você precisará adicionar um assento com caçamba. É bom que seja assim, porque a Fanatec também oferece um assento com caçamba por €340, bem como um suporte para monitor externo se você precisar de mais espaço na tela. A propósito, o GT Cockpit inclui um suporte de tela se a sua tela não for maior que 49″ em Ultra Wide.
O ClubSport GT Cockpit está disponível em duas cores: preto e branco. É um chassi versátil, facilmente adaptável à disciplina que você gosta, seja Fórmula, GT, enduro ou rali.
#2 Track Racer Alpine
Outro grande participante do setor de corridas virtuais, principalmente no segmento de cockpit, é a Trak Racer. A empresa é australiana e está presente no mercado mundial há algum tempo.
Seu catálogo abrange várias modalidades de automobilismo, incluindo a F1. Para esta lista, o Alpine Trak Racer faz todo o sentido, pois é um chassi híbrido que você pode levar com as cores da equipe Alpine F1.
A estrutura do cockpit é tubular, com ênfase na personalização e no ajuste. Há decks para várias bases, inclusive Fanatec (montagem frontal e inferior), além de outros fabricantes de periféricos de corrida simulada.
O suporte do pedal também é ajustável em vários planos, assim como o assento da caçamba com seu deslizamento. A vantagem do Alpine é que ele é um chassi híbrido, adaptável a várias modalidades de esportes motorizados. Ele é mais avançado do que o ClubSport GT Cockpit da Fanatec, pois você pode abaixar o assento para levantar as pernas, o que lhe dá uma posição de F1.
O Trak Racer Alpine vem em uma versão básica, como o Fanatec. Isso significa que você não recebe uma caçamba com ele, apenas o chassi. É claro que isso se reflete no preço, já que o cockpit simples custa apenas 999 euros, e os assentos da caçamba do Trak Racer variam de 220 a 400 euros. Obviamente, há outras opções no catálogo da marca para completar sua configuração, como suportes para monitores, PCs, teclados e mouses, e tudo o mais.
#3 A linha Formula da Playseat
Assim como a Trak Racer e a Fanatec, a Playseat é uma das principais empresas do setor de corrida simulada. A marca holandesa se concentra em chassis, o que a torna uma das líderes do mercado mundial.
A linha Playseat é bastante ampla em termos de cockpits, com modelos para praticamente todos os pilotos virtuais. O que nos interessa hoje são os chassis de F1. O catálogo da Playseat inclui 3 modelos específicos da Fórmula.
Temos a Formula Instinct, um modelo de nível básico destinado a pilotos iniciantes em corridas simuladas. O quadro é tubular, com um deck para a base Direct Drive, um para os pedais e uma caçamba ajustável. Você pode adicionar acessórios, como um suporte de tela do catálogo da marca. O Formula Instinct continua sendo uma boa opção para quem tem uma configuração de corrida simulada, digamos, de nível básico. Devido ao seu design, esse cockpit não foi realmente projetado para bases de alto torque, e isso também se reflete no preço. Se você quiser esse chassi, espere pagar 600 euros na Playseat, apenas na cor branca.
Um nível acima, temos o Formula. É um chassi que se assemelha ao Formula Instinct, com algumas melhorias para imersão, principalmente o assento. A caçamba do Formula é praticamente nivelada com o chão, com uma inclinação para trás. Quando você está sentado, suas pernas se movem naturalmente para cima, como em um carro de F1 real. A estrutura do chassi não é mais tubular, mas com placas, o que aumenta a rigidez do conjunto. Visualmente, a Formula é minimalista, com um suporte central para o chainstay que se eleva entre suas pernas, uma caçamba e um deck para os pedais. E isso é tudo o que você precisa. Quanto ao preço, esse quadro custa 999 euros e só há uma cor disponível: preto.
Vamos terminar com o Formula Intelligence, o modelo topo de linha da Playseat. É um chassi que se inspira muito nos monopostos, com uma estrutura tubular que envolve você e um assento muito baixo, com as pernas também voltadas para cima. O Formula Intelligence está disponível em três cores: vermelho/preto, totalmente preto e branco/preto com logotipos da F1 nas laterais. É realmente lindo, altamente imersivo e, acima de tudo, caro. A conta sobe para 2.500 euros por esse cockpit, excluindo os acessórios.










0 comentários