Escolha uma Página

Pacote Asetek La Prima : Teste e avaliação

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Pacote Asetek La Prma

Benefícios

  • Excelente qualidade de construção
  • 12 nm de torque para a base
  • Pedaleira Load Cell baseada na tecnologia usada no Forté

Desvantagens

  • Pedal do freio bastante difícil de usar
  • Pedais em posição quase vertical

A nossa classificação: 9,4/10

A ofensiva Asetek começou com periféricos divididos em três linhas: O Prima para dispositivos de nível básico, Forte para os intermediários e o Invicta para ultra-premium. As duas primeiras linhas vêm completas com volante, pedais e base. Para o Invicta ultra-premium, é apenas um chainstay e um pedivela hidráulico, com o volante Forte. Mas há rumores de que a Asetek está preparando uma roda Invicta para completar sua linha topo de linha.

É preciso dizer que a marca dinamarquesa tem se destacado com seus produtos, mesmo que não tenha experiência na área. Mas a Asetek tem um vasto conhecimento do mundo industrial e, acima de tudo, uma boa dose de dinheiro em caixa. Quando você não sabe nada sobre uma área, recorre aos melhores para ter acesso ao conhecimento deles. E adivinhe quem assinou um acordo de parceria com a Asetek para trocar tecnologias, software e outros itens? Simucube ! Ou melhor, a empresa Granite Device que é proprietária da Simucube, e é por isso que a Asetek surgiu rapidamente como uma concorrente à altura na parte superior do mercado.

A seguir, vou apresentar a você o pacote “barato” da marca, o La Prima. Isso inclui uma base Direct Drive, um volante no estilo GT/F1 e, é claro, um pedivela Load Cell.

 

Características principais e técnicas do feixe

  • Base Direct Drive desenvolvendo 12 nm de torque com botão Kill Switch
  • Conjunto de manivelas com célula de carga para até 180 kg de pressão
  • A estrutura do pedivela e do chainstay é feita de alumínio de alta qualidade
  • Volante em material composto e painel frontal em alumínio
  • 12 botões, 2 interruptores, 3 codificadores na parte frontal e 2 outros próximos aos polegares
  • RevLED na parte superior do painel frontal
  • Pacote compatível apenas com PC

 

Conceção

Aqueles que já viram os periféricos da Asetek reconhecerão imediatamente o código estilístico da marca. O volante é praticamente idêntico ao da linha Forte, com exceção dos materiais utilizados. O resultado é uma roda com alças que não estão presas à estrutura e uma placa frontal de alumínio escovado. É muito bonito, devo dizer, e o visual de corrida é aprimorado por alguns elementos laranja.

O pedivela La Prima é mais ou menos o mesmo que o Forte ou Invicta, pelo menos em termos de design. Os pedais são magníficos e parecem ter vindo de um Hyper Car. O preto domina esse periférico, com alguns elementos em laranja brilhante, que são realmente muito bonitos. Como em outras pedaleiras, os pedais do La Prima peripheral são verticais, o que não é exatamente ideal por motivos ergonômicos, exceto em um chassi do tipo F1.

Vamos terminar com a base La Prima. O último é idêntico em design aos outros dois modelos da Asetek, só que menor, e isso é normal porque ele é menos potente. A carcaça tem uma bela cor “Gun Metal”, com muitas aletas para resfriar o motor.

Pacote Asetek La Prima 2

Montagem por medida

Há duas maneiras de montar a base La Prima. Você tem a opção frontal padrão, seja em um chassi que leva isso em consideração, seja por meio do suporte vendido pela marca. E você tem a opção de montagem inferior, que permite que essa base seja instalada em praticamente qualquer cockpit do mercado. A instalação é fácil: bastam alguns parafusos e você está pronto. Se você escolher a opção de montagem frontal, devo avisá-lo de que a tampa frontal é feita de plástico e, provavelmente, haverá um espaço entre ela e o suporte. Não se preocupe, é puramente cosmético.

No que diz respeito ao pedivela, bem, é tudo a mesma coisa para a montagem: em um chassi e nada mais. Eu não diria nem mesmo um suporte para o volante, porque os 180 kg de pressão serão muito difíceis de suportar. Você precisa usar parafusos para fixar tudo no lugar, e isso é bastante comum. E se você optar pelo pedal da embreagem, ele será instalado bem ao lado do pedal do freio.

E, finalmente, o volante. O volante La Prima usa mais ou menos o mesmo Simucube QR que permite que o volante se encaixe na base, garantindo um ajuste sólido e sem flexões.

 

Fabrico e acabamento

A Asetek não fez rodeios em relação ao seu pacote de baixo custo. Devo dizer que apenas o volante é “de baixa qualidade”, com sua estrutura composta usando plástico reforçado com fibra de carbono e uma placa frontal de alumínio escovado. O acabamento é de alta qualidade, assim como o restante dos produtos da marca. Não tenho muito a dizer sobre o volante, exceto, talvez, que os botões ocasionalmente travam.

O conjunto de manivelas, por sua vez, utiliza alumínio em todas as suas peças, com usinagem realizada por máquinas CNC. É simplesmente perfeito, em todos os sentidos. Esse dispositivo é o mais próximo que você pode chegar de um trabalho de ourives, pois é muito bem feito.

A base do La Prima também é de alumínio, mas com tampas de plástico na parte frontal e traseira. O acabamento é perfeito para alumínio, mas um pouco inferior para plástico. É apenas uma questão visual; as tampas não se alinham perfeitamente com a caixa, mas o resto está bom.

 

Como lidar com o pacote

O volante do La Prima tem 29 cm de diâmetro, assim como o do Forte, e em termos de formato, eles são praticamente idênticos. O formato da roda é aberto na parte inferior, o que proporciona uma excelente ergonomia nas alças. Além disso, eles são bem grandes em comparação com os da concorrência, o que os torna mais fáceis de segurar.

Os vários botões e outros controles desse volante estão muito bem posicionados, bem próximos dos seus dedos. Você não terá problemas para usar os botões no meio de uma corrida, seja qual for o título que estiver à sua frente. O mesmo se aplica às duas pás traseiras, que se encaixam perfeitamente em suas mãos.

Com o pedivela La Prime, a história é mais ou menos a mesma de seus irmãos maiores: o ajuste é limitado e os pedais são quase verticais, o que não é exatamente ideal para longas sessões de simulação de corrida. Você sentirá dor nos pés rapidamente após mais de uma hora de corrida, ou até menos para alguns corredores. Os únicos jogadores que acharão esse pedalboard ergonômico são aqueles com um chassi F1 típico.

Pacote Asetek La Prima

Sensações durante o jogo

A base

O modelo básico “econômico” da Asetek desenvolve 12 nm de torque, e a sensação é realmente excelente. É preciso dizer que a marca dinamarquesa está trabalhando com o que há de melhor no segmento, ou seja, a Simucube. A potência é modulada de forma excelente, desde os efeitos mais leves até os mais fortes que pude sentir no meio de uma corrida. Além disso, a base é ultra-responsiva na pista, seja em relação a mudanças no suporte, trajetória, solavancos, irregularidades da estrada ou praticamente qualquer outra coisa. Basicamente, ele é um Forte menos potente, mas você terá um pouco de dificuldade em determinadas situações porque o Prima desenvolve apenas 12 nm de torque, especialmente com um volante bastante pesado.

O volante

No que diz respeito ao volante La Prima, sua estrutura de compósito e alumínio confere a ele um peso que não é tão contido, mas você não o sente muito com a base do pacote. A sensação é muito boa, com todos os detalhes capturados, o que, aliás, se deve em grande parte à base. No entanto, esse volante é adequado para títulos de Fórmula e GT em particular. Pessoalmente, eu não o usaria em corridas de resistência, pois as duas pás traseiras não o ajudarão muito.

Os pedais

Vamos terminar com o pedalboard da La Prima. Por padrão, você tem dois pedais, mas há um kit “Clutch” que permite adicionar um pedal de embreagem. O pedal do acelerador é tão leve quanto uma pena, acoplado a um sensor Hall de 16 bits. O resultado: assim que você o toca levemente, ele afunda. Alguns vão gostar, outros não. É uma preferência subjetiva, e eu não vou entrar nesse mérito.

Quanto ao pedal do freio, ele é feito de Load Cell, retirado de sua irmã maior, a Forte. No menu: um LC de dois estágios razoavelmente padrão que pode suportar até 180 kg de pressão. O hardware é extremamente robusto e não se mexe com freadas fortes. Quanto à sensação, bem, ela é mista, assim como no pedivela Forte. O primeiro andar é muito curto e, logo depois, é como se você estivesse tentando empurrar uma pedra de 45 toneladas. Os 2th O piso do LC não se move, mas é muito duro para o seu pé. Por outro lado, o que é ótimo em usar carros de corrida como inspiração para seus produtos é que as entradas são extremamente equilibradas.

 

Compatibilidade

O pacote La Prima não é diferente da linha atual da Asetek e, portanto, oferece compatibilidade apenas com PCs. No que diz respeito aos títulos de corrida simulada, você não terá problemas com eles, no iRacing, AC, ACC, rFactor, F1 e todos os outros. Os periféricos da Asetek são instantaneamente reconhecíveis e funcionam perfeitamente com qualquer título de corrida disponível no mercado.

Pacote Asetek La Prima

Relação qualidade/preço

No site da Asetek, esse pacote La Prima é vendido por 1.480 euros, incluindo IVA, o que é um preço bastante alto para uma base DD de 12 nm e um volante de plástico. Em composto, desculpe.

A qualidade de construção certamente está lá, e a estrela do pacote é sua base La Prima e seu sublime force feedback. Mas esses ainda são produtos elitistas que só serão adotados por um punhado de pessoas.

O meu veredito

Nesse pacote, há o muito bonito, o bonito e o mediano. A beleza é a base. Não há dúvidas quanto a isso. O feedback e as sensações levarão você direto para a pista de corrida. É incrível como uma base tão pequena (em termos de potência) é capaz de oferecer um nível tão alto de imersão na pista. Não hesito em recomendar a base La Prima.

A beleza é o volante. Os materiais escolhidos são questionáveis, mas o conjunto é bem feito, ergonômico e muito útil na pista. E o meio são os pedais. É certo que a LC é notável por sua precisão de frenagem, mas o acelerador é mais leve do que um gatilho de joystick, os pedais são verticais, portanto, não muito ergonômicos a longo prazo, e o freio é ultra-duro (como o pedaleiro Forte, a propósito) quando você chega ao segundo andar da LC.

Na minha opinião, os pedais se destacam nesse pacote. Se você puder comprar os periféricos da Asetek, compre a base e o volante e obtenha um Fanatec ou Simagicque, a propósito, custarão praticamente o mesmo para você.

Pacote Asetek La Prima 2

Pacote Asetek La Prima

Um excelente pacote para sensações realistas

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

Moza ES : Teste e avaliação

Moza ES : Teste e avaliação

Moza ESBenefícios Vários controles totalmente personalizáveis Acabamento e materiais premium Excelente ergonomia...

Moza CS V2P: teste e análise

Moza CS V2P: teste e análise

Moza CS V2PBenefícios Volante premium de alta qualidade Estrutura de liga de alumínio Conexão sem fio com a estação...

Moza FSR : Teste e avaliação

Moza FSR : Teste e avaliação

Moza FSRBenefícios Tela de 4,3 polegadas Acabamento em fibra de carbono Diversos pedidos Desvantagens Preço e peso um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar