No mundo das corridas simuladas, há vários tipos de pilotos. Temos aqueles que querem passar algum tempo se divertindo depois de um longo dia de trabalho em títulos como Need For Speed ou Forza Horizon. Normalmente, a configuração deles é um console com um joystick ou um volante com uma base acionada por engrenagem ou correia e uma pedaleira, tudo preso a uma mesa ou escrivaninha. É bastante básico aos olhos de alguns corredores, mas é suficiente se você não quiser gastar muito com corridas simuladas.
No meio, temos jogadores que são fãs da disciplina e, incidentalmente, do esporte motorizado, e que querem entrar no ritmo das coisas, mas não podem comprar um carro esportivo para os dias de pista. As configurações vêm com base Direct Drive, pedivela Load Cell e cockpit, sem mencionar volantes e/ou freio de mão. Custa mais do que uma configuração básica, mas oferece muito mais imersão na corrida simulada.
E, no topo da pilha, temos os jogadores que apostam em competições virtuais. Normalmente, esses pilotos já deram voltas na pista ou são membros de um clube de esportes automobilísticos, e sua configuração de corrida simulada é usada principalmente para treinamento. Aqui, não há praticamente nenhum limite para a configuração que você pode fazer, exceto talvez o seu orçamento, e até isso me surpreenderia. A palavra de ordem é imersão, e tudo é projetado em torno disso. Há chassis e periféricos específicos para a disciplina, às vezes conectores para os movimentos do corpo, um ButtKicker para vibrações, uma tela curva e tudo o mais, especialmente no topo da gama.
No entanto, falta um elemento que é difícil de recriar na sua sala de estar: a sensação de velocidade produzida pelo vento. Entre o ruído e a brisa que passa pelo seu rosto, é uma ótima maneira de se sentir como se você estivesse em um carro de corrida de verdade.
A solução disponível para os efeitos do vento

A maneira mais simples é usar um ventilador apontado para você. É muito barato, mas muito rudimentar na prática. Você não conseguirá controlar dinamicamente a velocidade do vento, e isso também não é realmente imersivo. Entretanto, há outra maneira de transmitir os efeitos do vento, e é isso que veremos agora.
O Alpha Wind Simulator é, como o próprio nome sugere, um simulador de vento. Na realidade, são dois ventiladores do tipo turbina com dois dutos para direcionar o fluxo de ar, e tudo isso é controlado por uma caixa conectada a um PC.
Esse kit custa em torno de 250 euros e permite que você o instale facilmente, DIY, é claro, em praticamente qualquer chassi. Todo o hardware está incluído, o que facilita a instalação. A parte de configuração é gerenciada pelo SimHub, por meio da caixa de controle do ventilador, e o software permite que você ajuste todos os aspectos do vento: sua velocidade, curva, direção etc. Essa solução é muito bem integrada ao SimHub. Essa solução é muito bem integrada ao SimHub e, graças aos dutos de ventilação, você pode instalar as turbinas atrás da tela ou no chassi, fora da vista.
Mesmo que a instalação seja fácil em termos absolutos, você ainda precisará ter algumas habilidades de bricolagem para garantir que ela seja limpa e funcional. Os tubos, ou dutos, precisam ser instalados perto de você para que possam pulverizar o volume certo de ar na direção certa.
Acho que o Alpha Wind Simulator é uma solução inovadora, que acrescenta a imersão que alguns jogadores estão procurando em corridas simuladas. É um produto voltado principalmente para os fãs de configurações que reproduzem praticamente todos os efeitos experimentados por carros de corrida e pilotos. Além disso, você será mantido fresco durante longas sessões de corrida simulada, que são estressantes e geram calor no corpo. E para aqueles que acham que as ventoinhas são barulhentas, o Alpha Wind é potente, sim, mas discreto em termos de ruído. E mesmo que ele seja barulhento, os carros de corrida também são, o que é um elemento adicional de imersão. E está disponível em uma variedade de cores, o que não é essencial, mas é tão necessário hoje em dia.
0 comentários