Volante Fanatec CSL GT3
Benefícios
- Preço de venda agressivo
- Design inalterado em comparação com o volante substituído
- Boa ergonomia
Desvantagens
- Paletas Push-Pull que podem não ser do gosto de todos
A nossa classificação: 9,8/10
Não há como negar que o catálogo da Fanatec é o mais completo do mercado de corrida simulada, com algo para cada piloto e cada disciplina do esporte a motor. Somente em termos de direção, a marca tem mais de 40 itens em seu catálogo, e isso é literalmente tudo em sim-racing.
Durante muito tempo, as bases DD de médio porte estiveram ausentes da linha da Fanatec, pois o fabricante oferecia apenas CSL DD (5 e 8 nm) e Podium DD (20 e 25 nm). Isso mudou com a chegada do ClubSport DD.
Desde então, a Fanatec está em modo de renovação, e o fabricante está lançando produtos para completar sua oferta, ou melhor, para embelezar sua já suntuosa linha. Um dos produtos mais recentes da Fanatec é o CSL Steering Wheel GT3, que substitui um volante muito popular entre os pilotos de corrida simulada, ou seja, o McLaren GT3. A Fanatec reinventou seu volante ou apenas o atualizou? É isso que vamos descobrir.
Características principais e técnicas do volante
- 30 cm de diâmetro com formato retangular
- Estrutura composta
- Palhetas de alumínio com configuração push-pull para troca de marchas
- Tela OLED no painel frontal
- 14 controles na frente do volante
- Compatível com PC, Xbox e Playstation
- Traseira QR2 Lite como padrão
- Alças laterais fechadas
- Pele de fibra de carbono em todo o volante
- Punhos de silicone para um bom nível de aderência
Design
Se você está familiarizado com o McLaren GT3 da Fanatec, então o CSL GT3 será muito familiar para você, pois o volante é nada mais nada menos que uma cópia de 99% do que ele substitui. O logotipo da marca British SuperCars desapareceu, substituído por “Fanatec” escrito na parte inferior do peitoral.
O CSL GT3 é mais sóbrio, com uma pele de fibra de carbono sobre todo o volante e controles cinza. Ele é bonito, simples e perfeito para se adaptar a qualquer configuração de corrida simulada.
Na parte traseira, há 4 pás (2 em alumínio), incluindo as da parte superior, que estão na configuração push-pull, idênticas às do volante que substitui. Esse ponto é altamente controverso entre os fãs da Fanatec, pois alguns adoram esse modo de operação em que você pode trocar as marchas com apenas uma mão, enquanto outros têm uma visão completamente diferente.
No geral, a Fanatec optou por jogar pelo seguro com o CSL GT3, e isso valeu a pena. É um volante muito bonito, com melhorias principalmente sob o capô.
Montagem personalizada
O volante é instalado em uma base Fanatec Direct Drive por meio do QR2 Lite na traseira do CSL GT3. Essa liberação rápida é muito mais forte do que a que substitui e pode suportar mais torque sem demonstrar nenhuma fraqueza.
A instalação do volante em uma base é uma operação muito simples: ou você puxa o pequeno anel ao redor do QR2, alinha os dois dispositivos, insere o lado do volante do QR2 no lado da base e solta o anel, ou pula a primeira etapa e empurra tudo. Isso funciona perfeitamente e não causa nenhum problema no equipamento.
Fabricação e acabamento
Como o CSL GT3 é uma pequena evolução do McLaren GT3, a Fanatec escolheu o mesmo caminho em termos de materiais. Isso significa que a roda é feita inteiramente de composto, ou seja, plástico.
No entanto, a marca elevou o nível ao usar alumínio nas pás de câmbio. Pode parecer insignificante, mas essa escolha de material permite um nível maior de realismo na pista e, portanto, maior imersão.
No que diz respeito ao acabamento, ele é feito com precisão, seja nas molduras, nas juntas das peças ou em tudo o mais que compõe esse volante. Apesar do fato de esse volante fazer parte da linha CSL, ele ainda é bem feito e não notei nenhum defeito quando o inspecionei.
Manuseamento do volante
O Fanatec CSL GT3 tem 30 cm de diâmetro, com formato retangular. Esse é exatamente o mesmo tamanho e formato do McLaren GT3, do qual o CSL GT3 é uma cópia quase idêntica.
Os controles estão espalhados pelas laterais do volante, com apenas os interruptores no meio do painel frontal. Nesses controles, você terá de tirar as mãos dos punhos para operá-los.
Falando em manoplas, elas são fechadas, com uma posição de pilotagem 9H15. Além disso, seu formato é perfeito para você colocar os polegares no volante, o que reduz a fadiga durante longas sessões de simulação de corrida, sem causar desconforto.
Na parte traseira, há 4 pás, com a mesma configuração push-pull para mudanças de marcha. Alguns gostam, outros não, e a Fanatec decidiu manter essa configuração de pás. Pessoalmente, considero isso prático para trocar de marcha durante a ação.
Sensações durante o jogo
Vamos passar para as sensações na pista com este novo volante CSL GT3 da Fanatec. Acho que não dizemos isso com frequência suficiente, mas o QR2 é um grande avanço em relação ao QR que ele substitui, mesmo na versão Lite. Esse Quick Release é capaz de lidar com o torque do ClubSport DD sem o menor problema, algo que era impossível com o antigo QR Lite.
Como mencionado acima, o CSL GT3 tem uma boa aderência, especialmente quando se trata de corridas do tipo GT. O volante é leve, pesando pouco menos de 1,3 kg, incluindo o QR, e isso fica evidente nas curvas. O volante literalmente mergulha nas curvas, dando a você uma sensação maior da pista, especialmente se você estiver usando um CSL DD de 5 nm, por exemplo.
Quanto às pás, as de troca de marchas são feitas de alumínio para melhor imersão e um certo peso quando em uso, enquanto as outras duas são feitas de composto reforçado. Elas são usadas para embreagem dupla, acelerador e freio, e tudo o mais, pois são sensores analógicos.
Compatibilidade
Uma roda Fanatec significa compatibilidade nativa com todo o ecossistema de chainstays Direct Drive da marca. O fabricante substituiu o antigo Quick Release em todos os seus volantes e, a partir de agora, você terá um QR2 entregue com o volante ou ele será instalado no volante de fábrica.
Em termos de plataformas, o CSL GT3 pode ser usado em todas as três disponíveis no mercado: PC, Xbox e Playstation. Para os fãs dos consoles da Sony, você precisará de uma base DD compatível com o Playstation que possui, caso contrário, não funcionará. Para o Xbox, a interface é feita pelo volante, e o CSL GT3 é compatível com os consoles da Microsoft.
Custo-benefício
Vamos falar de dinheiro agora. Ao contrário do McLaren GT3 que ele substitui, o CSL GT3 é vendido por cerca de 20 euros a menos, 199,95 na loja Fanatec. Normalmente, as marcas oferecem seus novos produtos a preços mais altos do que aqueles que substituem.
Em termos de custo-benefício, sim, o volante é composto, o que é uma forma de descrever o plástico, e as manoplas são de borracha. No entanto, ele é muito bem feito, sem rebarbas ou falhas visualmente aparentes. Além disso, você pode passar os dedos por todo o volante e não sentirá nada sobressaindo. Mais uma vez, a Fanatec nos ofereceu um volante premium para sua linha CSL.
Meu veredicto
O CSL GT3 é voltado para um público de motoristas que são fãs de corridas de resistência e GT, mas que têm um orçamento limitado. É um substituto brilhante para um volante que é muito popular entre a comunidade de corrida simulada em todo o mundo, sem virar todo o processo de cabeça para baixo.
Aqueles que gostaram do McLaren GT3 encontrarão facilmente o CSL GT3. E para aqueles que estão esperando para mergulhar de cabeça e comprar um volante GT, esse volante é exatamente o que você precisa: boa qualidade de construção, ótima aderência e um preço atraente.











0 comentários