Conspit 310 Apex
Benefícios
- Estrutura de liga de alumínio
- Muito boa ergonomia
- Visor colorido de 3″ no painel frontal
Desvantagens
- As pás da embreagem dupla estão posicionadas um pouco abaixo demais
A nossa classificação: 9,2/10
Se você está procurando um volante para sua configuração de corrida simulada, há literalmente centenas no mercado. Não importa se a sua modalidade preferida de automobilismo é rally, GT ou corrida de resistência, Fórmula, ou se você é simplesmente um fã de volantes de carros antigos, marcas como Fanatec, Simagic, Simucube ou Moza Racing oferecem seu catálogo para você se divertir.
É claro que existem outros fabricantes de periféricos de corrida simulada no mercado mundial. Logitech, Thrustmaster, Ascher e Conspit são apenas alguns dos nomes que podemos mencionar quando se trata de volantes.
Por falar em Conspit, a marca oferece um catálogo de rodas que, devo dizer, é muito legal. O fabricante cobre principalmente rodas do tipo Formula, mas seu catálogo também inclui a 310 Apex, uma roda que tende a satisfazer as necessidades de uma ampla gama de pilotos virtuais. A seguir, daremos uma olhada mais de perto nessa roda.
Características principais e técnicas do volante
- Toda a estrutura em liga de alumínio
- Roda redonda com diâmetro de 310 mm
- Peitoral impresso em 3D
- Paletes magnéticos e de fibra de carbono
- Tela central diagonal de 2,99″ com visor colorido
- 16 controles na parte frontal e RevLED acima da tela
- Faixa de cabeça com material de couro sintético
- Faixa de cabeça roxa na parte superior da faixa de cabeça, com costura ao longo de grande parte da parte interna da faixa de cabeça
- 8 botões RGB
- Compatível apenas com PCs
- Pesa 1,52 kg na balança
Design
O design do 310 Apex está no meio do caminho entre um simples volante e o de um carro de corrida. A parte simples diz respeito ao formato do volante: ele é totalmente redondo, com um grande aro e molduras como nos carros comuns.
A parte do carro de corrida toca o painel frontal: há uma tela horizontal de quase 3″ na diagonal, botões e interruptores RGB. O visual é de corrida, especialmente quando o RGB está ativado.
Pessoalmente, gosto da 310 Apex, mesmo que eu não seja um fã de rodas chamativas.
Montagem personalizada
Quando você pega o volante nas mãos e o vira, não é surpreendente encontrar um padrão de montagem padrão de 6×70 mm. Não há liberação rápida fornecida como padrão, que você terá de escolher para se adequar à sua base. O 310 Apex da Conspit é um volante que pode ser usado em praticamente todas as bases Direct Drive do mercado, desde que você tenha o cubo certo para elas.
No que diz respeito ao encaixe, ele não será realmente diferente de uma base para outra, pois o padrão 6×70 mm é padrão. Assim, você pega o cubo do seu QR, prende-o ao volante e pronto. É um projeto simples, eficaz e comprovado.
Fabricação e acabamento
A estrutura do 310 Apex é feita de uma liga de alumínio, com uma placa frontal impressa em 3D. Além disso, o aro é feito de aço, o que é uma garantia de solidez para um volante que pretende ser premium (isso se reflete no preço, que veremos a seguir).
A faixa de cabeça é revestida com imitação de couro texturizado para proporcionar um bom nível de aderência. Na parte frontal, o acabamento é realmente de alto nível, com grande atenção aos detalhes. Não notei uma única falha quando inspecionei a parte frontal do 310 Apex. Isso se aplica a todas as partes do volante, exceto, talvez, a parte traseira da barra de rolagem.
Há uma área, mais precisamente onde você coloca os polegares, ou seja, a parte horizontal da roda, que não tem um acabamento excelente. Visualmente, é como se a Conspit tivesse tido problemas para integrar o couro sintético nas molduras em questão, e isso diminui a qualidade geral do volante. Isso não é um problema em si, especialmente porque você não tem essa peça na sua frente, mas, na minha opinião, parece um pouco barato.
Manuseamento do volante
O 310 Apex tem 31 cm de diâmetro, com um formato totalmente redondo. Como resultado, ele tem uma aderência muito boa para uma ampla gama de competições de automobilismo. Além disso, esse volante é voltado para os fãs de corridas de GT, de certa forma, ou muito mais de turismo, de modo que o posicionamento dos controles é perfeito para esse tipo de disciplina.
Todos os botões e controles ficam próximos às suas mãos, para que você não precise fazer nenhuma ginástica no meio de uma corrida. O visor na parte superior central do painel frontal oferece vários visores de telemetria (7 no total), como marcha engatada, velocidade, pressão dos pneus, etc.
Vamos passar para a parte traseira e falar sobre as pás. A Conspit colocou 4 na 310 Apex, sendo que as pás de câmbio são magnéticas e as outras duas são para a embreagem dupla com sensores Hall. Acho que elas têm um bom tamanho, especialmente as usadas para a troca de marchas. Infelizmente, você não pode ajustar o espaçamento ou a altura delas.
Sensações durante o jogo
Qual é o valor do 310 Apex da Conspit na pista? Não podemos nos esquecer de que este é um volante com formato totalmente redondo e diâmetro de 31 cm. Isso proporciona uma facilidade natural de uso em várias modalidades de automobilismo, incluindo GT, turismo e até mesmo corridas de resistência, uma vez que a placa frontal incorpora vários controles personalizáveis (a marca afirma ter mais de 100 combinações diferentes).
A roda não foi projetada como uma unidade única, com o aro parafusado em uma estrutura central. Na prática, isso não tem impacto sobre a solidez, mesmo em potentes motores Direct Drive, mesmo aqueles que desenvolvem mais de 15 nm de torque, como o Clubsport DD+.
Como mencionado anteriormente, o 310 Apex é ótimo na mão em uma ampla gama de disciplinas de automobilismo. Ele é preciso, suas mãos ficam bem posicionadas com a posição 9:15 e as molduras do painel frontal são perfeitas para longas sessões de corrida simulada.
Os controles no painel frontal são responsivos quando usados no modo de corrida total, e eu diria até que estão muito bem posicionados. Além disso, a tela oferece 7 exibições de telemetria diferentes, o que é muito bom.
No entanto, nem tudo nesse volante é perfeito, e acho que sua maior falha são os pads de embreagem dupla. Elas estão posicionadas muito baixas para o meu gosto, especialmente porque você pode ver claramente que há um espaço de cerca de 2 cm entre essas pás e as pás de câmbio.
Compatibilidade
Obviamente, esse volante só pode ser usado em um PC com conexão USB. No que diz respeito às bases Direct Drive, desde que você tenha uma com um cubo de 6×70 mm, o 310 Apex pode ser usado com ela. Além disso, o volante é compatível com o SimHub para telemetria de tela (painel de instrumentos) e LEDs RGB.
Custo-benefício
Dependendo de onde você comprar, o Conspit 310 Apex custa, em média, entre € 350 e € 360, o que é um pouco alto na faixa de volantes de corrida simulada para GT, touring, etc., especialmente para um volante que não é tão exótico assim. Não vamos nos esquecer de que a barra de rolagem é revestida de imitação de couro, não de couro ou alcântara.
Portanto, sim, ele é bem feito em termos absolutos, mas acho que é um pouco caro para o que é.
Meu veredicto
Se você é fã da marca Conspit, então não preciso pintar um quadro para você, pois é muito provável que esteja considerando essa roda. De forma mais ampla, a 310 Apex também se destina àqueles que procuram uma roda versátil capaz de cobrir uma ampla gama de disciplinas, desde que você possa encontrá-la pelo preço certo.











0 comentários