FANATEC CLUBSPORT DD+
Benefícios
- 15 nm de torque constante
- Construção em metal premium
- Compatível com todo o ecossistema Fanatec
- QR2 Base lateral padrão
Desvantagens
- Compatível em papel com PC e Playstation
- Um preço que pode ser alto em determinadas situações
A nossa classificação: 9,8/10
A marca alemã Fanatec de periféricos de corrida simulada está no mercado há mais de 20 anos, o que lhe confere não apenas uma excelente experiência no campo, mas também uma sólida reputação no setor. Há algum tempo, a Fanatec é considerada a melhor opção para configurações de corrida simulada, tanto na Europa quanto em todo o mundo, para ser honesto. Os produtos dessa marca são premium, de alto desempenho e mais ou menos acessíveis quando você sabe quando comprá-los.
Além disso, foi a Fanatec que democratizou as bases Direct Drive para pessoas comuns com seus drives de torque CSL DD de 5 nm e 8 nm. Antes, além de ter que pagar uma pequena fortuna por uma base DD, você também precisava ter experiência para usá-la. Hoje, graças às muitas ofertas especiais no site do fabricante alemão, você pode montar uma configuração Fanatec completa por apenas 500 euros, incluindo a base DD. Será um modelo de nível básico, mas ainda assim um DD.
Até recentemente, a linha Fanatec abrangia dois segmentos: o de nível básico, com o CSL DD, e o de alto nível, com o Podium DD1 e DD2. Para potência, tínhamos 5, 8, 20 e 25 nm de torque. No entanto, todos os pilotos experientes confiam nas bases que se desenvolvem entre 12 e 15 nm, que eles consideram ser o ponto ideal do segmento. Os concorrentes da Fanatec perceberam essa lacuna na linha da gigante alemã e basearam sua ofensiva nela. Como resultado, a Fanatec perdeu participação no mercado, mas isso deve mudar com o lançamento do ClubSport DD+uma base Direct Drive com torque de 15 nm que apresentarei a você na próxima seção.
Características principais e técnicas da base
- Base de acionamento direto que desenvolve 15 nm de torque constante
- Licença oficial para Playstation 4 e 5, e também compatível com PC
- Algoritmo e hardware para a tecnologia FullForce para máxima imersão
- QR2 Base Lateral padrão na base, mas compatível com QR1
- Compatível com todo o ecossistema Fanatec, bem como com praticamente todos os títulos de corrida simulada
- Ângulo de rotação limitado eletronicamente a 2520°, mas ajustável
- Base totalmente personalizável por meio de software (PC e/ou volante)
Conceção
O design do DD+ não muda muito em relação ao seu irmão menor, o CSL DD. Ele ainda tem um formato cilíndrico com uma carcaça totalmente preta, o logotipo da Fanatec em branco em algumas partes e aletas de resfriamento.
As bases da Fanatec sempre foram sóbrias, pelo menos as mais recentes, e a DD+ não é exceção. Esse periférico combina perfeitamente com qualquer configuração de corrida simulada, independentemente do volante usado. Algumas informações: o DD+ é uma variante mais potente do ClubSport DD (12nm de torque). As diferenças notáveis entre os dois são o botão de ignição (azul para o DD+) e um anel azul na parte traseira, que é amarelo para o CS DD.
Montagem por medida
A montagem do DD+ é baseada nas bases Fanatec recentes, pelo menos a CSL DD. Portanto, você tem uma opção de base por meio de 3 trilhos e porcas em T (que, a propósito, estão na caixa), ou com os 2 trilhos que são as laterais da base (flanco). A Fanatec também vende um grampo de mesa específico para o ClubSport DD e DD+, que pode ser fixado em móveis. No entanto, eu não seguiria esse caminho para o ClubSport DD+, pois não se esqueça de que ele desenvolve 15 nm de torque constante, e isso é mais do que suficiente para causar estragos. Isso ainda é possível se você configurá-lo para produzir um máximo de 8 nm de torque.
Como esse sistema de montagem já está presente em outras bases da Fanatec, você não terá muita dificuldade para realizar essa operação em um cockpit compatível com esse periférico.
Fabrico e acabamento
Toda a estrutura da base é feita de metal, o que lhe confere uma aparência premium, além de oferecer um bom sistema de resfriamento para o motor e os componentes eletrônicos (passivo), que realmente funciona bem, pois a base nunca ultrapassou os 33 °C durante minhas sessões. Além disso, não notei nenhum defeito, rebarbas no metal ou peças mal montadas. O DD+ consiste em uma caixa central, com duas tampas acopladas a ela (frontal e traseira), além do QR2, é claro.
O ClubSport DD+ é um dispositivo topo de linha, muito bem feito e com acabamento de alto padrão. É um Fanatec antes de tudo, e não esperávamos receber um produto que foi montado como algumas outras marcas que se concentram no desempenho.
Configuração do banco de dados
As configurações do DD+ são exatamente as mesmas encontradas em outras bases Fanatec, ou seja, por meio do volante ou do Fanatec Control Center e/ou Fanalab. Você tem praticamente todas as configurações padrão, incluindo potência, ângulo de rotação, potência de feedback de força, FFB, amortecedor, etc. Você realmente tem muitas configurações com os produtos Fanatec, e é isso que torna a marca alemã de periféricos de corrida simulada tão forte.
Sensações durante o jogo
Com todas as configurações no lugar e um volante ClubSport no QR2, fui a várias pistas para testar diferentes condições com essa base. Circuito, rali, oval, e isso é apenas uma pequena amostra.
Em termos de sensação, é pura felicidade, porque não apenas essa base é potente (15 nm de torque) para dizer adeus ao menor indício de corte, mas o motor tem o suficiente na barriga para proporcionar efeitos leves e grandes ao mesmo tempo.
Com uma boa base Direct Drive, o que importa é a delicadeza dos efeitos produzidos pelo mecanismo gráfico, que serão transmitidos às suas mãos. E o DD+ tem uma delicadeza raramente vista em seu nível de potência. E isso não é tudo: o tempo de reação dessa base e de sua variante de 12 nm é duas vezes mais rápido do que o de uma Podium DD1 ou DD2, as bases topo de linha da Fanatec. E isso diz muito sobre o trabalho realizado pela marca alemã e também explica por que a Fanatec não estava presente nos blocos iniciais das bases do Direct Drive.
Compatibilidade
No papel, o DD+ é tecnicamente compatível com os dois consoles mais recentes da Sony (PS4 e PS5) e também com o PC. Mas se você tiver um volante Fanatec para Xbox, com o QR2 Wheel Side, é claro, poderá fazê-lo funcionar nos consoles da Microsoft. No entanto, a experiência pode ser um pouco bizarra devido ao controle do Xbox, que costuma ser temperamental.
Para outros periféricos de corrida simulada da Fanatec, você realmente não tem nenhuma restrição, desde que seja um produto recente. E o mesmo se aplica aos títulos de corrida simulada.
Relação qualidade/preço
O preço do ClubSport DD+ é de quase 1.000 euros no site da Fanatec, o que é certamente caro, mas totalmente justificável. A qualidade de construção é de alto nível, digna das outras bases da marca alemã. A potência está lá para fazer você se sentir como se estivesse dirigindo um carro de corrida de verdade. Na minha opinião, o ClubSport DD+ oferece uma excelente relação custo-benefício, especialmente quando comparado com a concorrência no mesmo nível de potência.
O meu veredito
Alguns pilotos pensavam, e até diziam, que a Fanatec havia perdido sua chama, que a aura da marca havia diminuído para se tornar nada mais do que uma impressão de qualidade e desempenho. Mas, com os novos ClubSport DD e DD+, a marca confirmou que continua sendo a opção ideal para qualquer piloto de simulador que procura produtos confiáveis, de alto desempenho e, acima de tudo, envolventes.
Essa base é simplesmente perfeita em termos de seu nível de desempenho, e eu confirmei isso várias vezes. Com ele, você obtém imersão total na corrida simulada, com efeitos leves e pesados, uma sensação natural do volante e sensações massivas. O preço pode desanimar alguns jogadores, especialmente porque você terá que pagar pelo menos mais 600 euros por um bom volante e pedais LC, e 500 euros por um chassi, pois você não montará o DD+ em uma mesa. Mas, sinceramente, vale a pena o custo!
0 comentários