Escolha uma Página

Conspit 290 GP: teste e avaliação

Sim Racer

Como piloto de e-sport e entusiasta de Sim Racing, decidi compartilhar minha paixão neste site.

Quando você compra por meio de nossos links, podemos receber uma comissão de afiliado.

Conspit 290 GP

Benefícios

  • Volante premium com excelente qualidade de construção
  • Disponível com 2 QRs diferentes
  • Tela grande no centro do volante
  • 6 pás traseiras

Desvantagens

  • Preço bastante alto

A nossa classificação: 9,2/10

Os volantes para simuladores de corrida são uma dúzia no mercado atualmente. Seja qual for a sua modalidade de corrida favorita, você encontrará o que procura com bastante facilidade, de mais ou menos todas as marcas que conhecemos bem.

Entre os fabricantes premium, temos a Simagic, Fanatec, Simucube, Asetek, mas também a Conspit. Essa última marca provavelmente passou despercebida pela maioria dos pilotos, mas é uma marca que atua no segmento de alta qualidade, principalmente de volantes.

Seu catálogo abrange principalmente volantes do tipo Formula, e isso é muito bom, porque hoje temos o 290 GP em nossas mãos. Esse é um volante retangular, com fibra de carbono, alumínio e uma tela grande no centro. Não é o melhor da Conspit, mas é um volante que vale a pena dar uma olhada, pois está bem no meio do seu catálogo. Vamos instalá-la em nossa configuração e ver o que ela tem a oferecer em comparação com a concorrência.

 

Características principais e técnicas do volante

  • 29 cm de diâmetro com formato retangular
  • Estrutura traseira de alumínio
  • 6 pás traseiras: 4 push-pull e 2 analógicas
  • Placa frontal moldada em fibra de carbono
  • 12 botões RGB, 4 giratórios, 3 interruptores centrais, 2 interruptores divertidos
  • RevLED na parte superior da tela
  • Peso 1,4 kg sem QR
  • Tela central de 4,3 polegadas
  • Volante compatível apenas com PC
  • Alças de TPU com entalhes para o polegar
  • QR com padrão 6×70 mm e 3×50 mm

 

Design

No que diz respeito ao design, acho que a Conspit sabe o que fazer com suas rodas. A 290 GP é uma roda bonita, com um formato retangular, uma placa frontal de fibra de carbono e uma tela enorme que fica no centro.

Há alças fechadas nas laterais e uma série de controles espalhados pela frente do volante, com botões RGB, é claro. A placa frontal tem relevo, o que dá a esse volante um pouco de personalidade. O 290 GP é um belo volante e está perfeitamente alinhado com os oferecidos pela Conspit.

Montagem personalizada

A 290 GP é montada usando um QR com um padrão de 6×70 mm ou 3×50 mm na traseira. É padrão para o primeiro padrão (6×70 mm), mas não tanto para o segundo, pois é principalmente 3×50,8 mm.

A Conspit fornece o 290 GP com um cabo USB que passa diretamente pelo hub na parte traseira do volante. Você também tem a opção de obter esse volante com dois QRs diferentes diretamente da Conspit. Há o CDP, que é um QR compatível com as bases da Conspit e elimina a necessidade de um cabo USB, pois a comunicação é feita por meio do QR com a base. E há outro Quick Release derivado do D1-Spec encontrado no Moza e no Simagic, por exemplo.

O encaixe da roda é relativamente fácil, desde que você tenha o lado da roda QR da sua base Direct Drive. E se você optar por bases Conspit, especialmente a Ares, certifique-se de escolher a 290 GP com o QR que a acompanha.

 

Fabricação e acabamento

A estrutura do volante é feita inteiramente de alumínio, com uma placa frontal de fibra de carbono. Francamente, é muito premium em termos de qualidade de construção, não importa o que você tenha na mão ou à sua frente.

As alças usam TPU para a aderência, com uma leve textura para melhorar a aderência se você não estiver usando luvas, algo que você deve considerar para uma melhor imersão.

Quanto ao acabamento, ele é simplesmente de primeira linha, com materiais de primeira qualidade e fabricação digna de uma marca de carros alemã. Você não conseguirá encontrar uma falha nesse volante Conspit, mesmo que tenha um olhar atento. A marca atua no segmento premium de periféricos de corrida simulada, e isso fica evidente no 290 GP.

Manuseamento do volante

Vamos falar um pouco sobre a sensação do Conspit 290 GP na mão. Em primeiro lugar, o volante tem 29 cm de diâmetro e um formato bastante retangular. Os controles ficam próximos às suas mãos, pelo menos na maior parte, exceto os interruptores no centro, onde você terá de removê-los das alças para usá-los.

Fora isso, acho que a 290 GP é muito fácil de manusear em termos gerais. Os punhos têm entalhes para os polegares, o que ajuda na ergonomia durante longas sessões de simulação de corrida.

No entanto, notei que as pás superiores ficam muito próximas dos dedos e são deslocadas das outras. Como resultado, se você usar o botão para reduzir a marcha e seu dedo indicador estiver em uma posição ligeiramente para cima no outro lado, há uma boa chance de você bater em alguma coisa. Eu preferiria que todas as pás estivessem à mesma distância da placa traseira do volante para evitar acidentes.

 

Sensações durante o jogo

A 290 GP da Conspit é uma boa roda para corridas de Fórmula em sim-racing, até porque ela é claramente voltada para essa competição automobilística. Em sua configuração padrão, essa roda não é fornecida com o QR da Conspit, o que a torna compatível com as bases da marca.

Como resultado, você terá de usar o cubo na parte traseira em um padrão de 6×70 mm ou 3×50 mm para prender a liberação rápida. O que eu realmente não gostei foi o espaçamento do cubo, que afeta a distância entre o volante e a base. Ele acrescenta cerca de 3 centímetros a qualquer configuração de corrida simulada. Portanto, nesse ponto, ou você gosta de volantes próximos uns dos outros ou não gosta.

Mas, fora isso, gostei do tempo que passei com o volante. Gostei especialmente do fato de que alguns dos botões, principalmente aqueles próximos aos polegares, foram posicionados de acordo com o formato da sua mão. Ele não é plano como os outros volantes; é inclinado de modo que os botões fiquem voltados para os polegares. Como resultado, é muito prático quando você está usando-os na pista.

Compatibilidade

Falando em uso em pista, o 290 GP não é totalmente compatível com o SimHub, portanto você está limitado ao software da Conspit para telemetria e configuração do volante. Portanto, sim, você pode usar o SimHub com esse volante, mas somente para os botões RGB.

Quanto ao restante da compatibilidade, é PC com Windows e mais ou menos todas as bases Direct Drive disponíveis no mercado, seja da Conspit ou de outras marcas, desde que você tenha o QR correto, é claro.

 

Custo-benefício

Vamos falar sobre o preço, certo? Você encontrará a 290 GP com vários parceiros a preços em torno de 600 euros.

Portanto, ele ainda é caro para o que é, especialmente porque o 290 GP não vem com um QR como padrão, mas a qualidade de construção está lá, e com materiais premium. Acho que é uma boa relação custo-benefício para o segmento visado por esse volante Conspit.

 

Meu veredicto

Eu recomendaria o Conspit 290 GP? Bem, sim, se você for uma pessoa que não tem afinidade com um fabricante, possuindo periféricos de corrida simulada de várias marcas diferentes.

Visualmente, o Conspit 290 GP é um volante bonito e ergonômico com muitos controles. É verdade que há áreas que podem ser melhoradas, principalmente os paddles e também o SimHub, que só gerencia o RGB.

Se a marca conseguir nos fornecer uma atualização de software para o SimHub para corrigir os dahsboards e todo o aspecto de software/exibição do 290 GP, esse volante seria quase perfeito para muitos pilotos. Do jeito que está, vale a pena considerar se você puder pagar.

gt dd pro

Conspit 290 GP

Controles intuitivos, feedback preciso

Notez cet article

Você também pode gostar…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest