Assim como os principais periféricos de corrida simulada, há muitos acessórios para essa modalidade, projetados para preencher a lacuna entre a realidade e o mundo virtual. De volantes e pedais a bases Direct Drive, há uma vasta opção para escolher e, com a variedade de periféricos de corrida simulada oferecidos por vários fabricantes, você certamente encontrará o que procura, seja qual for o seu nível de habilidade de direção.
O mesmo se aplica aos outros produtos e equipamentos em uma configuração de corrida simulada. Há toda uma gama de produtos para completar seu equipamento, quer você seja um fã de drift, rally, F1 ou endurance. Essa categoria de acessórios inclui
Os motoristas experientes sempre procuram a configuração mais próxima do cockpit de um carro de corrida. Para isso, os principais nomes do setor de corrida simulada oferecem um catálogo completo de periféricos e acessórios, incluindo freios de mão.
Embora alguns pilotos possam pensar que esse dispositivo não é realmente necessário em corridas simuladas, sua utilidade é mais do que comprovada em drifting e rali. Se você tiver um bom olho, sem dúvida terá notado que os pilotos que são adeptos de derrapagens e derrapagens laterais recorrem ao travamento das rodas traseiras para iniciar e controlar o carro durante a façanha.
Mas voltando ao cerne da questão: os melhores freios de mão, desta vez no PS5. Se você estivesse em um PC, a lista seria maior, com muitas entradas. No console da Sony, e até mesmo no da Microsoft, os periféricos compatíveis e, acima de tudo, os de qualidade, podem ser contados nos dedos de uma mão. Para mim, isso é uma pena, apesar de a plataforma Windows/PC ser muito mais madura em termos de suporte a software e personalização de periféricos, em detrimento de um preço que muitas vezes é inacessível para drivers virtuais em comparação com os consoles domésticos.
Dito isso, há principalmente três marcas ativas no segmento de consoles da Sony e da Microsoft, e todas as três oferecem freios de mão para o PS5.
# O freio de mão Fanatec ClubSport V2
Vamos começar logo com o melhor freio de mão disponível para o PS5: o Handbrake V2 da Fanatec. Esse novo freio de mão usa o mesmo código estilístico do Handbrake V1.5, mas troca os ângulos bastante retos por curvas.
Em termos de design, ele é ainda mais bonito do que o dispositivo que substitui. O corpo é de uma única cor, com ênfase na semelhança com o automobilismo. A alça é muito maior desta vez, em alumínio e aço, assim como todo o periférico. Ele é mais premium que o V1.5, e é isso que procuramos em uma evolução de produto.
No que diz respeito ao posicionamento do freio de mão, você pode usá-lo na horizontal ou na vertical, assim como os outros dois freios de mão desta lista, portanto, não há nenhuma grande vantagem sobre a concorrência. Mas quando se trata da sensação, a história é outra.
A V1.5 usava um sensor analógico. O V2 troca esse sensor por uma célula de carga, o que muda completamente o jogo. O V2 agora é um monstro da frenagem, proporcionando sensações inigualáveis nos consoles domésticos e no PC. O feedback é ultrapreciso, envolvente e, acima de tudo, agradável. Além disso, há várias configurações disponíveis na célula de carga, o que torna esse dispositivo altamente personalizável.
Finalmente, aqui está a cereja do bolo. Por ser um dispositivo de alto desempenho, premium e, acima de tudo, moderno, graças à adoção da célula de carga, o freio de mão V2 deveria ter um preço alto, você não acha? Bem, não! Esse freio de mão da Fanatec pode ser trocado por 200 euros e é compatível com todas as plataformas de jogos atuais, o que faz dele o item obrigatório desta lista. E se você estiver com um orçamento apertado, o V1.5 é ideal para barras transversais no estilo Drift King.
# O freio de mão Thrustmaster TSS
A Thrustmaster está presente no mercado de jogos há muito tempo. Oferecendo uma gama de periféricos de simulação de voo e direção, a Thrustmaster abrange uma gama mais ampla de pilotos virtuais, além de oferecer um catálogo muito mais extenso do que o de sua concorrente Logitech.
No que diz respeito aos freios de mão, o fabricante francês (originalmente americano) oferece o TSS Handbrake, um dispositivo de qualidade que é muito apreciado pelos fãs de deslizamento e travessia. Em comparação com o RS Shifter & Handbrake da Logitech, que veremos a seguir, o TSS é idêntico em sua operação. Você tem um modo de câmbio sequencial com o ‘+’ apontando para baixo e um modo de freio de mão analógico.
O TSS é uma réplica oficial de um freio de mão Sparco, e os dois fabricantes colaboram em muitos dos produtos da linha Thrustmaster. A carcaça é feita inteiramente de metal e é de alta qualidade. Em termos de design, as linhas são bonitas, mas acho o TSS um pouco ocupado em termos de logotipos e rótulos. Na minha opinião, é um exagero, e um acabamento prateado teria sido mais do que suficiente para torná-lo um dispositivo mais atraente.
Vamos passar para a sensação. O sensor analógico é preciso, permitindo que você ajuste a frenagem de acordo com suas preferências, mesmo no PS5. Ao contrário do RS da Logitech, que tem um modo progressivo, mas não é compatível com todos os títulos de corrida no console da Sony, deixando você com o modo Ligado/Desligado, que funciona, mas sem feedback, o TSS fornece feedback na forma de resistência. Quanto mais forte você puxar o manche, mais difícil será a corrida, fornecendo feedback. O design é rudimentar, mas funciona, e isso é o que importa.
O TSS é vendido por 300 euros na loja da Thrustmaster e é uma boa alternativa à solução PS5 da Logitech, que será analisada a seguir.
# Câmbio e freio de mão Logitech RS
A Logitech é uma das marcas mais populares no mundo dos jogos, e por um bom motivo: o fabricante suíço oferece periféricos de alta qualidade e alto desempenho voltados para os jogadores. Por muitos anos, a Logitech dominou o segmento de simulação de corrida de nível básico com produtos como o
Recentemente, a Logitech decidiu atingir outro público-alvo, os motoristas que procuram periféricos de simulação de corrida de alto desempenho, algo que a concorrência já estava oferecendo. O resultado é a linha Pro, com uma base Direct Drive, volantes, pedais Load Cell e uma nova combinação de câmbio/freio de mão. Ele é chamado de RS Shifter & Handbrake e está nesta lista.
O RS Shifter & Handbrake é um dispositivo híbrido que incorpora uma alavanca de câmbio sequencial e um freio de mão. Devo dizer que é um tanto atípico, pois as marcas geralmente oferecem uma alavanca de câmbio com padrão H e modo sequencial. Mas, no papel, ele parece promissor para rallys e drifting.
O design está de acordo com a linha Pro, com uma carcaça preta e um destaque em azul elétrico na manopla na forma de um anel. É um design realmente bonito, discreto e minimalista, com apenas o logotipo da Logitech na parte superior da alavanca de câmbio/freio de mão. A alternância entre a alavanca sequencial e o freio de mão é feita por meio de um interruptor na parte inferior do dispositivo.
Quanto à sensação, você tem dois modos: progressivo, que devo dizer que é convincente, com uma resistência que aumenta com o ângulo da alavanca, culminando em um final de curso firme. Isso é ótimo para um freio de mão analógico, mas não é realmente compatível com o PS5. Bem, no papel é, mas pouquíssimos jogos suportam esse modo.
O outro modo é o clássico On/Off, como se você estivesse usando o botão de um joystick. E esse modo é compatível com os consoles da Sony, exceto pelo fato de que a sensação é eliminada. O motivo é simples: não há feedback do freio de mão, então você fica no escuro quando ativa o periférico, o que eu acho uma pena.
O RS Shifter & Handbrake é vendido por 159,99 euros na loja da Logitech, o que o torna o mais barato do lote… mas também o menos convincente em termos de sensação e compatibilidade com o PS5.











0 comentários