Escolha uma Página

Fanatec Clubsport Handbrake V2: teste e avaliação

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Freio de mão Fanatec Clubsport V2

Benefícios

  • Freio de mão com célula de carga
  • Excelente qualidade de construção
  • Várias opções de montagem para configurações
  • Compatível com PC e console

Desvantagens

  • Requer adaptador USB para uso sem a base Fanatec

A nossa classificação: 9,9/10

Durante muito tempo, a Fanatec dominou o segmento de simulação de corrida de médio porte e até mesmo alguns segmentos de pré-médio porte voltados principalmente para o público em geral. É verdade que a marca alemã trabalha com nomes conhecidos do setor automotivo, como Porsche, McLaren e até mesmo Bentley, para oferecer volantes oficialmente licenciados. Mas a Fanatec está longe de ser capaz de competir com um Simucube em seu próprio território. Não se deve esquecer que as equipes de automobilismo usam principalmente equipamentos da Simucube para suas configurações de simulação.

Seja como for, a Fanatec continua sendo a opção para os jogadores que desejam uma excelente imersão em corridas virtuais, mesmo que a linha do fabricante alemão esteja começando a mostrar sua idade. O renascimento da Fanatec começou com o ClubSport DD e o DD+, duas bases de médio porte que oferecem 12 e 15 nm constantes, e hoje você vê o lançamento do Handbrake V2. Esse novo freio de mão substituirá o antigo, que usa um potenciômetro para ler as entradas, por um sistema de célula de carga derivado daqueles usados nos pedais da Fanatec.

Características principais e técnicas do freio de mão

  • Estrutura totalmente metálica (aço e alumínio)
  • Ângulo, alça e resistência altamente ajustáveis do sistema de célula de carga
  • Design mais elegante, muito competitivo
  • Compatível com PC e consoles, desde que você tenha a base correta
  • Sistema de resistência de célula de carga
  • Pode ser usado nas posições horizontal e vertical
  • Integra-se facilmente com o ClubSport Shifter, como o Handbrake V1.5
  • O ajuste da pré-carga é rápido e fácil
  • Conexão RJ12 com bases Fanatec ou USB por meio de um adaptador específico (vendido separadamente)

Conceção

O design do Handbrake V2 não muda muito em relação ao freio de mão que ele substitui. É mais uma evolução do que uma revolução, tipicamente germânica, no meu ponto de vista. A carcaça tem mais curvas e menos ângulos retos, dando ao freio de mão V2 uma forma aerodinâmica que pode ser adaptada a qualquer configuração de corrida simulada.

A cor preta domina todo o freio de mão agora, e acho que ficou melhor do que antes com a alavanca prateada. É muito mais industrial, diria que é um esporte automobilístico e, sinceramente, eu adoro isso. Além disso, o pomo agora é intercambiável, o que substitui a espuma que parecia um pouco barata. No geral, o Freio de mão V2 é mais bonito e mais adequado à sua posição na linha ClubSport.

GT DD PRO
GT DD PRO
GT DD PRO
GT DD PRO

Montagem por medida

Você não muda um time vencedor, e o Freio de mão V2 faz o mesmo quando se trata de personalizar sua montagem. Assim como o seu antecessor, você pode fixá-lo na alavanca de câmbio Fanatec usando um suporte especial. Mas você também pode montar esse freio de mão diretamente no seu móvel ou chassi, sem passar pela alavanca de câmbio.

Além disso, os proprietários de cockpits com perfil de alumínio poderão montar o freio de mão V2 nos trilhos, o que permite que o ângulo fique ligeiramente voltado para o piloto. De qualquer forma, a Fanatec sempre acerta quando se trata de montar seus produtos, e o Handbrake V2 não é exceção. Além disso, graças ao sistema projetado para instalação em um perfil de alumínio, você pode ter esse freio de mão em um leve ângulo, seja na sua direção, ou seja, na parte interna, ou na parte externa. Acho isso muito prático, especialmente se você considerar que alguns carros de drift ou de rali têm um freio de mão torto.

Fabrico e acabamento

Para a versão V2 do seu freio de mão, a Fanatec fez de tudo em termos de materiais. Encontramos uma combinação de aço e alumínio, usinados com máquinas CNC para produzir cortes perfeitos. O resultado é um dispositivo extremamente bem feito, em todos os aspectos.

GT DD PRO

O acabamento não é diferente. A pintura é texturizada ou com revestimento em pó, se você preferir, o que contribui para a aparência premium desse dispositivo. Além disso, as peças são montadas sem lacunas ou espaços vazios entre elas, e isso se deve principalmente às máquinas CNC que foram usadas para cortar as várias partes do Freio de mão V2. No entanto, a manopla apresenta uma leve folga em sua posição neutra, ou seja, sem carga. De acordo com a Fanatec, isso é normal e você precisará pré-carregar o sistema LC para garantir que a manopla não se mova. No que me diz respeito, não considero isso restritivo em termos absolutos e é um problema menor que a Fanatec poderá corrigir no futuro.

Manuseio do freio de mão

O freio de mão V2 é muito melhor na mão do que seu antecessor, e o motivo é bem simples: esse novo freio de mão é muito mais sólido do que o que substitui, em todos os sentidos.

A manopla pode ser ajustada em três posições por meio de um parafuso localizado praticamente na base da manopla. Isso proporciona a você uma boa aderência, independentemente da posição em que o Handbrake V2 estiver. Você pode, é claro, instalá-lo em um móvel (horizontal), na borda de uma mesa ou em uma estrutura (vertical). O freio de mão se adapta perfeitamente às suas preferências de pilotagem e também à sua configuração. Isso foi uma vantagem para o V2 em comparação com o XB1 da Simlab, por exemplo.

Além disso, você pode ajustar o curso do pescoço, de 60 mm a 80 mm. Isso permite que você adapte o freio de mão ainda mais ao seu estilo de pilotagem e, é claro, à sua configuração.

GT DD PRO

Sensações durante o jogo

Depois que você encontrar as configurações do Freio de Mão V2, que, por sinal, são muito fáceis de fazer removendo uma tampa e ajustando a pré-carga ou o espaçamento com os componentes fornecidos com esse dispositivo, e também encontrando a posição de montagem correta, é hora de jogar cascalho em todos os lugares nos estágios de rali.

As primeiras impressões sobre a condução são muito boas, mesmo que, por padrão, haja um pouco de folga na alavanca, o que pode ser corrigido ajustando-se a pré-carga do freio de mão. O sistema Load Cell é ideal para um freio de mão, embora seja derivado daqueles usados nos pedivelas Fanatec. Dito isso, o ClubSport Pedals V3 usa uma LC de 90 kg, o que não é muito em comparação com a concorrência, mas é mais do que adequado para corridas simuladas.

A sensação de corrida é muito boa, com um periférico que quase não se move, mesmo que você tente travar as rodas traseiras. O LC é ágil, sem zona morta no curso inicial, ou pelo menos eu não notei isso. Assim que você puxar levemente o manete, sentirá imediatamente o carro se agachar. O Freio de Mão V2 provou ser muito ágil durante meus testes e será facilmente usado por fãs de rally e drift.

Compatibilidade

Como estamos acostumados a ver na Fanatec, o Handbrake V2 é compatível com toda a linha de periféricos de corrida simulada do fabricante, incluindo as bases CSL, ClubSport e Podium. Toda a comunicação é feita por meio do soquete RJ12 que se conecta diretamente à base DD. E se você não tiver uma base Fanatec no seu PC, poderá comprar o adaptador USB para usar o Handbrake V2 com qualquer outro equipamento de corrida.

No que diz respeito aos consoles, esse freio de mão é compatível com Xbox e Playstation, mas somente por meio de uma base que funcione na plataforma em questão.

Relação qualidade/preço

O preço do Handbrake V2 é de €199,95 no site da marca alemã, o que o coloca no mesmo nível dos concorrentes Simlab e Simagic. Em termos de custo-benefício, acho que é um bom preço, mesmo que eu gostasse de ver esse freio de mão sendo vendido por um pouco menos. Mas ele é bem feito, premium, todo em metal e muito ajustável, algo que você não pode necessariamente dizer sobre os concorrentes, como o XB1, por exemplo.

O meu veredito

O freio de mão V1.5 da Fanatec há muito tempo precisava de uma atualização. Tentar manter as vendas e, acima de tudo, a participação de mercado nesse segmento com um potenciômetro é como correr com um Mégan RS contra os Porsches; não há chance de vencer a concorrência, mesmo que seu produto seja bem feito.

Com o freio de mão V2, a Fanatec está reforçando seu retorno ao mercado de corridas simuladas. Esse freio de mão atrairá os pilotos que já possuem o V1.5 ou que estão procurando uma solução de alto desempenho, relativamente acessível e altamente personalizável. É um dispositivo de corrida simulada que eu recomendo.

gt dd pro

Freio de mão Fanatec Clubsport V2

Um freio de mão acessível e de alto desempenho

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar