McLaren Artura Ultimate
Benefícios
- Réplica oficial do volante do McLaren Artura GT4
- Compatível com muitas bases por meio do padrão de 70 mm
- Tela de 4″ no painel frontal
- Vários controles no painel frontal
Desvantagens
- É um pouco complicado de aprender, exigindo tempo para adaptação
- Alto preço de venda
A nossa classificação: 9,2/10
Atualmente, há muitas marcas premium de corrida simulada no mercado, algumas das quais conhecemos, outras não. Por exemplo, todos vocês conhecem a Asetek ou a Simucube, que são as principais empresas do setor de corrida simulada, oferecendo um catálogo de alto nível para os fãs da modalidade, mas também para as equipes de automobilismo.
Obviamente, há outros nomes que passam despercebidos quando se trata de periféricos de ponta. Um deles é a Ascher Racing, um fabricante que surgiu em 2015. Desde o início da aventura da Ascher, a marca queria fabricar e comercializar periféricos de corrida simulada premium de altíssima qualidade. 10 anos depois, esse ainda é o caso, e temos o volante McLaren Artura Ultimate em nossa configuração de corrida simulada para um teste completo.
Características principais e técnicas do volante
- Estrutura de alumínio derivada do automobilismo
- 30 cm de diâmetro, pesando 1,52 kg
- Volante no estilo GT oficialmente licenciado para o McLaren Artura GT4
- Tela colorida integrada de 4”
- RevLED ao redor da tela
- 14 botões RGB, 4 codificadores, 2 controles rotativos, 2 joysticks
- 6 pás traseiras, incluindo 4 magnéticas e 2 para embreagem dupla
- Padrão de 70 mm na parte traseira para QR
- Compatível de fábrica com Asetek QR e USB-C
- Compatível com o SimHub
Design
O design do McLaren by Ascher Racing foi tirado diretamente do supercarro britânico: é suntuoso e muito competitivo quando você o vê pela primeira vez. A grande tela de 4″ ocupa boa parte do painel frontal, que é cercado por controles. Entre os botões, rotores e joysticks, além dos RevLEDs, você não tem a impressão de que o volante está carregado. O motivo é que o diâmetro da roda é de 30 cm, portanto, há bastante espaço para tudo.
O McLaren Artura Ultimate é um volante no estilo GT muito atraente. Os logotipos da McLaren e da Ascher Racing são discretos, especialmente o último. É um volante sóbrio, mesmo que alguns dos controles sejam chamativos.
Montagem personalizada
Na parte traseira está o QR com um padrão de 70 mm. Isso significa que você pode instalar mais ou menos qualquer Quick Release no mercado, desde que tenha o cubo para acompanhá-lo.
No entanto, a marca colaborou com a Asetek e o QR desta última é suportado nativamente, com a comunicação com o PC ocorrendo via USB-C. Você não precisa ter uma base Ascher Racing McLaren ou seu QR para desfrutar do McLaren Ascher Racing. Você não precisa ter uma base Asetek ou seu QR para aproveitar o McLaren da Ascher Racing.
Fabricação e acabamento
Aqui você encontra uma estrutura em alumínio anodizado do setor automotivo. Os cortes são feitos com máquinas CNC, e algumas peças são tratadas a laser. A qualidade de construção é simplesmente impecável, digna de um carro de luxo britânico.
Não há nada a dizer sobre o acabamento do McLaren Artura da Ascher Racing. Ele é 100% premium. Entre os botões, os punhos, a tela, a estrutura e tudo o mais, você não encontrará nenhuma falha nesse volante.
Manuseamento do volante
A roda tem 300 mm de diâmetro, com formato retangular. A posição de pilotagem é 09:15, com as mãos retas.
Todos os controles desse volante são facilmente acessíveis quando você está com as mãos no lugar. Sejam os botões, os rotores ou qualquer outra coisa, você poderá ativar qualquer função (depois de mapeada) sem muito esforço. A propósito, todos os botões são RGB e podem ser configurados via software.
Há 6 pás na traseira, 4 delas magnéticas e 2 para a embreagem dupla. Elas são ajustáveis em termos de espaçamento, o que deve facilitar para você encontrar a posição correta de dirigir.
Sensações durante o jogo
É hora de você instalar o McLaren Artura da Ascher Racing e ver o que ele tem a oferecer. Depois de configurado, você perceberá que esse volante tem um manuseio excelente.
Isso é o que você sente. Todos os controles no painel frontal se mostraram muito úteis durante as corridas, especialmente se você gosta de GT ou de corridas de resistência com LMPs. A exibição de dados na tela é útil durante as corridas, mas depende muito de quem está dirigindo. Algumas pessoas acham que é útil ter uma tela central no volante, porque economiza tempo quando você está procurando a próxima curva ou para ver os dados de telemetria, enquanto outras não pensam assim. É uma questão subjetiva, e eu entendo isso perfeitamente.
O McLaren Artura da Ascher Racing é um belo volante, como mencionei anteriormente. Ele não só oferece a você uma configuração visualmente agradável, mas também aumenta a imersão. Por falar nisso, os paddles na parte traseira são muito úteis nas corridas, especialmente quando se trata de mapeá-los.
O único ponto negativo que posso criticar em relação a esse volante é o software. OK, não tenho muito a dizer sobre o SimHub, porque ele permite que você configure o volante, mas é difícil lidar com o software da Ascher Racing. Você terá que ser paciente quando se trata de mapeamento, calibração e qualquer coisa remotamente relacionada à personalização.
Compatibilidade
Quando se trata de compatibilidade, você tem Fanatec, Simagic, Asetek, VRS, Accuforce e ainda mais para bases Direct Drive. Tudo o que você precisa para fazê-lo funcionar é o hub correto para a base, e a conexão é feita via USB.
Por falar em USB, você seria perdoado se pensasse que o McLaren Artura da Ascher Racing só é compatível com a plataforma PC. Infelizmente, os pilotos de console costumam ser deixados de lado quando se trata de simuladores de corrida premium, exceto pela Fanatec, que os cobre muito bem.
Custo-benefício
A McLaren Artura Ultimate começa em 1.499 euros e pode custar mais de 1.700 euros se você escolher todas as opções. Não vamos mentir, é caro, mesmo que outras marcas ofereçam rodas mais caras, geralmente feitas com materiais premium.
Meu veredicto
A marca Ascher Racing está no mercado de simuladores de corrida há 10 anos, operando no segmento premium, mas ainda é pouco conhecida pelo público comum. Isso não quer dizer que seus produtos sejam ruins, longe disso.
O McLaren Artura Ultimate é um volante excelente para você ter em sua configuração, e eu pude confirmar isso testando-o. Com sua qualidade de construção, controles, versatilidade e design, ele é um pouco como o Max Verstappen dos volantes: quase nunca perde o ritmo. Somente o preço e a compatibilidade podem ser fatores decisivos em um caso como esse.
Nesse aspecto, o Fanatec BMW M4 GT3 representa uma alternativa muito sólida. Seu design inspirado no GT3, a compatibilidade com PC e PlayStation e a qualidade de construção fazem dele um excelente compromisso entre desempenho, imersão e acessibilidade.











0 comentários