Escolha uma Página

Pacote Asetek Forte: teste e avaliação

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Pacote Asetek Forte

Benefícios

  • Qualidade de construção excepcional
  • Controle e gerenciamento completos com software
  • Feedback de força ultra-imersivo

Desvantagens

  • Não há ajuste da base a partir do volante
  • Um pedivela que pode ser desconfortável em longas sessões de simulação de corrida
  • Apenas 2 paletes
  • Sem tela no volante

A nossa classificação: 9,4/10

Os aficionados por PCs personalizados certamente estão familiarizados com a marca Asetekprincipalmente aqueles que giram em torno do resfriamento a água. Esse fabricante é mais ou menos lendário no campo de radiadores, bombas e todos os sistemas de resfriamento líquido para CPUs e GPUs.

A empresa detém várias patentes que são usadas pela CoolerMaster, Corsair, NZXT bem como outras marcas do segmento de resfriamento a água. Imagino que você saiba que desenvolver um sistema de resfriamento a água para uma CPU (bloco) é caro, e é melhor usar uma patente para minimizar os custos. É mais lucrativo pagar dividendos a uma empresa terceirizada do que gastar vários milhões de euros de uma só vez no desenvolvimento de produtos.

Em resumo, a Asetek é uma das principais empresas do setor de PCs e, mais especificamente, do segmento de resfriamento a água. Exceto pelo fato de que o chefe da empresa é um fã de automobilismo, assim como seu filho. Como resultado, a Asetek entrou em cena para ajudar os entusiastas de carros e simuladores em todo o mundo, oferecendo periféricos de corrida simulada de alta qualidade. A seguir, vou apresentar a você o Forte que representa o meio da linha Asetek e consiste em uma base, um volante e pedais. É claro que você pode comprar cada produto separadamente, se desejar.

 

Características principais e técnicas do feixe

  • Base de acionamento direto que desenvolve 18 nm de torque
  • Codificador de 22 bits baseado em
  • Volante de fibra de carbono no estilo F1/GT com diâmetro de 29 cm
  • Pedaleira com 2 pedais Load Cell e um pedal de freio que pode suportar até 180 kg de pressão
  • Construído com materiais premium, incluindo fibra de carbono e alumínio
  • 12 botões, 6 chaves rotativas, 2 chaves e 3 codificadores na placa frontal do volante
  • QR na parte traseira idêntico ao do Simucube

 

Conceção

Vamos começar com o design do volante deste pacote. O volante é um típico F1/GT, aberto na parte inferior. Isso significa que as alças não se juntam à estrutura, o que ajuda na ergonomia geral do volante, como veremos a seguir. A fibra de carbono na frente dá ao volante um design exclusivo, muito semelhante ao da concorrência, e o conjunto é embelezado com alguns elementos laranja que tendem levemente para o amarelo. Não há tela no painel frontal e, francamente, pelo preço pelo qual esse dispositivo é vendido, teria sido o mínimo que poderíamos ter feito.

A base é uma peça grande de metal. A besta tem 30 cm de comprimento, com uma altura de 13 cm para encapsular o motor, que produz nada menos que 18 nm de torque. O design é simples, com um invólucro de metal intercalado entre painéis de plástico. Em toda a base do Forte, há aletas para dissipar o calor gerado pelo motor, e o formato é bastante padrão, eu diria. A Asetek optou pela simplicidade em vez de extravagância como a Moza, mas o design é um elemento subjetivo.

Vamos terminar com a pedaleira do pacote. Esse periférico certamente é muito inspirado nos encontrados na Pagani ou na Koenigsegg, com um design de tirar o fôlego. Os pedais são todos pretos, com detalhes em laranja brilhante para os sistemas de célula de carga. Na minha opinião, ainda é bonito, mas acho que há um pouco de logotipo demais na placa principal.

Pacote Asetek Forte

Montagem por medida

O volante do Forte usa um QR idêntico ao da Simucube, de modo que o volante se encaixa no lugar e não se move depois. A base pode ser fixada pela frente ou por baixo. Você precisará de um chassi que suporte o sistema de montagem frontal da Asetek ou poderá adquirir o suporte vendido pela Asetek. Certifique-se de que você faça sua pesquisa, pois a marca é relativamente nova no cenário das corridas simuladas.

Observe que os slots de fixação da base sofrerão um pouco durante longas sessões de corrida simulada, de modo que você terá uma pequena folga devido ao plástico usado. Isso é puramente estético e não compromete de forma alguma a estrutura.

A pedaleira foi projetada para ser instalada em um chassi de cozinha. Essa pequena joia pode suportar nada menos que 180 kg de pressão no pedal do freio, e isso é muito. Todos os periféricos deste pacote Forte foram projetados para serem facilmente montados em um chassi moderno e robusto.

 

Fabrico e acabamento

Agora, a história é um pouco confusa. Quanto ao pedivela, ele é 100% de alumínio de altíssima qualidade, com um acabamento quase exemplar. Digo quase, porque há algumas peças com bordas levemente salientes, mas, pelo que entendi, essa foi a intenção da Asetek, talvez para dar a elas um aspecto industrial. No entanto, ele é premium em termos de qualidade de construção e acabamento.

A base é de alumínio, mas as tampas frontal e traseira são de plástico. O acabamento geral é muito bom, embora o sistema de montagem frontal puxe muito o plástico da tampa, deixando um pequeno espaço que é puramente estético.

Vamos terminar com o volante. O Forte tem um acabamento excelente, com atenção especial aos detalhes em todos os componentes do volante. A fibra de carbono aprimora a aparência premium do volante, e não esperamos nada menos do que isso de um volante que custa mais do que um pacote Fanatec. Mas ele é composto: plástico reforçado com fibra de carbono.

 

Como lidar com o pacote

O volante do Forte tem 29 cm de diâmetro, o que é a média da categoria. A ergonomia é muito bem pensada, com todos os controles próximos aos seus dedos. O mesmo vale para as duas pás na parte traseira, que são fáceis de usar nas corridas. No entanto, alguns codificadores e interruptores se mostraram bastante difíceis de usar, e não sei se isso é um problema de ajuste ou rebarbas em sua construção.

Quanto ao pedivela, você pode ajustar as configurações nos dois pedais, mas achei bastante desconfortável em longas sessões de simulação de corrida. Os dois pedais estão quase na vertical, e essa não é uma posição natural para os pés, exceto talvez em um chassi do tipo F1 com as pernas levantadas.

Pacote Asetek Forte

Sensações durante o jogo

A base

No que diz respeito à base, ela é simplesmente excelente, desde que você tenha dedicado tempo para configurá-la adequadamente usando o software da Asetek. O motor não é apenas potente, com 18 nm de torque, mas também é capaz de produzir efeitos fracos e muito fracos, e efeitos fortes e muito fortes, praticamente ao mesmo tempo.

A base é muito dinâmica quando se trata de transcrever o feedback de força e se adapta perfeitamente ao seu estilo de pilotagem, mesmo que você prefira uma sensação mais granular ou a quantidade certa de potência diretamente em suas mãos. Além disso, o gerenciamento de calor é perfeito, mesmo após várias horas de uso. Essa base da Asetek não perderá potência depois de algum tempo, e isso é pura felicidade.

O volante

Estou mudando para o volante do Forte. Assim que começar a girar a roda, você perceberá que ela é bastante pesada (mais de 1,3 kg na balança), especialmente se você já tiver experimentado as rodas de fibra de carbono da Fanatec, por exemplo. No entanto, esse volante, juntamente com a base Asetek, proporciona uma boa dose de sensação no jogo. A posição de dirigir é razoavelmente padrão para a categoria, com 09:15, e os botões são facilmente acessíveis, mesmo que alguns deles sejam um pouco duros para o meu gosto.

No entanto, uma grande vantagem em relação à concorrência da Fanatec é o diâmetro das alças do volante do Asetek Forte: elas são muito maiores, o que proporciona uma experiência de direção muito mais agradável. Você terá uma aderência muito melhor ao volante, melhorando os tempos de volta, bem como a ergonomia.

Os pedais

Vamos terminar com o pedalboard da Asetek. Naturalmente, os dois pedais são ajustáveis em termos de sensação, curso, resistência, posição do batente final e tudo o mais. É um dispositivo premium, não vamos esquecer, mesmo que seja desconfortável com o tempo devido à posição vertical dos pedais.

Em termos de sensação, o pedal do acelerador se mostrou excelente após um bom tempo de uso. Uma vez definido o batente final, o acelerador é muito linear, preciso e agradável de usar, apesar da posição vertical do pedal, que pode ser desconfortável com o tempo. O freio, por outro lado, é uma história completamente diferente, e eu sinceramente esperava algo excepcional, considerando o preço.

A célula de carga é uma unidade padrão de dois estágios com uma zona de pré-carga (1ºa piso). É possível fazer ajustes em ambos os andares, mas não encontrei o que estava procurando. O primeiro estágio parecia muito macio, apesar das horas gastas mexendo na mola e no software/sensor. Foi uma causa perdida e outra decepção.

O elastômero não foi melhor. Ele pode ser trocado, mas a zona de “parada” chega muito rápido, e você logo se verá tentando enfiar o pé em uma parede de concreto. Há configurações de software para interpolação de frenagem, mas isso distorcerá seus reflexos com outros pedivelas Load Cell se você tiver mais de um.

 

Compatibilidade

Nem é preciso dizer que os periféricos 3 Forte da Asetek são compatíveis apenas com a plataforma PC, pelo simples fato de a marca ser nova no mercado, e você ainda vai demorar um pouco para ver o que acontece. Sony e Microsoft fornecer chips para seus produtos. Mas o fabricante afirmou claramente que pretende oferecer periféricos compatíveis com o console.

Quanto aos títulos de corrida simulada, eles são praticamente todos compatíveis com a linha Forte, como ocorre com outros produtos do fabricante de periféricos de corrida simulada.

GT DD PRO

Relação qualidade/preço

Portanto, aviso a você que a conta será alta. O modelo básico do Forte custa quase € 1.060, o volante custa quase € 660 e os pedais estão disponíveis por quase € 560, e mais de € 600 para a versão S.

Em suma, você pagará entre €2020 e €2070 por esse pacote da Asetek, o que o torna muito caro na minha opinião, especialmente porque a relação custo-benefício não funciona a seu favor, com muito plástico usado no volante, por exemplo.

 

O meu veredito

Portanto, meu veredicto sobre esse pacote de médio porte da Asetek. Gostei muito do volante, de sua ergonomia e de sua empunhadura. Gostei muito da base, que é incrivelmente superior à concorrência(Fanatec DD1 e Moza R21), embora, no papel, seja menos potente que as outras. O feedback de força é dinâmico, muito comunicativo, bem granulado e tem muita força. O feedback é melhor do que o das bases Fanatec e Moza, só isso.

Mas o pedivela Forte não chega nem perto do preço e, se eu fosse você, deixaria passar. Minha recomendação é que você fique com a base e o volante, mesmo que o último não seja exatamente o topo de linha com muito plástico, e recorra a um ClubSport V3 padrão ou Invertido.

gt dd pro

Pacote Asetek Forte

Pacote altamente imersivo, qualidade excepcional.

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

Moza ES : Teste e avaliação

Moza ES : Teste e avaliação

Moza ESBenefícios Vários controles totalmente personalizáveis Acabamento e materiais premium Excelente ergonomia...

Moza CS V2P: teste e análise

Moza CS V2P: teste e análise

Moza CS V2PBenefícios Volante premium de alta qualidade Estrutura de liga de alumínio Conexão sem fio com a estação...

Moza FSR : Teste e avaliação

Moza FSR : Teste e avaliação

Moza FSRBenefícios Tela de 4,3 polegadas Acabamento em fibra de carbono Diversos pedidos Desvantagens Preço e peso um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar