Os corredores de simuladores de todo o mundo têm-se deparado com o mesmo problema: o que comprar para começar a fazer compras? Esta é uma questão muito complicada, dada a abundância de periféricos no mercado, bem como o número de marcas. Há que dizer que o segmento das corridas de simuladores é lucrativo, especialmente se for uma empresa que oferece uma vasta gama de produtos e periféricos.
Embora o simulador de corridas seja uma disciplina bastante personalizada em termos de periféricos, os fabricantes aperceberam-se de que muitos pilotos têm dificuldade em fazer uma escolha ou compram os produtos errados. Por isso, há alguns anos, surgiu uma nova tendência: os pacotes. Várias marcas começaram a oferecer pacotes dos seus produtos, mesmo os mais premium.
De seguida, vou apresentar-vos os pacotes Fanatec mais populares. Vou falar-vos dos produtos que estão incluídos no pacote e do que devem escolher se estiverem à procura de uma configuração específica.
Os pacotes mais populares
Cada marca tem os seus próprios pacotes, e esta escolha é ditada principalmente pelo mercado-alvo. Alguns jogadores apenas oferecem pacotes de base + volante e pedaleira, enquanto outros tentam ter um catálogo bastante completo, com um pacote para cada ciclista.
Atualmente, tenho de admitir que os conjuntos mais populares são as bases, os volantes e os cranksets, porque muitos ciclistas não sabem bem o que comprar, especialmente se o fabricante tiver um vasto catálogo de produtos (Fanatec, por exemplo). Com estes pacotes (base, volante e pedaleira), os pilotos não têm de se preocupar muito e podem concentrar-se nos seus tempos, evitando problemas de compatibilidade entre periféricos, como acontece com certos produtos da Thrustmaster (especialmente as bases e as petecas).
Pacotes Fanatec
Como referi anteriormente, a Fanatec é um dos principais intervenientes no sector das corridas de simuladores, há mais de 20 anos. O fabricante alemão é um jogador de topo, mesmo que ofereça produtos que muitas vezes não são demasiado caros para o que se recebe em troca; por outras palavras, uma excelente relação qualidade/preço.
A Fanatec é também um fabricante de periféricos de simulação de corridas com um elevado nível de personalização e um ecossistema altamente desenvolvido. Para simplificar: praticamente todos os produtos Fanatec funcionam em conjunto, e posso assegurar-vos que poucos fabricantes de periféricos de corridas simuladas podem dizer o mesmo.
No vasto catálogo de produtos da Fanatec, o fabricante alemão oferece 2 opções de pacotes: pacotes standard, que permitem a personalização dos periféricos, e pacotes Ready to Race, que incluem o essencial para as corridas simuladas.
Os melhores packs Ready to Race da Fanatec
Os pacotes “Ready to Race ” da Fanatec incluem todos, pelo menos, um volante, pedais e base. Estes pacotes são preparados pelo fabricante alemão para satisfazer as exigências dos novos corredores de simuladores que não estão muito familiarizados com este domínio e que, por isso, procuram kits prontos a utilizar.
Pacote CSL DD Ready2Race para PC (5 Nm)
Como o próprio nome indica, este pacote destina-se a pilotos principiantes que estão a iniciar-se no desporto. Este kit inclui um volante CSL P1 de 30 cm de diâmetro com duas grandes patilhas na parte traseira, um pequeno ecrã na parte superior do volante, uma estrutura em polímero e um acabamento em borracha. O QR deste volante é feito de plástico, pelo que terá uma ligeira folga no centro. Para ser sincero, este volante é bastante básico, mas cumpre a sua função para quem pretende iniciar-se nas corridas simuladas.
O pacote também inclui os pedais CSL, a pedaleira de nível básico da Fanatec. Tem 2 pedais muito simples, em metal e sem célula de carga. Também neste caso, trata-se de um periférico muito básico que não se destina a pilotos experientes.
E, finalmente, o prato principal: o CSL DD de 5 nm. De facto, é esta base que é o mais importante neste pacote. Com um binário máximo de 5 nm, o CSL DD proporciona-lhe uma excelente dose de realismo, ultrapassando tudo o que a concorrência pode fazer na sua gama de potência e preço. Além disso, esta base de dados abre a porta a todo o catálogo de periféricos de corridas simuladas da Fanatec.
Este pacote é vendido a retalho por cerca de 550 euros, mas está frequentemente disponível em ofertas especiais por 500 euros. Mais uma vez, não há poupança nos artigos, mas este é o pacote mais barato oferecido pelo fabricante de periféricos para corridas de simuladores.
Gran Turismo DD Pro (5 Nm)
O pacote GT DD Pro é normalmente exclusivo da PlayStation, uma vez que é oficialmente licenciado para o Gran Turismo. No entanto, a base é um CSL DD e pode, portanto, ser executada na Xbox e no PC. Assim, neste pacote temos um CSL Pedals básico, um CSL DD de 5 nm e um volante Gran Turismo específico em plástico, tudo por 699,95 euros.
O volante é bonito, mas a qualidade de construção deixa um pouco a desejar. É possível sentir que a Sony ditou as especificações deste volante e que a Fanatec teve de seguir o exemplo para manter o preço mais ou menos razoável. A base é o CSL DD de 5 nm, mas está disponível uma versão de 8 nm por 850 euros. Neste último, nada muda, exceto a adição do kit de reforço, que aumenta o binário máximo para 8nm.
Em termos de tato, é excelente, quer se trate do CSL DD de 5 ou 8 nm. Tudo é preciso, sente-se tudo o que o carro faz até ao mais ínfimo pormenor, e é simplesmente perfeito. As únicas desvantagens deste pacote são os pedais, que são muito básicos, e aconselho-o a comprar a versão Load Cell, e o volante, que francamente não está à altura dos outros volantes da Fanatec, além de ter um QR de plástico.
No entanto, continua a ser um bom pacote por pouco dinheiro, se tivermos em conta a base e o volante com licença Gran Turismo.
CSL DD Forza Starter Kit (5 Nm) – Xbox e PC
Este conjunto eleva a qualidade da roda a um nível superior, apesar de manter a mesma base e pedaleira. O volante é o ClubSport Forza da gama média da Fanatec. Fabricada em alumínio, a roda tem 33 cm de diâmetro e uma base plana. É um pouco grande, mas depressa nos habituamos. O volante é revestido em pele de alta qualidade. Isto confere-lhe um aspeto premium e o design é muito sóbrio: tudo preto, apenas com os logótipos a branco e uma faixa no topo.
O Hub V2 da Fanatec está ligado à roda. Este último inclui botões, pás e um pequeno ecrã LED por cima. Este cubo pode ser utilizado em praticamente todos os volantes e bases dos fabricantes alemães e é simplesmente excelente, dando-lhe a impressão de estar num carro de corrida.
Há também os pedais CSL e o CSL DD de 5 nm. Não tenho nada a dizer sobre estes dois periféricos, exceto que vos aconselho a arranjarem uma pedaleira melhor se quiserem melhorar as vossas corridas simuladas. E se quiser mesmo fazer isso, a Fanatec está a oferecer uma atualização deste pacote com o CSL DD de 8nm, a alavanca de velocidades ClubSport e os pedais CSL Elite V2. Este pacote é muito melhor do que o Starter, mas também custa um braço e uma perna: espere pagar 1.560 euros sem ofertas especiais e 1.460 euros com ofertas especiais.
Conjunto Premium Podium DD2 Formula (25 Nm)
Agora é a vez do melhor pacote Ready to Race da Fanatec: o Podium DD2 Formula Premium. Este pacote inclui a base Podium DD2 25 nm, a base de binário Pedais ClubSport V3 com célula de carga, o módulo de 6 pás Podium e o volante ClubSport Formula V2.5. Este pacote destina-se claramente a satisfazer os fãs de corridas de F1 e GT em geral, mas não deixa de ser o melhor que a marca oferece em forma de kit.
Basicamente, é simples: é o melhor que se pode encontrar atualmente no mercado em termos de compatibilidade com títulos e plataformas, bem como as sensações e o realismo que proporciona. Os 25 nm de binário são simplesmente enormes, e para todos os títulos. Note-se que é necessário um cockpit capaz de suportar este binário, caso contrário não funciona.
O pedaleiro é o melhor que a Fanatec tem para oferecer, com um travão Load Cell com 90 kg de pressão e 2 pedais com sensor Hall. O design é elegante e sóbrio, com uma estrutura totalmente metálica. O volante, por sua vez, é feito de fibra de carbono e é igualmente atrativo e fácil de manusear, desde que tenha alguma experiência de F1.
Este pacote pode ser trocado pela soma principesca de 2439,80 euros e é o primeiro em que se pode fazer algumas poupanças comprando os periféricos como um kit. Existe também uma versão menos “agressiva” deste pacote com a base DD1 de 20 nm e os pedais CSL em célula de carga por 2079,8 euros.
Os melhores packs standard da Fanatec
Estes pacotes são numerosos e acrescentam essencialmente valor à sua instalação. Por exemplo, existe um kit de volante e pás, um volante e cubo, um volante e QR, um kit completo que inclui alavanca de mudanças, pedal de embraiagem e travão de mão, etc.
Pacote avançado ClubSport Steering Wheel Formula V2.5 X
Assim, este pacote inclui o volante ClubSport Formula V2.5 volante, o módulo de pás Podium e um conjunto de autocolantes e tampas de botões, tudo por 609,85 euros. Vou ser sincero: em termos de preço, não se ganha nada. O objetivo é oferecer um kit pronto a usar, sem ter de procurar demasiado pelos produtos que lhe convêm.
O volante é um volante de fibra de carbono do tipo Formula, com 27 cm de diâmetro, com um pequeno ecrã LED e um RevLED mesmo por cima. O design é um sucesso e a qualidade de construção é inigualável. Há um total de 11 botões, 2 interruptores, 7 interruptores divertidos, um QR metálico e joysticks analógicos. É mais do que suficiente para melhorar a sua configuração. O pacote inclui também um conjunto de autocolantes para que possa personalizar os comandos do seu volante como quiser e um módulo de 6 pás da gama Podium.
Na minha opinião, este pacote é perfeito para os pilotos que já têm uma configuração Fanatec e querem adicionar um excelente volante para corridas de F1 ou GT. Para utilizar este pacote, é necessário ter uma base Fanatec, caso contrário não funcionará.
ClubSport Volante Flat 2 V2 para Xbox Advanced Bundle
Este pacote inclui o volante ClubSport Flat 2, o hub de botões Xbox e o módulo de 6 pás Podium. O volante é bastante básico, com uma base plana e um diâmetro de 27,5 cm. O forro é de camurça sintética vermelha. Sinceramente, não gosto muito desta cor, é demasiado vistosa para mim. A estrutura da roda é feita de metal com um acabamento anodizado prateado. Vendido a 579,90 euros em promoção, não tem nada a ganhar se o preço não for de promoção.
Juntamente com este volante, o pacote inclui um centro de botões para a Xbox e um módulo de 6 pás Podium. Estes dois produtos são aparafusados na parte de trás do volante para poderem ser utilizados. Mais uma vez, é necessário ter uma base Fanatec para tirar o máximo partido deste pacote. No entanto, o QR não é fornecido com o volante, pelo que terá de o adquirir separadamente.
Kit de atualização CSL Pedals Ultimate
Este pacote foi desenvolvido pela Fanatec para os pilotos que pretendem dar mais realismo às suas sessões de simulação de corridas. No menu: pedal de travão Load Cell, kit de pratos de pedaleira, ClubSport Shifter V1.5 com botões diferentes, ClubSport Handbrake 1.5, tudo vendido por 644,75 euros. Como é habitual, este pacote não lhe permite poupar dinheiro, uma vez que todos os periféricos são vendidos ao mesmo preço.
No entanto, este pacote vai certamente fazer as delícias dos pilotos que procuram novas sensações e uma boa dose de realismo. A alavanca de velocidades da Fanatec é provavelmente a melhor da sua categoria, combinando o padrão H e as caixas de velocidades sequenciais. Além disso, o pacote inclui diferentes botões para satisfazer todas as suas preferências. O travão de mão também é excelente, mas não é hidráulico. Mas, no seu escalão de preços, isso é perfeitamente normal. No entanto, possui um sensor semelhante, que permite dosear o bloqueio da roda traseira durante as sessões de drift ou as etapas de rali.
E, finalmente, um pedal de travão Load Cell para a CSL Pedals. Basicamente, é o melhor dispositivo deste pacote, especialmente se quiser atualizar a sua pedaleira CSL básica. A célula de carga permite uma maior imersão na simulação de corridas, especialmente durante travagens fortes.
Qual escolher?
Honestamente, tudo depende da sua configuração atual e do que pretende melhorar. Se já possui uma placa de base Fanatec (CSL DD ou Podium DD), seria uma boa ideia optar por um pacote padrão que inclui um volante e pás, ou um kit de pedaleira, manípulo de mudanças e travão de mão. Estes pacotes são perfeitos para quem já tem o pé na porta do ecossistema Fanatec e pretende atualizar a sua configuração.
Por outro lado, se não tiveres nenhum periférico Fanatec e quiseres montar uma configuração com os produtos desta marca, o melhor é adquirires um pacote Ready to Race, que inclui pelo menos uma base, um volante e uma pedaleira.
0 comentários