Pedais ativos Simucube
Benefícios
- O feedback tátil do ABS aumenta enormemente a sensação de imersão
- Configurações para atender a todos os motociclistas
- Sensações naturais sob os pés
Desvantagens
- Um preço de venda além de qualquer compreensão
- Pedal do freio muito grande e, acima de tudo, muito pesado
Nossa classificação: 9,2/10
A Simucube é uma grande inovadora em simuladores de corrida, e é por isso que a marca é a preferida das equipes de automobilismo. Quase todos os simuladores profissionais são equipados com periféricos e outros produtos da Simucube.
As bases DD desse fabricante são consideradas as melhores do mercado e, depois de experimentá-las, posso confirmar isso. Você não encontrará nada melhor, exceto talvez outra da Simucube. O restante do catálogo dessa marca é bastante escasso em comparação com o da Simagic ou da Fanatec. É claro que esse não é o mesmo segmento em que as marcas alemãs e chinesas de periféricos de corrida simulada operam, porque elas visam um público geral, enquanto a Simucube está em uma categoria superior de clientes. Pense na Simagic e na Fanatec como a Lamborghini e a Ferrari dos carros; premium, de qualidade e cara, mas a Simucube é a Pagani; exclusiva, arrojada, altamente valorizada.
Entre as bases DD e os poucos volantes de inércia, a Simcube revolucionou o segmento de pedais com seu ActivePedals. Trata-se de um pedal de freio com um motor elétrico que é totalmente gerenciado por software para fornecer resistência e, a seguir, vamos analisar o valor desse produto, cujo preço é simplesmente exorbitante.
Características principais e técnicas do pedivela
- Pacote disponível em várias configurações
- Pressão máxima de frenagem 170 kg
- Peso de 6 kg para o pedal ativo
- Dimensões 100 mm x 250 mm x 402 mm
- Pode ser usado para freio, embreagem e acelerador, dependendo da configuração
- Simulação de feedback do ABS, acelerador, velocidade do motor, forças no carro, etc.
- Estrutura totalmente metálica
- Ajuste do pedal via software
- Compatível com produtos para PC e Simucube
Conceção
O design do ActivePedals é único, devo dizer. É uma caixa grande, toda em metal, na cor preta, com detalhes em laranja. É certamente muito bonita, mas também é muito grande, com um comprimento de mais de 40 cm.
Em termos estéticos, os ActivePedals – e estou falando apenas do pedal de freio – não se parecem com os pedivelas de outras marcas, mas sim com uma adição futurista do tipo Rail Gun que realmente se destaca. É muito bonito e você o notará diretamente no seu equipamento, especialmente com a parte inferior à mostra.
Quanto ao acelerador, seu design é muito mais convencional e também mais minimalista. A placa do pedal tem o logotipo da Simucube, enquanto o restante do dispositivo é totalmente preto, com exceção de um botão laranja e uma mola cromada.
Montagem por medida
O pacote ActivePedals tem um padrão de montagem bastante padrão a partir de baixo, com 6 pontos para o pedal do freio (o ativo) e 4 para o pedal do acelerador. Você pode montar esse conjunto diretamente no chassi ou por meio da placa oferecida pela Simucube.
Se você optar pela última opção, precisará montar a placa primeiro e, em seguida, prender os pedais. A Simucube fez essa escolha para que você tenha um suporte modular, adaptável a todos os ciclistas, porém robusto.
Fabrico e acabamento
Você realmente precisa falar mais sobre os produtos da Simicube? Na verdade, não, e é por isso que não vou me alongar sobre isso aqui.
Simplificando: o ActivePedals é um pacote que custa caro, e isso se reflete na qualidade de construção e no acabamento, que são exemplares. Você não encontrará uma única falha nesse dispositivo da marca Simucube, e isso vale para todas as peças. Até mesmo a montagem é perfeita, sem lacunas, folgas, falhas ou qualquer outra coisa. É um produto muito premium que exala uma aura de qualidade só de vê-lo em sua configuração, e eu adoro isso.
Ajuste do suporte inferior
Com exceção do pedal do acelerador, no qual você precisará de ferramentas para ajustar sua posição de acordo com seu estilo de direção, tudo no freio é feito via software, pois esse ActivePedals é motorizado.
Com o software da Simucube, você pode definir a resistência do pedal, o curso do pedal, o batente do curso, a pré-carga, a zona morta (se você quiser uma), o amortecimento, o ABS, o atrito e uma série de outros parâmetros. É muito abrangente e, ao mesmo tempo, muito fácil de usar.
Até mesmo o conforto do seu pé pode ser ajustado via software, aproximando um pouco mais o pedal, por exemplo, ou mudando seu ângulo, e assim por diante. É mágico, para dizer o mínimo, especialmente se você estiver vindo de um pedal padrão. E ele não é nem um pouco frágil, nem apresenta qualquer folga no eixo do pedal; tudo é extremamente sólido e não se move.
Sensações durante o jogo
Vamos ver qual é o valor dos ActivePedals da Simucube em um equipamento. Em primeiro lugar, esse pedivela é bastante simples do ponto de vista mecânico; você tem um motor elétrico que gerencia o feedback e todo o comportamento do pedal do freio, e o aspecto mais importante é o software. E, para simplificar, o software desenvolvido pela Simucube é mais do que excelente para gerenciar seus ActivePedals.
As sensações sob o seu pé – ou os seus pés, já que você pode usar o ActivePedals para o freio, o acelerador e a embreagem – são ultrarrealistas e naturais, fazendo você pensar que está em um carro de corrida de verdade e na frente de um conjunto de manivelas hidráulicas quando o pressiona. Além disso, esse pedal se adapta às suas preferências de direção, e não o contrário, pois com a maioria dos pedais você terá que fazer concessões, seja em termos de resistência, curso do pedal, sensação ou qualquer outro aspecto. Este pedal leva apenas alguns minutos para se adaptar a você.
Outra sensação interessante proporcionada pelo ActivePedals é o efeito do ABS. Poucos pedais no mercado de simulação de corrida oferecem isso, e eles o fazem com motores hápticos. É muito útil quando você está correndo para saber quando as rodas travam, além de ser muito envolvente durante as sessões de corrida. A solução da Simucube é usar o motor elétrico para o feedback do ABS e, meu Deus, ele é extremamente realista. Está vendo quando as rodas de um carro travam e você sente isso no pedal do freio? Com o ActivePedals, é a mesma coisa, com o motor elétrico aplicando vibrações em todo o pedal. É puro prazer na prática, mas não é gerenciado nativamente pelos títulos de simulação de corrida até o momento. Então, como isso funciona? O software da Simucube usa a telemetria para detectar o travamento da roda e aplicar o efeito ABS de acordo com suas configurações.
Compatibilidade
Obviamente, o ActivePedals só é compatível com a plataforma Windows PC. Isso é normal para ciclistas que usam computadores, e somente essa plataforma é capaz de obter todo o potencial desse pedivela e, acima de tudo, de configurá-lo como você achar melhor.
No que diz respeito aos títulos de corrida simulada, a lista é longa e inclui todos os que estão disponíveis atualmente no mercado. Não podemos nos esquecer de que a Simucube é considerada líder no segmento ultrapremium, portanto…
Relação qualidade/preço
Acho que já mencionei o fato de que o ActivePedals é caro, e isso está longe de ser verdade. Dependendo da configuração do produto, você pagará uma conta que começa em mais de €2250 e chega a quase €6700, sem suporte, devo acrescentar.
Eu estaria mentindo se dissesse a você que a relação custo-benefício dos ActivePedals não é tão ruim assim. É verdade que as sensações proporcionadas estão no limite entre o virtual e o realista, e que a qualidade de construção é digna de um Bentley, além de ter ajustes mais ou menos infinitos para os pedais. Mas, na minha opinião, ainda é muito caro.
O meu veredito
Está claro que o público-alvo da Simucube são as equipes de automobilismo, para que possam equipar seus simuladores. Nesse aspecto, não podemos fazer nada melhor do que uma sessão com um carro de corrida real, mas isso custa dinheiro, seja em termos de combustível, desgaste do veículo ou risco de acidente, mesmo que os carros sejam agora muito seguros para seus pilotos.
Além de alguns pilotos virtuais que gostam muito de realismo e, acima de tudo, podem pagar por isso, poucas pessoas comprarão ActivePedals. O preço pode baixar, mas somente se outras marcas começarem a trabalhar com essa tecnologia. Se isso não acontecer e a Simucube continuar sozinha, não espere que os ActivePedals se tornem acessíveis, o que é uma pena, pois, em última análise, é o melhor pedal de freio do mundo.
0 comentários