P1Sim Mistral
Benefícios
- Disponível com 2 ou 3 pedais
- Excelente feedback da corrida
- Feedback tátil no acelerador e no freio
- Pedais totalmente ajustáveis (hardware e software)
Desvantagens
- Não muito, além do feedback tátil que faz um pouco de barulho
A nossa classificação: 9,7/10
Parece não haver escassez de marcas e participantes no setor de corrida simulada, especialmente aqueles que se concentram no mercado de alto nível. De tempos em tempos, surge uma nova marca que quer competir com os grandes nomes do setor. No segmento convencional, ou seja, marcas para todos, é provável que o projeto seja difícil de alcançar, porque participantes como Fanatec, Simagic e Moza estão no jogo há algum tempo. Você pode fazer isso se oferecer preços competitivos e, acima de tudo, produtos inovadores.
Na parte superior do mercado, bem, isso pode funcionar, já que se trata de um mercado relativamente pequeno. O exemplo que posso dar a você é o de uma pequena empresa francesa , a P1SIM, que oferece periféricos de corrida simulada feitos à mão, voltados para o segmento premium e até mesmo superior.
Entre os produtos vendidos no site da marca está o conjunto de manivelas Mistral. No papel, é um modelo com 2 ou 3 pedais, um sensor HALL no acelerador, uma célula de carga de 200 kg no freio e uma embreagem que se parece com o acelerador. A seguir, vou apresentar a você essa pedaleira e dizer o que ela faz em um equipamento de simulação de corrida.
Características principais e técnicas do pedivela
- Construção totalmente metálica, desde a placa do pedal até a estrutura, incluindo todos os sistemas de resistência (acelerador, freio e embreagem)
- Célula de carga no freio com resistência de 200 kg
- Sensor HALL no acelerador
- Todos os aspectos dos pedais podem ser ajustados
- Compatível com PC e Simhub por meio de um plug-in
- Disponível em uma variedade de cores para os componentes do suporte inferior
- Feedback tátil nos pedais do freio e do acelerador
- Pedais individuais para uma posição de sua escolha em um chassi e a possibilidade de instalá-los em uma placa vendida pela P1SIM
Conceção
O design do Mistral pode ser resumido em uma palavra: magnífico. Costumo pensar e dizer que muitos produtos de simulação de corrida são bonitos, mas o Mistral realmente eleva muito o nível em comparação com a concorrência. Não sei se é o design ou os elementos de personalização de cores que você pode escolher, mas ele é realmente muito bonito. Na verdade, acho que é o único produto de corrida simulada, pelo menos no pedalboard, em que você tem várias cores disponíveis, se eu não estiver sendo bobo, é claro.
São oferecidas três cores gerais: preto fosco em toda a extensão, preto brilhante em toda a extensão e preto brilhante com pedais brancos ou cinzas muito claros, dependendo da luz. É bonito, mas não chamativo, a não ser que você use os elementos roxos, é claro. Ao vê-lo pela primeira vez, você pensará que se trata de um produto retirado de um carro de corrida, e é isso que a empresa diz em seu site: “Projetado por engenheiros de corrida reais e desenvolvido com pilotos reais”.
Montagem por medida
O Mistral pode ser montado de duas maneiras diferentes: diretamente no cockpit ou na placa de base, ou no suporte, se você preferir. Para fixar os pedais, você usa dois parafusos que são fixados diretamente em um quadro ou na placa de base, usando os parafusos e as porcas fornecidos com o Mistral. Tudo o que você precisa são as ferramentas para realizar a operação.
No entanto, devo informá-lo de uma coisa: a fixação da placa de base não é padrão para se adaptar às soluções já existentes no mercado, exceto em perfis de alumínio. Se você tiver um chassi tubular, é quase certo que terá que perfurar a placa para alinhar os orifícios dos parafusos. É uma pena, devo dizer, mas, ao mesmo tempo, o P1SIM só viu a luz do dia em 2022, então acho que a empresa deve corrigir as coisas a tempo.
Fabrico e acabamento
Nesse ponto, o termo “muito premium” foi enfatizado em todas as reuniões. Pelo preço, você recebe metal, metal e nada além de metal. A qualidade de construção está bem acima do que você encontrará no segmento Mistral, e por uma boa margem. Todas as peças são montadas à mão, de acordo com o site da marca, com grande atenção aos detalhes.
Seja a estrutura dos componentes do pedal, os rolamentos, as molas ou os parafusos e porcas, tudo é magnífico e de alta qualidade. Ao se lançar nas corridas virtuais para competir com marcas populares, era essencial oferecer um produto de qualidade, e a P1SIM e sua Mistral venceram o dia.
Configurações do pedal
Como temos pedais independentes, os ajustes são excelentes em sua localização no chassi ou na placa de base. Você pode brincar com o espaçamento como quiser, de cabeça para cima, de cabeça para baixo, simétrico, assimétrico, etc. E isso é apenas para a montagem. E isso é apenas para fixá-los.
Uma vez no lugar, você pode alterar a inclinação dos pedais, a resistência das molas (exceto para a embreagem, que é padrão), o ângulo dos pedais e tudo o mais. É realmente muito avançado, e tinha de ser, caso contrário, o Mistral não conseguiria encontrar compradores em um mercado de corrida simulada povoado por concorrentes ferozes.
E essa é apenas a parte mecânica das configurações. Esse pedivela é compatível com o Simhub por meio de um plug-in específico que leva o aspecto de configuração e parametrização ainda mais longe. Basicamente, você pode fazer tudo via software, desde a calibração e as curvas do pedal até o feedback tátil no freio e no acelerador. Como eu disse, ele é completo, e tinha que ser, caso contrário, por que se arriscar com uma marca que ainda está em sua infância?
Sensações durante o jogo
Vamos passar para o assunto que mais nos interessa no Mistral: a sensação. Para encurtar a história, é um excelente pedivela para sim-racing, especialmente vindo de uma empresa que acaba de ser lançada no mercado.
Em termos de conforto de pilotagem, fiquei encantado com o Mistral pelo simples fato de esse pedivela oferecer uma ampla gama de ajustes de pedal. Da inclinação ao espaçamento, sem esquecer o curso e a dureza das molas, absolutamente tudo é ajustável, de modo que você pode ter um pedivela adequado a todas as situações de corrida simulada. Seja em GT, F1 ou condução tranquila, o Mistral é perfeito em qualquer cockpit.
No que diz respeito ao pedal do freio – e vamos deixar claro que esse é o mais importante de todos – os diferentes elastômeros fornecidos com o Mistral oferecem um nível específico de resistência. E, juntamente com as configurações do pedal, tanto de hardware quanto de software, você descobrirá rapidamente que está satisfeito com um pedal preciso que proporciona uma sensação realista. Além disso, o Mistral é equipado com feedback tátil no freio e no acelerador, o que é excelente para uma dose extra de realismo quando há intervenção do ABS, do controle de tração ou simplesmente perda de aderência. Sinceramente, o feedback tátil deveria ser instalado em todos os pedais de manivela de alta qualidade, pois, na minha opinião, é um divisor de águas.
Compatibilidade
Não é de surpreender que o Mistral seja compatível apenas com PCs com Windows 10 e 11. Para os drivers virtuais que não querem abrir mão do Windows 7, talvez seja hora de fazer a atualização, ou você corre o risco de perder uma experiência única com esse pedalboard.
No que diz respeito aos títulos de corrida simulada, a lista é longa e inclui AC, ACC, iRacing, rFactor e outros. Ela é abrangente e você não deverá ter problemas de compatibilidade, nem mesmo de detecção, desde que tenha uma máquina recente e um título atualizado.
Além disso, como mencionei acima, o Mistral é compatível com o Simhub, bastando que você instale o plug-in específico da pedaleira.
Relação qualidade/preço
O Mistral custa a partir de 649 euros na configuração de 2 pedais e custa 899 euros se você optar pela embreagem. Ele é caro, é claro, mas, ao mesmo tempo, é premium e de alto desempenho. Eu diria que sua relação custo-benefício, em comparação com a concorrência da Simagic,Asetek Simsports e outras marcas, é excelente, especialmente no que diz respeito à sensação.
O meu veredito
O Mistral é um excelente pedivela topo de linha que visa conquistar uma fatia do mercado de corrida simulada contra marcas bem estabelecidas no segmento. E, considerando a sensação, o design e a qualidade de construção desse pedivela, tenho que dizer que ele tem todas as chances.
Para os jogadores de PC, eu o recomendaria sem a menor hesitação, especialmente se você estiver comprando entre €700 e €900.
0 comentários