Basicamente, é verdade que temos configurações de simulação de corridas que são muito semelhantes em termos de certos periféricos. É preciso dizer que não se pode fazer simulação de corridas sem um volante, uma base, uma pedaleira, um monitor e uma plataforma (PC ou consola). Isto é o básico. Mas alguns usuários têm configurações com produtos adicionais para solucionar um problema de espaço, imersão e realismo, ou tudo ao mesmo tempo.
Para obter imersão e realismo, além de atualizar seus periféricos de simulação de corrida para outros mais potentes (como um volante Direct Drive, pedais Load Cell/hidráulicos etc.), você tem a opção do cockpit, que lhe dará uma boa dose de imersão pelo seu dinheiro. Na verdade, não há melhor maneira de se sentir como se você estivesse dentro de um carro de corrida do que em um cockpit com assento de balde. No entanto, às vezes pode ser caro, especialmente se você escolher um produto de qualidade específico para uma modalidade de esporte motorizado.
Há uma alternativa a tudo isto, claro, e pode ser barata em alguns casos. Estou a falar de suportes de volante que permitem fixar os seus periféricos de simulação de corridas e tirar o máximo partido da disciplina que todos adoramos. A seguir, vou apresentar-lhe os melhores suportes de volante disponíveis no mercado.
O que é um suporte de volante?
Um suporte para volante é, como o nome sugere, um produto que pode ser utilizado para fixar o volante, a base e os pedais para sessões de simulação de corridas. Pode pensar-se nela como uma consola para o volante e outros periféricos. Este tipo de produto é ideal para os corredores que têm uma configuração sem secretária ou mesa, especialmente os que utilizam consolas na sala de estar. Como deve imaginar, os jogadores de consolas utilizam grandes televisores como monitores, e ter uma secretária no meio da sala de estar não é o ideal, nem para decoração nem para corridas de simuladores. Assim, a solução é um suporte para volante que se situa a meio caminho entre uma secretária e um cockpit, mas que tem a vantagem de ser leve e fácil de deslocar.
Suporte para Volante de Corrida Next Level Lite
Corrida de nível seguinte é um dos principais intervenientes no sector das corridas de simuladores, nomeadamente no segmento dos cockpits. Mas o fabricante não se fica por aqui e oferece também um suporte para volante + base, pedaleira e manípulo, o Suporte de rodas Lite.
Este produto apresenta-se sob a forma de uma placa que é colocada no chão e à qual é fixada a pedaleira. Este dispositivo está assente numa base ajustável para acomodar o maior número possível de utilizadores. Mesmo no meio, temos uma barra tubular telescópica, com uma placa por cima. A placa suporta os chainstays e os volantes, com uma pequena extensão lateral para as mudanças. Com este produto, pode utilizar praticamente qualquer base com um sistema de fixação na parte inferior.
Estruturalmente, é mais ou menos sólido e estável para o que tem. Se estiver a utilizar bases de transmissão por engrenagem/correia (Logitech G923, Thrustmaster T248etc.). Mas se tiver um Direct DriveToda a estrutura se move, especialmente se o casal for grande. Para mim, é perfeitamente normal, uma vez que não há muitos reforços e que o escalão custa cerca de 130 euros. Consequentemente, vale a pena levá-lo pela sua configuração, mas apenas para bases com 4 nm de binário ou menos.
O suporte de rodas Pro Deluxe V2
Este suporte está na mesma linha que o Corrida de nível seguinte como acabámos de ver, desta vez com uma estrutura tubular, em vez de placas como no outro. O design é bastante simples, com tubos e almofadas de borracha nos cantos para evitar danificar o parquet e/ou o chão.
O sistema de fixação dos pedais neste suporte é bastante básico, com uma espécie de patilha que se enrosca nas duas extremidades para os manter no lugar. Para simplificar, parece muito barato, e é melhor ter uma pedaleira não muito larga (de preferência com 2 pedais), caso contrário pode não caber de todo.
O volante é o mesmo: um tubo telescópico com uma placa no topo para fixar as bases de vários volantes disponíveis no mercado. Le Suporte para rodas Pro Deluxe V2 é dobrável, o que facilita a sua arrumação num armário ou num canto da casa.
Passemos à estabilidade. Mais uma vez, é relativo: se tiver uma base que não produza muito binário, o suporte é bastante estável. Mas se tivermos um Direct Drive que esteja a fazer muita força, e especialmente se o force feedback for repentino, o suporte vai oscilar, e muito. Por uma vez, este produto destina-se a pilotos que apenas querem passar algum tempo em frente do seu simulador, e isso reflecte-se no preço. Com um preço de cerca de 130 euros, o Suporte de rodas Pro Deluxe V2 pode ser uma alternativa a uma secretária ou mesa se não tiver bases Direct Drive.
Suporte do volante Ukiki
Mesmo que este produto tenha um nome um pouco estranho, não é certamente um deles. Assim, oUkiki é um suporte para o volante muito apreciado pelos condutores que o experimentaram e que não custa um balúrdio (cerca de 100 euros).
O suporte tem uma estrutura tubular, com placas na parte superior e inferior para acomodar uma pedaleira, uma escora e um volante, e até mesmo uma alavanca de velocidades. A base do pedal é grande e ajustável, dando-lhe um maior controlo sobre a sua posição de condução.
O suporte da base/volante também é telescópico, mas não é reto. Ambas as barras têm um ângulo que se eleva na direção do condutor e são também ajustáveis. No que diz respeito às bases, é possível fixar quase tudo o que existe atualmente no mercado, bem como pedalboards (a base é grande).
A estrutura é bastante estável, mesmo com uma base Direct Drive. No entanto, não recomendaria a utilização de um com mais de 5 ou 6 nm de binário, caso contrário, o suporte Ukiki terá tendência a oscilar um pouco sob direção forte. Há também o facto de as instruções de montagem não serem muito claras, pelo que terá de ser paciente ao montar tudo.
Em suma, penso que o Ukiki é um suporte de voo bom e económico que se adequa a muitos cavaleiros principiantes/amadores.
Qual escolher?
A escolha de um apoio para o volante pode, por vezes, ser difícil, especialmente se a sua configuração for atípica. Mas há alguns aspectos a ter em conta ao fazê-lo, nomeadamente:
- Configuração. Muitos corredores estão em PCs com secretárias e/ou mesas. Não é necessário um suporte para o volante, porque a secretária serve perfeitamente, desde que tenha periféricos de simulação de corridas que possam ser montados nela. Mas também há corredores de consolas que não têm uma secretária na sala de estar, e é aí que um suporte para volante se destaca pelo seu design compacto e utilidade.
- A falta de espaço. A falta de espaço é muito comum no simulador de corridas, especialmente se viver num apartamento pequeno. O exemplo mais concreto é a falta de espaço para um cockpit, porque estas bestas ocupam por vezes, ou mesmo frequentemente, muito espaço. Assim, um suporte para volante será perfeito se não tiver muito espaço em casa.
- Periféricos de simulação de corridas não muito potentes. Estou a falar principalmente das bases dos volantes. Para a maioria dos apoios de volante, não será possível acoplá-los a bases Direct Drive sem correr o risco de provocar uma grande inclinação durante a condução. É preciso dizer que estes suportes são ideais para bases accionadas por correia ou por engrenagem.
O orçamento. Por isso, a melhor configuração de simulação de corridas é um cockpit. Só que um produto deste tipo pode, por vezes, ser dispendioso, exceto que o suporte do volante não ultrapassa os 140 euros na maioria dos casos. Se a sua conta bancária não lhe permite comprar um cockpit e não tem onde colocar os seus periféricos de simulação de corridas, um suporte para o volante é suficiente.









0 comentários