Leoxz XGT Ultimate
Benefícios
- Estrutura sólida
- Compatível com as bases Fanatec
- Preços competitivos
Desvantagens
- Volante que se torna bastante caro se você marcar todas as opções disponíveis
- Um painel frontal com alguns controles a mais
A nossa classificação: 9,2/10
Se você está procurando um volante no estilo Fórmula, o mercado está literalmente cheio deles. Entre os oferecidos por marcas premium generalistas, como Simagic e Fanatec, e os disponíveis em fabricantes elitistas, é muito fácil se perder e perder um braço também quando você vê os preços de determinados volantes.
Para os fabricantes que conhecemos, a história é resolvida rapidamente. No entanto, há alguns nomes que passam despercebidos.
Entre as marcas desconhecidas, temos a Leoxz, um fabricante de periféricos de corrida simulada que surgiu do nada, mas que, mesmo assim, conseguiu fazer seu nome. O que sabemos é que a marca oferece um catálogo decente de periféricos de corrida simulada, incluindo o XGT Ultimate. É um volante no estilo Formula/GT, em composto com uma placa frontal de fibra de carbono, e está em nossa configuração de corrida simulada. Vamos testá-lo e dizer a você o que vale a pena.
Características principais e técnicas do volante
- Peso 1,5 kg sem QR
- Disponível para compra com QRs instalados de fábrica da Simagic, Fanatec ou Moza
- Compatível com Playstation (com algumas limitações), PC e SimHub
- Tela frontal IPS de 4,3″ para exibição de telemetria
- 14 botões RGB, 2 interruptores divertidos, 5 codificadores rotativos e 2 interruptores de polegar
- Versão com 4 ou 6 pás traseiras magnéticas
- RevLED na parte superior da tela e bandeiras de LED nas laterais
- Conexão com fio (USB) ou sem fio (2,4 GHz) com o PC
- 29,5 cm de diâmetro com formato retangular para a fórmula
- Placa frontal de fibra de carbono com 4 mm de espessura
- Padrão de 70 mm na parte traseira para o QR
- Alças de poliuretano
Design
O design do XGT Ultimate não é realmente uma revolução. A empresa não reinventou a roda, e esse volante está em linha com o que outras marcas estão oferecendo na categoria GT/Fórmula. Na frente, há uma placa frontal bastante movimentada, com mais de 20 controles no total. Você tem botões, codificadores, interruptores modernos, LEDs e uma tela IPS central. Na minha opinião, é um pouco demais, pois os controles são RGB e jogam as cores bem na sua cara.
Na parte traseira, você pode escolher entre 2, 4 ou 6 pás magnéticas, e o acabamento é um pouco inferior ao da concorrência. Se você pegar o volante sem o QR, terá a placa de circuito impresso visível, e isso certamente foi feito para reduzir o preço. Em suma, o XGT Ultimate é um volante bastante bonito, mesmo que a placa frontal seja muito cheia para o meu gosto.
Montagem personalizada
Essa foi a surpresa. Na traseira, você tem um padrão de montagem padrão de 70 mm que pode acomodar muitos dos QRs do mercado. Asetek, Simucube, Conspit, mas também Simagic, Moza e Fanatec. E o que é ainda mais surpreendente é que o XGT Ultimate pode ser encomendado diretamente com os QRs instalados das três últimas marcas mencionadas. Isso é inteligente e muito interessante, especialmente porque o volante é alimentado pelo QR. A comunicação é feita via USB ou sem fio de 2,5 GHz.
A instalação do QR, se você decidir usar o seu próprio, é bastante simples. O padrão é claramente visível, e tudo o que você precisa fazer é parafusá-lo no lugar. Para a comunicação sem fio com o PC ou o Playstation, você precisará adquirir um kit sem fio, que é vendido separadamente.
Fabricação e acabamento
Bem, a qualidade de construção do XGT Ultimate é boa, pelo que meus testes mostraram. A estrutura é composta, o que é apenas uma maneira elegante de dizer que é plástico reforçado com outros materiais. No entanto, ele é bem feito, bem como bem montado, e isso é o principal, se você quer saber.
Na parte traseira, a placa traseira é feita de metal para prender o QR que você escolher. Ele é sólido, o volante não se flexiona quando torcido e também é muito bem acabado. O XGT Ultimate é um volante que enfrenta os da Fanatec e da Moza Racing, com um preço absolutamente competitivo, se você optar pela versão básica, é claro.
Manuseamento do volante
O volante tem 29,5 cm de diâmetro, com formato retangular. A ergonomia geral do volante é muito boa, com controles de fácil acesso durante a condução. Você não precisará tirar as mãos dos punhos para acessar os controles.
O que notei, e isso é pessoal, é que os codificadores no centro são um pouco macios para o meu gosto. A propósito, eles são rotativos e, no calor do momento, você pode girá-los e alternar entre duas ou três posições em vez de apenas uma. É possível que isso ocorra apenas na unidade que eu tenho, mas lembre-se disso se você optar pelo XGT Ultimate.
As alças usam poliuretano como material. Sinceramente, é muito macio ao toque, o que deve ajudar durante longas sessões, e com um bom nível de aderência também. Para quem estiver interessado, não precisei usar luvas com esse volante.
Sensações durante o jogo
Quanto vale a XGT Ultimate em uma configuração? Em termos gerais, a roda é boa para o que ela é. Embora o fabricante, a Leoxz, use compostos para o XGT Ultimate, a estrutura é muito sólida. Não notei nenhuma curvatura, e fui direto para o volante, acredite.
O único pequeno problema – bem, não é realmente um problema, mas sim uma preferência desenvolvida com o tempo – são os rotaris, que são um pouco leves demais para o meu gosto. Se você estiver voando com luvas para imersão, pois o material das manoplas não fará suas mãos suarem, e quiser mudar a posição dos codificadores, é possível que um entalhe gire dois ou até três deles. Acho que é preciso agradar a todos, e essa escolha foi feita com isso em mente.
Por outro lado, para a configuração, usei uma base Fanatec, o ClubSport DD+ para ser mais preciso, e, francamente, você pensaria que o volante veio do catálogo da marca alemã. Até mesmo a base não viu nada, pensando que era de fato um volante Fanatec acoplado a ele. Tudo isso é possível graças ao emulador XGT Ultimate, que permite que você engane a base, caso contrário não funcionaria.
Compatibilidade
Como mencionado acima, o XGT Ultimate é nativamente compatível com PCs, mas você pode usá-lo em Playstations com o Gran Turismo fazendo algumas coisas. Você precisará do kit sem fio para conectar o volante à sua rede Wi-Fi e, em seguida, fazer a ponte para o console, mas é possível.
Para as bases, o cubo traseiro é um padrão de 70 mm. Além disso, a marca oferece QRs instalados de fábrica da Fanatec, Moza e Simagic, o que, francamente, não é ruim.
Custo-benefício
Dependendo de onde você comprar o XGT Ultimate, ele terá preços diferentes, começando em 500 euros e terminando em 780 euros.
Eu diria que o XGT Ultimate oferece uma boa relação custo/benefício em termos absolutos, se você não aceitar muitas opções, é claro.
Meu veredicto
No que me diz respeito, gostei das corridas que fiz com esse volante Leoxz. A marca não é conhecida pelos pilotos de todo o mundo, e certamente não é conhecida na Europa.
A XGT Ultimate ainda é uma ótima roda para comprar se você escolher suas opções com cuidado. Se você preencher todos os requisitos, ele se tornará muito caro, na minha opinião, e será melhor comprar um volante diretamente de outra marca conhecida. No entanto, o XGT Ultimate deve ser considerado com uma configuração Fanatec, pois a marca alemã não oferece um volante no estilo Fórmula/GT com uma tela central grande, exceto o Bentley Podium.











0 comentários