Escolha uma Página

Fanatec ClubSport Racing Wheel F1: teste e avaliação

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Roda de corrida ClubSport F1

Benefícios

  • Volante no estilo da F1
  • Excelente acabamento e qualidade de construção
  • Base DD com torque constante de 15 nm

Desvantagens

  • Disponível na versão de 2 paletes somente na configuração de estoque
  • Tecnicamente compatível apenas com PC e Playstation

A nossa classificação: 9,8/10

Fanatec é, sem dúvida, uma das marcas mais conhecidas do automobilismo virtual, e o motivo é bastante simples: com mais de vinte anos no setor e um catálogo de produtos abrangente e diversificado, a gigante alemã representa o ponto de partida para os pilotos que desejam entrar no automobilismo virtual.

A marca tem muitos fãs em todo o mundo, incluindo pilotos virtuais iniciantes, amadores e profissionais. É preciso dizer que o catálogo da Fanatec atende a todos os tipos de motociclistas, sejam eles competitivos ou experientes, e para todos os orçamentos. É fácil encontrar produtos de qualidade que não custam muito, mas o catálogo da Fanatec inclui periféricos que custarão a você um braço e uma perna.

Entre os pacotes oferecidos pela marca alemã, temos o Roda de corrida ClubSport F1 que representa um pacote quase completo, com uma base Direct Drive que fornece 15 nm de torque constante e um volante de fibra de carbono no estilo Formula e GT. Com um design amplamente inspirado no automobilismo – e com razão, já que esse volante é licenciado oficialmente para a F1 -, esse pacote será um item obrigatório para os puristas do monoposto no Playstation/PC. A seguir, apresentarei a você esse produto, listarei seus pontos fortes e fracos e darei minha opinião sobre ele.

 

Características principais e técnicas do feixe

  • Volante de fibra de carbono com 27 cm de diâmetro
  • Volante oficial licenciado para F1
  • Base ClubSport DD+ com 15 nm de torque constante
  • Volante compatível com PC e Playstation
  • QR2 de alumínio na traseira
  • Tela de LED pequena de uma polegada com RevLED
  • Acabamento em fibra de carbono forjada em azul
  • 11 botões, 2 interruptores rotativos, 3 codificadores, 1 joystick e 1 FunkySwitch
  • Ângulo de rotação de 2520°, com controle eletrônico
  • Alças de couro premium
  • 2 pás traseiras magnéticas

 

Conceção

Vamos começar com o design desse novo pacote de F1 da Fanatec. O volante é mais ou menos igual ao do ClubSport Formula V2.5, com exceção dos materiais usados e dos botões. Em vez de adesivos e um design geral chamativo que combina vermelho e fibra de carbono, o volante do ClubSport F1 é mais sóbrio. A placa frontal usa fibra de carbono forjada com detalhes em azul, e os adesivos agora são brancos. É muito bonito, muito mais minimalista agora.

O modelo básico é o ClubSport DD+, totalmente em preto, com uma faixa azul na traseira. Esse dispositivo é simples e muito semelhante ao CSL DD, que, na verdade, é inspirado nele.

 

Clubesport racing F1 imagem 2

Montagem por medida

O volante é equipado com o novíssimo QR2 de alumínio, que eventualmente substituirá o QR1 em todas as bases e volantes Fanatec. É muito fácil de instalar: você pode puxar o anel, inserir o volante, prestando atenção aos pinos de conexão, e depois soltar o anel quando a roda estiver presa, ou não puxar o anel primeiro e forçar um pouco o volante no lugar.

No que diz respeito à base, ela emite um torque constante de 15 nm, portanto, precisará ser instalada em um chassi ou, no mínimo, em um suporte de volante resistente. Naturalmente, a Fanatec afirma que o DD+ é compatível com Mesas de fixação da marca, mas, se eu fosse você, não usaria esse método de fixação de forma alguma. A potência do motor é suficiente para danificar os móveis, além de causar curvatura e instabilidade na maioria dos casos.

 

Fabrico e acabamento

Para o DD+, a Fanatec usa alumínio para a carcaça da base, com aletas de resfriamento para o motor e os componentes eletrônicos. A propósito, não há ventilador dentro da base, portanto, não há ruído parasita. O acabamento é perfeito, com todas as peças alinhadas, sem nenhuma lacuna ou espaço entre elas.

Embora o volante seja baseado em um modelo anterior da Fanatec, a marca atualizou seu acabamento para esse novo pacote. Como resultado, a fibra de carbono forjada de 5 mm é usada na placa frontal, com uma estrutura de alumínio na parte traseira (placa traseira). O acabamento de todos os elementos do volante é exemplar, desde os botões e adesivos até os punhos de couro e o QR2: tudo é impecável.

 

Como lidar com o pacote

O volante do F1 tem um diâmetro de 27 cm, o que é um pouco pequeno. No entanto, seu tamanho um pouco menor facilita o manuseio, principalmente em termos de ergonomia. Todos os controles, sejam eles botões, interruptores, codificadores ou paddles, estão bem organizados no volante, facilitando o uso no modo de corrida total. Suas mãos nunca sairão das alças desse volante, e você poderá alcançar todos os botões nele contidos. A única desvantagem são os paletes. Há dois deles na traseira, o que pode penalizar alguns pilotos que desejam ter o controle de largada, a embreagem no volante e assim por diante. É claro que a Fanatec oferece um módulo de palete Podium, mas ele custa cerca de 180 euros. Vale a pena comprar? Bem, isso depende de suas necessidades e de seu orçamento.

Clubesport racing F1 imagem 3

Sensações durante o jogo

Em primeiro lugar, o ClubSport DD+ é um novo modelo básico, lançado há alguns meses. Mesmo que tecnicamente esse produto seja novo, não devemos denegrir a experiência adquirida pela Fanatec ao longo de mais ou menos 20 anos de existência.

Essa base desenvolve 15 nm de torque constante, algo que você não encontra com frequência nos periféricos da concorrência, mas isso é muito melhor do que a potência de pico. No que diz respeito ao feedback, ele é simplesmente excelente, mas somente quando você dedica tempo para configurar a base adequadamente em relação a todos os seus parâmetros. O ClubSport DD+ não é uma base Plug & Play, como o CSL DD é mais ou menos.

Você sentirá todas as informações transmitidas pelo carro, tanto os detalhes leves quanto os pesados, e tudo com excelente feedback. Além disso, com 15nm de torque, você pode dizer adeus ao corte com praticamente qualquer volante que a Fanatec tenha a oferecer, mesmo os mais pesados.

O volante F1 atendeu às minhas expectativas e, acima de tudo, foi digno de ser acoplado ao ClubSport DD+. Mesmo que ele tenda a ser mais para os pilotos robustos do que para os pesos-pluma, você não sentirá os gramas extras, pois a base é suficientemente potente para isso.

 

Compatibilidade

Esse pacote é compatível com todos os periféricos e outros acessórios atualmente disponíveis na Fanatec, incluindo pedaleiras, suportes, shifters, freios de mão, volantes com o QR2 Wheel Site e assim por diante. Praticamente todo o catálogo está incluído sem o menor problema.

No que diz respeito aos títulos de corrida simulada, pude testá-lo no AC, ACC e rFactor, e todos os três funcionaram perfeitamente com ele. E, finalmente, as plataformas: no papel, você tem compatibilidade com PC e Playstation, mas, tecnicamente, é possível executar a base no Xbox, desde que você tenha um volante compatível com esse console. Por outro lado, você terá alguns contratempos aqui e ali, dependendo do título na maior parte do tempo.

 

Clubesport racing F1 imagem 1

Relação qualidade/preço

O preço desse pacote é de quase 1.300 euros no site da Fanatec. É certamente caro, mas, ao mesmo tempo, não há nenhum rival para o ClubSport DD+, pelo menos nos consoles. A qualidade da construção está à vista de todos, com materiais premium para o volante (fibra de carbono forjada) e uma base que é simplesmente magnífica em termos de sensação. Eu diria que o ClubSport Racing Wheel F1 oferece uma excelente relação custo-benefício.

 

O meu veredito

A Fanatec voltou a atacar com este novo pacote de F1 para PC e Playstation. Com seu design minimalista, excelente feedback de força e acabamento impecável, esse pacote é um verdadeiro sucesso, na minha opinião. Sua única grande desvantagem é o fato de que o volante vem com apenas dois paddles na parte traseira, o que limitará seu uso em corridas GT ou de resistência. Mas, por outro lado, o volante faz parte da linha ClubSport, e você tem a opção de atualizar os paddles com um módulo que oferece 6 deles. Ele não é barato, custando quase 200 euros, mas o desempenho não tem preço.

gt dd pro

Roda de corrida ClubSport F1

O melhor volante de F1 em 2024

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

Grid MPX: teste e opiniões

Grid MPX: teste e opiniões

GRID MPXBenefícios Design premium e minimalista do volante Estilo GT com excelente ergonomia Alto nível de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar