PXN V10
Benefícios
- Um pacote completo com base, volante, pedais e alavanca de câmbio
- Você tem uma sensação muito boa no PC para o básico
- Um preço atraente
Desvantagens
- Qualidade de construção decepcionante
- As sensações do console não estão no mesmo nível da concorrência
- Compatível com o console somente por meio do controle oficial
Nossa classificação: 5,2/10
Entre os jogadores de corrida simulada ativos no mercado, poucas marcas oferecem produtos compatíveis com PC e console. As mais conhecidas são Fanatec, Logitech e ThrustmasterCom periféricos que geralmente podem ser usados em um PC e em outra plataforma (PC e Playstation, PC e Xbox), pelo menos para o básico.
A Fanatec oferece volantes que podem ser usados no PC, Xbox e Playstation, como o ClubSport Porsche 911 GT3 R por exemplo, mas você precisará de uma base específica para o console que estiver usando. Você não poderá usar o ClubSport DD+ no Xbox com esse volante, pois a base só é compatível com PC e Playstation. E é mais ou menos a mesma coisa com a Logitech e a Thrustmaster, com ambas as marcas oferecendo variantes específicas de seus produtos para cada console.
No entanto, há um jogador não muito conhecido no mundo das corridas virtuais que afirma que seu pacote é compatível com as três plataformas. Trata-se da PXN e, de acordo com a marca, seu V10 pode ser usado no PC, Xbox e Playstation. E é isso que vamos ver a seguir.
Características principais e técnicas do feixe
- Pacote completo com base, volante, pedaleira e câmbio
- Volante com acabamento em alcântara e 27 cm de diâmetro
- Base com dois motores e uma engrenagem
- Pedais com 3 pedais ajustáveis
- Câmbio com 6 velocidades e marcha à ré
- Compatível com PC e console, mas somente por meio de um controle oficial
Conceção
O design do V10 não é tão ruim, devo dizer, inspirando-se na concorrência. O volante tem uma base ligeiramente plana, com alcântara em toda a volta e alguns elementos em vermelho.
Quanto à base, ela é toda preta e bastante grande para uma que não é Direct Drive. O pedivela é mais ou menos uma cópia Wish do Thrustmaster, com um braço de plástico e pedaleira de alumínio, e o mesmo acontece com o câmbio.
No geral, é muito bonito, mas nada além disso.
Montagem por medida
O volante se prende à base com um tipo de QR, que lembra os antigos Thrustmaster, mas muito menos sólido. O sistema de montagem é feito inteiramente de plástico, mas isso é bom para a potência gerada pelos motores, que, por sinal, é bem fraca.
No que diz respeito à base, o kit inclui uma placa de metal, mas é difícil usá-la em alguns chassis porque não há orifícios de fixação. Como resultado, o V10 é montado em um móvel por padrão.
Fabrico e acabamento
Não é de surpreender que o acabamento fique aquém do que a concorrência tem a oferecer. Considerando o preço, isso é compreensível. A alcântara no volante é barata, o plástico é barato e mal montado, os botões têm boa aparência, mas muitas vezes são irritantes de usar, e o mesmo vale para as pás de alumínio.
O pedivela não oferece muita estabilidade no solo e a alavanca de câmbio não é muito boa. Como eu disse anteriormente, esse pacote é barato e isso se reflete em sua construção e acabamento.
Manuseamento do volante
O volante tem 27 cm de diâmetro, o que o coloca na categoria de pequeno para uso geral. No entanto, os controles ficam perfeitamente sob seus dedos quando você está na pista, o que é bom. O que não é bom são os botões, que são irritantes de usar devido à falta de resposta, algo também encontrado nas pás, nos pedais e na alavanca de câmbio, que é supermacia quando você troca de marchas.
Sensações durante o jogo
No PC, a base está correta, mas nada mais. Os dois motores e a engrenagem no estilo Logitech proporcionam uma sensação bastante boa em termos absolutos. O feedback está presente e a roda é precisa, mas as sensações são mal medidas e muito desfocadas. Basicamente, ele não é preciso quando se trata de feedback de força.
Nos consoles, bem, a história é diferente. Como o V10 é compatível com o Xbox (One e Series) e o PS4 (sem PS5) por meio de um controle oficial, o feedback é mais ou menos o feedback háptico, com a resistência do volante aumentando com o ângulo de rotação. Os efeitos dos movimentos do corpo, o terreno e tudo o mais são deixados de fora da equação. Basicamente, é como se você estivesse usando um controle de Xbox ou Playstation.
Compatibilidade
Portanto, compatível com o console é uma palavra importante. Ele é “compatível”, mas somente por meio de um controle oficial do Xbox ou do Playstation. Você conecta o controle à base e, em seguida, conecta a base ao console. Como resultado, a plataforma (Xbox ou PS) reconhece o produto como um controle e aplica o perfil do controle. Vou deixar que você pense o que quiser sobre isso.
Relação qualidade/preço
Por 300 euros, o preço pode parecer atraente, mas, na realidade, não é nada disso, especialmente se você estiver usando um console. No PC, a pílula é mais palatável e, mesmo assim, eu preferiria que o V10 fosse vendido por cerca de 250 euros, considerando os recursos que ele oferece e, acima de tudo, sua qualidade de construção.
O meu veredito
O que posso dizer… nos consoles, você também pode jogar títulos de corrida simulada com seu controle, porque é mais ou menos a mesma coisa em termos de sensação, e também não custa nada. No PC, o V10 pode ser uma opção se o G923 ou o T248 estiverem fora de estoque. Sinceramente, prefiro as soluções da Logitech ou da Thrustmaster do que a PXN e seu V10. Pode ser mais caro, mas é muito melhor em termos de sensação.
0 comentários