FANATEC BMW M4 GT3
Benefícios
- Estrutura de fibra de carbono forjada
- Volante BMW, desenvolvido para o M4 GT3
- Excelente ergonomia
- QR2 Pro
Desvantagens
- Preço muito alto para um volante
- Não compatível com o Xbox
A nossa classificação: 9,7/10
Fanatec há muitos anos é considerada a opção ideal para quem deseja montar uma configuração de corrida simulada. É preciso dizer que a marca alemã trabalhou muito para alcançar esse status, principalmente ao expandir sua linha de periféricos de corrida simulada.
O catálogo do gigante alemão das corridas virtuais é dividido em três linhas: a CSL para pilotos iniciantes e de domingo, o ClubSport para pilotos amadores e semiprofissionais, e a Podium para a elite. Como você pode imaginar, o preço anda de mãos dadas com a variedade, e isso se aplica a todos os produtos que a Fanatec vende.
A marca alemã é conhecida por seu ecossistema de produtos intermináveis, especialmente volantes. Seu catálogo de volantes contém mais de 50 entradas, distribuídas entre as 3 linhas, e é claro que você encontrará algo que lhe agrade. Além disso, muitos dos volantes são licenciados oficialmente ou têm parceria com marcas automotivas de prestígio, como Sparco, Porsche e BMW.
Por falar nisso, a Fanatec desenvolveu a divisão divisão M A M4 GT3, uma das maiores marcas de carros de corrida do mundo, recebeu da fabricante bávara um volante específico que é usado em simuladores de corrida, mas também nos M4 GT3s que competem em competições. Que eu saiba, essa é a primeira vez que uma aliança desse tipo foi formada e, ao mesmo tempo, produziu um volante desse calibre: o Fanatec BMW M4 GT3. A seguir, apresentarei a você esse volante e direi o que penso dele.
Características principais e técnicas do volante
- Volante compatível com Playstation e PC
- 12 botões retroiluminados, 2 chaves rotativas, 2 botões na parte traseira do volante e 3 codificadores
- 2 pás magnéticas de fibra de carbono com configuração Push-Pull e 2 pás analógicas
- Estrutura completa de fibra de carbono forjada
- Tela OLED de uma polegada
- 308 mm de diâmetro com formato retangular
- QR2 Pro na parte traseira
- Peso aprox. 1,5 kg
Design
O design do M4 GT3 é muito esportivo e, devo dizer, muito bonito também. A estrutura utiliza fibra de carbono forjada, o que lhe confere um design de tirar o fôlego. É mais do que bonito: é magnífico.
O formato bastante retangular do volante é muito característico dos carros de corrida, especialmente dos GT3s. O logotipo da BMW está no centro, cercado por codificadores que são iluminados por trás, assim como os botões.
Na parte traseira do M4 GT3, ele não é como os outros volantes da Fanatec, onde você tem uma placa traseira que é parafusada à estrutura do volante. No M4 GT3, tudo é uma peça única, e isso é o que você espera de um volante desse calibre.
Montagem personalizada
Há duas versões do conjunto do M4 GT3: a primeira usou o QR1 em dourado quando o volante foi lançado há cerca de dois anos. Mas desde o lançamento do QR2 Pro, a Fanatec atualizou a liberação rápida do M4 GT3.
Portanto, o volante pode ser instalado em qualquer base com o QR2 Base Side, bastando puxar o anel e inserir o volante em seu encaixe. No entanto, os pinos ainda estão dentro do QR2, portanto, você precisa ter cuidado ao colocar o volante no lugar. Esse novo Quick Release da Fanatec é muito melhor do que o antigo, especialmente em termos de movimento. Mas, nesse caso, os pinos podem causar problemas e, principalmente, danos aos periféricos.
Fabricação e acabamento
Esse é um produto que utiliza fibra de carbono forjada em toda a sua estrutura. Desde a parte frontal até a placa traseira e as pás, tudo é feito de fibra de carbono forjada. Essa escolha de material foi ditada pelo simples fato de que esse volante é usado nos carros de corrida BMW M4 GT3. Não é uma réplica em escala, não. É um volante desenvolvido em parceria com a BMW para seus carros GT3 e também para simuladores de corrida.
A estrutura é ultra-resistente, projetada para suportar os abusos do automobilismo. E quanto ao acabamento, ele é ultrapremium (assim como seu preço, e eu o aviso, ele vai surpreender você).
O acabamento é puro Fanatec, com uma pitada de BMW. Em outras palavras, ele tem um acabamento excelente, premium em todos os sentidos. As manoplas não são feitas de alcântara ou couro, mas de um material que proporciona um nível muito alto de aderência, sem necessidade de manutenção.
Manuseamento do volante
O diâmetro do M4 GT3 é de pouco menos de 31 cm (30,8 para ser mais preciso), com um formato muito característico dos volantes GT3. Como resultado, é muito fácil se familiarizar com ele, especialmente quando você vê como os controles estão posicionados.
Na parte frontal, há 12 botões espalhados ao redor dos polegares, tornando-os facilmente acessíveis no meio de uma corrida. No nível dos seus indicadores, temos dois outros botões e quatro pás na parte traseira do volante, duas das quais são magnéticas.
Há duas chaves rotativas acima das alças e três codificadores na placa frontal. A ergonomia do M4 GT3 é excelente, que é o que você esperaria de um volante usado em competição no BMW M4 GT3.
Sensações durante o jogo
Quando o volante do M4 GT3 estiver em sua base, não tente instalá-lo em nada que não seja um Podium DD2 ou, no mínimo, um DD1, porque essa pequena joia foi projetada para proporcionar o máximo de sensações ao dirigir. Portanto, ou você tem uma base Podium ou nada. Assim, depois de instalar e configurar o volante (se quiser, é claro), você enfrentará os circuitos do mundo com carros da classe GT3 para maximizar a imersão.
Em termos de sensação, ele é excelente e, para ser sincero, eu não esperaria nada menos de um volante como esse. Embora a base do Podium DD2 faça a maior parte do trabalho, o M4 GT3 também faz uma grande contribuição graças à sua rigidez exemplar. Além disso, seu uso é tão intuitivo que você poderá esmagar o tempo todo, sem qualquer confusão ao selecionar um comando.
O material das alças proporciona a você um nível muito alto de aderência, sem fazer suas mãos suarem. Não estou dizendo que são necessárias luvas de corrida para pilotar esse volante, mas o material escolhido pela Fanatec pode ser usado com e sem luvas, e também por longos períodos, ao contrário do Thrustmaster SF1000, por exemplo, em que são necessárias luvas de corrida para evitar suar e transformar o volante em um banheiro depois do banho.
Compatibilidade
Esse volante é compatível com todas as bases Fanatec, desde que você tenha o QR Base Side correto. Digo isso porque o M4 GT3 foi atualizado com o QR2 quando este foi criado. As primeiras versões do volante tinham o QR1 em dourado, então você precisava ter o QR1 Base Side para fixá-lo em uma base. Para simplificar: se você comprar um novo agora, receberá o QR2 Pro. Mas se você optar por uma roda de segunda mão, ela poderá vir com o QR1.
No que diz respeito aos títulos de corrida simulada, você pode usar esse volante com todos os títulos disponíveis no PC e no Playstation 4/5.
Custo-benefício
O preço do BMW M4 GT3 é de 1.499,95 euros no site da Fanatec, o que o torna o volante mais caro que conheço. A relação custo-benefício não é boa, especialmente porque o catálogo da marca alemã está repleto de excelentes produtos de nível básico a preços muito mais baixos.
Meu veredicto
O M4 GT3 é claramente um volante elitista, projetado para satisfazer os desejos de corrida e simulação de um público muito específico, e também pequeno. Sejamos realistas: 1.500 euros podem comprar uma configuração completa da Fanatec, se você estiver comprando no mercado de ClubSport. Mas as pessoas que podem pagar por um volante de € 1.500 estão procurando o fator “uau”, o fator excepcional, o fator exclusivo e, acima de tudo, o fator competição.
É certo que o número de compradores é muito limitado, mas ele existe. A Fanatec não venderá esses volantes aos montes, mas sempre encontrará um entusiasta de carros para tê-los, seja para correr na sala de estar ou na pista.











0 comentários