Fanatec Gran Turismo DD Extreme
Benefícios
- Torque constante de 15 nm
- Compatível com PS5, PC e potencialmente Xbox
- Sensação e feedback de força imersivos
- Um acabamento muito melhor do que o de seu antecessor (GT DD Pro)
Desvantagens
- Um volante com ergonomia mediana, até mesmo medíocre em alguns casos
- QR2 Lite entregue a partir do estoque, mas com alto desempenho mesmo assim
A nossa classificação: 9,8/10
A Fanatec decidiu voltar à ativa e conquistar outras marcas em seu próprio território. O gigante alemão nos dá uma cena no estilo MCU, em que Thanos decide pegar a Manopla do Infinito e fazer o trabalho sozinho.
A Fanatec está presente no mercado de periféricos de corrida simulada há algum tempo, com uma linha que abrange tanto a parte inferior quanto a superior do segmento. Só que, já há algum tempo, a concorrência percebeu essa lacuna na Fanatec e tomou a iniciativa de preenchê-la. Assim, acabamos com as bases Simagic e Moza Racing que produzem mais de 15 nm de torque, e a Fanatec não tinha nada a oferecer a seus clientes nesse campo, exceto um CSL DD 8 nm ou Podium DD1 com 20 nm. Isso é pouco e muito para os pilotos que buscam o ponto ideal de 15 a 17 nm de torque.
Com o lançamento do ClubSport DD e do DD+, que desenvolvem 13 e 15 nm de torque constante, respectivamente, a Fanatec começou a trabalhar com força. Alguns disseram que essas bases são menos potentes que as da concorrência, mas não há como negar que o molho especial da marca alemã está presente em sua receita. Hoje, a Fanatec está lançando o Gran Turismo DD Extreme, um novo pacote desenvolvido em colaboração com a Polyphony Digital para os fãs da lendária saga de videogames de corrida do Playstation: Gran Turismo. A seguir, apresentarei a você esse pacote, discutirei seus pontos fortes e fracos e darei minha opinião sobre ele.
Características principais e técnicas do feixe
- Base que desenvolve 15 nm de torque constante
- Volante específico do Gran Turismo com 30 cm de diâmetro
- Compatível com PS5, PS4, PC e, possivelmente, Xbox (com algumas alterações)
- 4 pás traseiras
- Volante com couro vegano totalmente arredondado (couro sintético)
- Tela razoavelmente grande no painel frontal do volante (2,7 polegadas)
- Compatível com todo o ecossistema Fanatec
- Alguns controles são retroiluminados
Conceção
O design do GT DD Extreme é, pelo menos na base, idêntico ao do ClubSport DD+, já que esse pacote usa o mesmo periférico. E o ClubSport DD+ se parece muito com o CSL DD Pro. Como resultado, temos um formato muito específico para a base, um pouco como um X, com apenas algumas diferenças em termos de dimensões.
O DD+ é maior, bem mais longo, do que o DD Pro, incluindo o QR. O vestido preto combina muito bem com essa base, assim como o volante. O design da roda é baseado no do GT DD Pro, mas é qualitativamente melhor. Infelizmente, ele ainda é de plástico, mas desta vez é de melhor qualidade.
No geral, esse GT DD Extreme é sóbrio, bonito e combina perfeitamente com qualquer configuração, exceto, talvez, com um PS5 branco.
Montagem por medida
A base pode ser instalada pela parte inferior ou pelas laterais, usando as “porcas” incluídas na embalagem. O ClubSport DD+ é um modelo básico de médio porte, portanto, teve de ser ajustado ao chassi de várias maneiras diferentes. Além disso, esqueça a montagem dessa base em móveis, mesmo que a Fanatec ofereça um grampo por quase 100 euros. 15 nm é muito para um escritório.
Embora existam pontos de fixação na face da base, eles não se destinam à fixação desse dispositivo pela frente, mas servem como pontos de ancoragem para futuros acessórios Fanatec.
A montagem da base em um cockpit é muito fácil, como de costume com a Fanatec, e todos os parafusos e porcas estão incluídos no pacote. No que diz respeito ao volante, temos o QR2 Lite Wheel Side na configuração padrão, o que é surpreendente, devo dizer, especialmente pelo preço pelo qual o pacote é vendido. No entanto, posso garantir que esse QR composto pode suportar os 15 nm de torque do motor, portanto, não há problema com a lateral.
Fabrico e acabamento
Para o ClubSport DD+, ele é feito de alumínio fundido, usinado em máquinas CNC. O acabamento é de primeira qualidade em todos os aspectos, como estamos acostumados a ver nas bases Fanatec. A base, de todos os ângulos, é perfeita, sem manchas ou rebarbas. Todas as peças, especialmente as tampas, estão perfeitamente no lugar.
O volante ainda é feito de plástico composto, mas o acabamento é melhor do que o do GT DD Pro. O novo volante dá a impressão de uma mudança para o mercado superior, embora a Fanatec certamente quisesse usar materiais mais premium, mas seu colaborador deve ter se oposto.
A roda é composta de várias peças que se encaixam muito bem. Na parte traseira, você verá algumas lacunas, mas elas não são muito ruins. No geral, esse pacote é bem feito.
Como lidar com o pacote
Esse novo volante específico para o Gran Turismo tem 30 cm de diâmetro, em comparação com os 28 cm do GT DD Pro. Totalmente redondo, o volante é maior, tornando-o mais fácil de segurar, assim como o volante de um carro real. A imitação de couro é de boa qualidade, proporcionando uma melhor aderência do que a borracha usada anteriormente.
Os controles incluem 11 botões, 4 pás (2 magnéticas e 2 analógicas), interruptores divertidos e controles direcionais. É nesse momento que a ergonomia é prejudicada. Perto dos seus dedos, você só tem parte dos controles, principalmente os interruptores, e eles são muito borrados e não são muito úteis nas corridas. Os botões que são fáceis de usar e úteis ficam longe de seus dedos.
Por outro lado, as quatro pás na parte traseira são fáceis de segurar, o que é bom. Além disso, eles são feitos de alumínio anodizado, que é muito mais premium do que o plástico. Em suma, o novo volante tem uma empunhadura melhor do que o antigo, mas o posicionamento dos botões deixa muito a desejar.
Sensações durante o jogo
O DD Extreme é uma base potente, oferecendo um torque constante de 15 nm, algo que não se pode dizer da concorrência da Moza Racing ou da Simagic. O feedback de força do motor é ultrapreciso, o que não surpreende, dada a ampla experiência da Fanatec no setor.
Os detalhes, depois que a base é definida corretamente, são realistas, sem qualquer borrão, perturbação ou qualquer outra coisa. É insano, especialmente em títulos como Assetto Corsa ou Gran Turismo no PS5, embora o DD Extreme seja claramente mais adequado para o PC.
Falando dessa plataforma, a base do ClubSport DD+ dá tudo o que tem no rFactor ou no iRacing, oferecendo a você o máximo prazer de dirigir possível, claramente melhor do que um Moza R16, um Simagic Alpha e muito, muito próximo de um Podium DD1 que desenvolve 5 nm a mais no máximo.
Compatibilidade
No papel, o pacote GT DD Extreme é compatível com PC e Playstation (4 e 5), o que é de se esperar, já que o nome dele é Gran Turismo. No entanto, é possível usar a base no Xbox, desde que você tenha um volante compatível com o console da Microsoft e também o novo QR2. Mas devo dizer que essa compatibilidade às vezes pode ser caprichosa, dependendo dos títulos de simulação de corrida. Mas nos grandes, ele deve funcionar com feedback diluído devido ao software que controla a interface.
Relação qualidade/preço
O preço desse pacote é de € 1.300 no site da Fanatec, com disponibilidade em 29 de fevereiro de 2024. Bem, o preço é um pouco alto e a marca alemã claramente tem como alvo um público muito específico de corredores. Além disso, você precisará de uma pedaleira para aproveitá-lo. Mas, ao mesmo tempo, em termos de sensação, a concorrência não é páreo para o GT DD Extreme, o que o torna uma excelente relação custo-benefício em minha opinião.
O meu veredito
O que mais você pode dizer sobre o novo GT DD Extreme? Vá em frente e compre-o! Esse pacote é um dos melhores em seu segmento e, potencialmente, o melhor de acordo com determinados critérios.
A Fanatec realmente atacou com força com sua nova base ClubSport DD+, e isso mostra sua determinação em recuperar o trono. Se você gosta de jogar no Playstation e no PC, recomendo este pacote, pois não encontrará nada melhor nos consoles. Além disso, você pode usá-lo no Xbox, com um volante compatível, é claro, mas com um feedback ligeiramente diluído em comparação com o PS5 e, principalmente, com o PC.
0 comentários