Moza Essenza SCV12
Benefícios
- Volante Lamborghini oficialmente licenciado
- Design bonito e excelente qualidade de construção
- Compatível com toda a linha de bases Moza DD
Desvantagens
- Disponível somente com 2 pás traseiras, e elas não são magnéticas
- Volante grande em termos de tamanho, especialmente em termos de profundidade
Nossa classificação: 9,3 /10
O fabricante de periféricos de corrida simulada Moza está no mercado há apenas alguns anos, mas possui uma ampla linha que pode competir com marcas de prestígio. Com os componentes básicos Direct Drive de primeira linha, volantes magníficos e, acima de tudo, ótimas sensações, fica claro que a Moza Racing é uma opção viável de corrida simulada atualmente.
Como qualquer bom fabricante de periféricos virtuais, a Moza trabalha com marcas conhecidas por seus carros de estrada, bem como por aqueles que estão na pista. Atualmente, a Porsche e a Lamborghini são duas marcas que trabalharam com a Moza para desenvolver réplicas oficiais de volantes.
Esses volantes são específicos para carros de corrida que não são homologados para a estrada. E assim como os Lambos e Porsches são feitos para proporcionar a você a máxima sensação de pista, os volantes da Moza, quando combinados com bases DD de alto desempenho, fazem o mesmo. OEssenza SCV12 é um volante lançado recentemente pela empresa e que, por acaso, está em nossa configuração. A seguir, falaremos sobre ele e veremos o que ele tem a oferecer em comparação com seus outros irmãos Moza.
Características principais e técnicas do volante
- Estrutura do volante em liga de alumínio
- Placa frontal de fibra de carbono
- 2 pás mecânicas na parte traseira
- Alça de couro de camurça
- Tela sensível ao toque de 4,3 polegadas com resolução de 800×480 pixels
- 8 botões, 4 codificadores e 4 chaves rotativas
- RevLED na parte superior do painel frontal
- Compatível com todas as bases Moza graças ao QR derivado do D1-Spec
- Compatível com Pit House
- Pesa 1,95 kg
- 31 cm de diâmetro
Design
Não é de surpreender que o design do Essenza SCV12 seja idêntico à roda encontrada no Lamborghini de mesmo nome. Esse é um carro não homologado para estradas, produzido em uma edição limitada de apenas 40 unidades e equipado com um motor V12 com mais de 800 cv.
O Moza Essenza SCV12 tem o mesmo design do volante da Lamborghini, com uma placa frontal de fibra de carbono e estrutura de liga de alumínio. O painel frontal é repleto de controles, incluindo botões, interruptores e codificadores, com uma grande tela diagonal de 4,3 polegadas no centro, sensível ao toque e colorida.
Os punhos são feitos de couro de camurça, que é muito bem feito e garante a aderência nas curvas. Visualmente, o volante é muito quadrado e bonito também. As cores são chamativas, o que é de se esperar, já que se trata de uma réplica oficial do volante. Através dos punhos flutuantes, você pode ver as duas palhetas de alumínio na parte traseira, com os famosos “+” e “-“. O Moza Essenza SCV12 é um volante muito bonito, um pouco quadrado demais, mas com certeza tem boa aparência.
Montagem personalizada
O novo QR da Moza – bem, não é realmente novo – é padrão em toda a linha de dispositivos de corrida simulada da marca. Ele é baseado no D1-Spec, com um sistema de montagem muito sólido.
Para instalar o volante do motor, basta puxar o anel, colocar o volante no lado da base QR e soltar o anel. Ele é muito sólido quando colocado no lugar, e você não terá nenhuma folga no eixo de transmissão. Esse QR é compartilhado entre a Moza e a Simagic, embora as duas marcas o ofereçam com designs ligeiramente diferentes. Mas eles são basicamente os mesmos.
Fabricação e acabamento
Como todos os volantes da Moza Racing, o Essenza SCV12 é baseado em uma estrutura de liga de alumínio com uma placa frontal de fibra de carbono. Obviamente, a qualidade de construção é digna de marcas de supercarros como a Lamborghini.
Os materiais são nobres, mesmo que eu, sinceramente, preferisse ver toda a estrutura em fibra de carbono. A qualidade de construção é simplesmente impecável, e isso fica evidente em todo o volante.
As alças são revestidas de couro de camurça, com costura preta na parte interna. Elas têm ótima aparência, com grande atenção aos detalhes. Além disso, as empunhaduras são flutuantes, ou seja, não têm raios no meio, o que facilita segurá-las. O Essenza SCV12 é um volante no estilo de corrida e, como dizem os ingleses, “significa negócios”.
Manuseamento do volante
Antes de entrar na ergonomia, devo informar a você que o Essenza SCV12 é uma roda bastante grande em profundidade. Isso significa que a posição de dirigir é muito mais próxima em comparação com outras rodas Moza. A distância entre a placa frontal e o QR é de 16 a 17 cm, o que é francamente grande e afetará sua posição de direção. Portanto, planeje um cockpit altamente adaptável para corrigir isso.
Vamos passar para a empunhadura. O diâmetro do volante é de 31 cm, o que, na minha opinião, é perfeito para a ergonomia. O formato plano e retangular do volante permite que você tenha acesso rápido a todos os controles do Essenza SCV12. Entre botões, interruptores, codificadores e pás, tudo fica perfeitamente sob seus dedos. Até mesmo a tela é fácil de ler, além de ser sensível ao toque.
No entanto, notei uma coisa sobre esse volante: as pás são mecânicas, não magnéticas. O motivo é que a Moza queria uma réplica idêntica do volante Lamborghini de mesmo nome, e esse volante não usa sensores magnéticos. Na corrida, a sensação é boa, mas falta um pouco de capacidade de resposta, de acordo com meus testes. E ainda não posso comentar sobre a longevidade do sensor mecânico.
Sensações durante o jogo
Vamos passar para a sensação do Moza Racing Essenza SCV12. Antes de mais nada, é um volante que pesa um pouco (cerca de 2 quilos), portanto, precisa ser acoplado a uma base que desenvolva uma quantidade decente de torque. Para meus testes, usei um Moza R12, que considero ser o equilíbrio certo entre desempenho e sensação.
Já mencionei isso, mas o Essenza SCV12 é um volante que se sente muito bem na mão, com ergonomia digna de rodas de supercarros – ou, nesse caso, de um hipercarro assinado pela marca au Taureau, do qual apenas 40 são produzidos, além de ser homologado exclusivamente para uso em pista.
Os punhos de couro de camurça oferecem excelente aderência, mesmo que você não tenha luvas de corrida simulada. Todos os controles são facilmente acessíveis na hora, sem muito esforço da sua parte. Quanto à tela, ela se mostrou muito útil durante a corrida, exibindo dados de telemetria vitais para o veículo.
A única pequena desvantagem que notei, ou melhor, senti, no Essenza SCV12 foram os paddles. Em primeiro lugar, há duas delas na traseira, o que, francamente, limita seu uso a algumas disciplinas de automobilismo. Em segundo lugar, o sensor é mecânico, não magnético. Para ser honesto, a sensação é boa quando você troca as marchas. Mas um sensor mecânico não é tão preciso quanto um magnético e também não é tão durável, o que não é exatamente lisonjeiro para um volante que custa literalmente um braço e uma perna. Em defesa da Moza, a marca queria autenticidade, e o Lamborghini Essenza SCV12 não usa sensores magnéticos em seus paddles. Então…
Compatibilidade
Como era de se esperar, o Essenza SCV12 usa o QR revisado da Moza, o que lhe dá compatibilidade nativa com todas as bases DD oferecidas pela marca. No que diz respeito aos títulos de corrida simulada, você deve saber que o Lamborghini no qual esse volante se baseia ainda não está disponível para dirigir, mas o volante será reconhecido por todos os jogos de corrida.
Custo-benefício
Pois bem. Como posso expressar em palavras a relação custo-benefício do Essenza SCV12, especialmente quando você vê que ele é vendido por 1.400 euros. Esse não é o primeiro volante a ser um One-Off. A Fanatec também fez isso, mas a abordagem da Moza é um pouco difícil de justificar, mesmo que os materiais usados sejam nobres.
Meu veredicto
Claramente, o Essenza SCV12 da Moza é um volante ultrapremium que será adquirido por um público elitista com recursos financeiros e, acima de tudo, uma paixão por corridas virtuais. Ele será vendido como pão quente? Duvido, e até mesmo a Moza parece ter a mesma opinião, pois li um dos comentários deles sobre a possibilidade de outros adesivos se o volante for adotado pelas massas.
No entanto, ainda é um volante Lamborghini, e isso é suficiente para recomendá-lo àqueles que podem pagar por ele, se você concordar com o fato de que há apenas duas pás traseiras.
0 comentários