A linha de periféricos de corrida simulada da Fanatec A linha de periféricos de corrida simulada da Fanatec é abrangente e, acima de tudo, de alta qualidade. O fabricante alemão passou anos não apenas desenvolvendo e refinando seus produtos, mas também tentando preencher todas as lacunas possíveis em sua linha.
Como acontece com qualquer marca generalista-premium(a Volkswagen é o exemplo mais concreto), os produtos da Fanatec precisam atrair todos os clientes em potencial, desde simples entusiastas de corridas simuladas até pilotos profissionais de eSport e carros de corrida, seja no PC ou em consoles. Sim, a Fanatec continua sendo o rei indiscutível dos fabricantes de periféricos de corrida simulada para
A Fanatec oferece um total de 5 pedaleiras em duas linhas: a CSL e a ClubSport. Os fãs da Fanatec sabem que a CSL representa o nível de entrada dos periféricos de corrida simulada, com opções econômicas. O ClubSport, por outro lado, é um dispositivo de nível médio que, às vezes, pode se aproximar do topo de linha em termos de sensação e qualidade de construção (estou me referindo às novas bases ClubSport DD e DD+). A seguir, vou ajudar você a fazer sua escolha quando se trata de pedaleiras Fanatec.
#nº 1: Pedais Fanatec CSL Elite V2
⭐ Pontuação: 9,8/10
A melhor relação custo-benefício
“Adoramos o pedal de freio Load Cell, que pode ser ajustado para até 90 kg.
#Nº 2: Fanatec Clubsport V3
⭐ Pontuação: 9,8/10
✅ O melhor para os puristas
“Adoramos sua construção totalmente em alumínio, que é pesada e resistente.”
Pedais Fanatec CSL: a opção mais barata
Compatibilidade: PC, Playstation, Xbox
Começamos, é claro, com a opção mais barata da Fanatec. Estamos falando dos pedais CSL, que podem ser adquiridos por apenas 80 euros, ou 200 euros se você comprar uma célula de carga e 3 pedais.
Quanto ao design, é básico e ou você gosta ou não gosta. Pessoalmente, estou inclinado para a segunda opção. Pessoalmente, estou inclinado para a segunda opção, pois acho que a combinação de cinza e preto não representa muito a qualidade da pedaleira.
Os pedais CSL têm uma estrutura metálica, assim como a versão LC. Como padrão, você recebe 2 pedais, ou 3 se optar pela versão mais cara. Os pedais apresentam sensores magnéticos de 12 bits para uma excelente leitura de entrada e maior confiabilidade.
Em termos de sensação, o acelerador e a embreagem são precisos e fáceis de usar, muito lineares. O freio na versão sem LC é um pouco mais duro, mas apenas por um fio, e no LC é firme com 3 elastômeros. Em suma, a sensação dos pedais CSL é muito boa para iniciantes em corridas virtuais, seja em consoles ou no PC. Na verdade, para iniciantes, recomendo essa pedaleira como um kit LC para Xbox, PC e Playstation, ou como uma versão padrão se você tiver um orçamento limitado.
Vale a pena mencionar que os pedais CSL são fornecidos parcialmente desmontados na caixa, portanto, você terá que mostrar seu lado DIY para usá-los. A operação em si não é complicada, pois tudo o que você precisa fazer é prender os pedais ao quadro.
Fanatec CSL Elite V2: a melhor relação custo-benefício
Compatibilidade: PC, Playstation, Xbox
Ainda na mesma linha, ou seja, a CSL, temos uma grande atualização de pedais: a Elite V2. Trata-se de uma pedalboard com 3 pedais e Load Cell como padrão desta vez, que é compatível com consoles e PC.
Vamos falar sobre o design. Acho que o Elite V2 tem uma aparência melhor do que seu irmão mais novo, com um acabamento totalmente preto com revestimento em pó. Visualmente, os dois pedais são muito semelhantes, com o mesmo design de apoio para os pés e pedais que se prendem à parte traseira. Mas sob o capô, a história é diferente.
No Elite, temos 3 pedais como padrão, também com sensores magnéticos. O acelerador e a embreagem usam um sistema de resistência básico, mas que dá conta do recado. Esses dois pedais são lineares, mas de uso flexível. Não se trata de um botão liga/desliga, longe disso. Mas é muito fácil de usar em corridas simuladas, especialmente se você estiver acostumado a dirigir um carro.
Os freios são mais avançados. Há uma célula de carga de dois estágios, com uma mola elétrica azul e três elastômeros para resistência. Na verdade, você tem um total de 3 conjuntos de elastômeros para alterar a sensação sob o seu pé, além de outra mola.
A sensação do Elite é boa para sua faixa, com feedback realista. O primeiro estágio do LC cuida do curso inicial do pedal, simulando uma frenagem leve. Uma vez na célula de carga, os elastômeros se comprimem e o curso do pedal do meio é afetado. Sem se mover muito, o sensor do suporte inferior interpretará a força aplicada (até 90 kg) como pressão de frenagem.
Na minha opinião, o Elite V2 ainda é um excelente pedalboard para pilotos com boa experiência em corrida simulada. É o candidato perfeito para os pilotos de console com Gran Turismo, Forza Motorsport ou ACC, e é um excelente ingresso para os jogadores de PC. Além disso, o Elite é vendido normalmente por 300 euros. Mas você precisará de uma base Fanatec compatível com o seu console para usar o Elite V2.
Fanatec Clubsport V3: o melhor em termos de sensação
Compatibilidade: PC, Xbox, Playstation
Vamos ao melhor que a Fanatec tem a oferecer em termos de sensação: o ClubSport Pedals V3. Esse pedalboard é simplesmente sublime, tanto visualmente quanto em termos de sensação. No entanto, ela não é barata, com um preço de pouco menos de 400 euros.
Vamos falar um pouco sobre o design. O ClubSport V3 é um dispositivo de corrida simulada muito atraente, que combina a cor do metal com detalhes em vermelho. Essa última cor é usada principalmente nos parafusos e componentes dos sistemas de resistência. Todo o resto é em gun metal (um tipo de cinza).
Há um pequeno apoio para os pés na frente e três pedais atrás. Eles são idênticos, sendo que apenas o pedal do freio apresenta o logotipo da Fanatec em branco. Você pode ajustar os pedais de todos os ângulos: espaçamento, altura, inclinação, etc., além de trocar as placas dos pedais, se desejar.
Na traseira, encontramos o sistema de resistência de 3 pedais. O acelerador e a embreagem usam molas e sensores magnéticos de 12 bits. Isso proporciona precisão e uma boa dose de resistência. Além disso, a mola do acelerador pode ser alterada para se adequar ao seu estilo de direção. Esses dois pedais (acelerador e embreagem) são um prazer para você usar em corridas simuladas, combinando perfeitamente suavidade e linearidade em seu deslocamento.
Vamos passar para o freio. Trata-se de uma célula de carga de dois estágios, totalmente ajustável por hardware e software e capaz de absorver até 90 kg de força. O ClubSport V3 oferece uma excelente sensação ao usar o freio, em todas as circunstâncias. A proporção desse pedal é perfeita, com configurações para a zona morta, curso, força aplicada e tudo o mais. Como eu disse anteriormente, é o melhor da Fanatec. Bem, quase.
Essa pedaleira é destinada principalmente a pilotos virtuais experientes, especialmente no PC. É claro que existem títulos de simulação nos consoles, mas a lista é bem pequena, e você não poderá explorar todo o potencial do ClubSport V3 sem Fanalabo software de gerenciamento de periféricos de corrida simulada da Fanatec. Ah, sim, um último ponto: esse pedalboard deve ser usado em um cockpit/chassi para evitar que ele se mova durante a frenagem.
Fanatec Clubsport V3 Inverted: imersão máxima com pedais invertidos
Compatibilidade: PC, Xbox, Playstation
Vamos terminar com uma variante do ClubSport V3: oInverted. Essa é uma versão específica do pedivela básico, com o freio e a embreagem na parte superior da estrutura e o acelerador na parte inferior, exatamente como em um carro esportivo e/ou de corrida de verdade.
O design permanece praticamente o mesmo, com, é claro, a estrutura que suporta os dois pedais invertidos. Desta vez, o logotipo “Fanatec” está em branco, em vez do logotipo “F”, e os detalhes em vermelho agora estão em cinza claro.
O sistema de resistência LC é idêntico ao da versão padrão do ClubSport V3, mas o sistema de embreagem foi trocado. O motivo é bastante simples: com o pedal invertido, você precisará de mais força para pressioná-lo, portanto, a mola precisa ser mais forte ou você acabará com um pedal muito macio.
O ClubSport V3 Inverted custa 600 euros e é o mais caro da Fanatec. Mais uma vez, esse dispositivo é destinado a drivers de PC para explorar todo o seu potencial, embora seja compatível com consoles.











0 comentários