VOLANTE DE CORRIDA LOGITECH G PRO
Benefícios
- Excelente qualidade de construção
- Ótima sensação na pista
- Compatível com todas as plataformas
Desvantagens
- Preço um pouco alto
- Um ecossistema inexistente
- True Force é muito intrusivo em determinados títulos de corrida simulada
- O pedivela de plástico parece um pouco barato
Nossa classificação: 9,6/10
Há muito tempo atrás, Logitech A Logitech sempre esteve no mercado de simulação de corrida de nível básico, principalmente com periféricos para iniciantes e pilotos que desejam apenas uma experiência mais imersiva do que a dos controles. Os motores nas bases da Logitech que usam a tecnologia de acionamento por engrenagem são certamente confiáveis, mas não muito comunicativos.
Já faz algum tempo que a Logitech quer entrar no segmento acima, a fim de estimular o público que está interessado em você. Fanatec, Simagic e outros Moza Racing. Cependant, ces marques sont actives sur leur marché depuis quelques temps, sauf pour Moza qui a vu le jour il y a à peine 3 ans, et elles possèdent toutes des bases Direct Drive. Mais l’histoire risque fort bien de changer avec le nouveau bundle : le G Pro Racing Wheel.
A primeira incursão da Logitech no mundo do Direct Drive já vem de longa data, e o resultado é, no mínimo, surpreendente. A seguir, daremos uma olhada nesse pacote e veremos como ele se compara à concorrência.
Características principais e técnicas do feixe
- Base de acionamento direto que desenvolve 11 nm de torque constante
- Volante de alumínio escovado com 30 cm de diâmetro
- Materiais premium
- Conjunto de manivela Load Cell vendido separadamente
- Compatível com Xbox, Playstation e PC
- Peso de 8,5 kg para o volante (1,5) e a base (7 kg)
- 4 pás na parte traseira do volante
- 14 pedidos no total
- Pequena tela na base que fornece telemetria
Conceção
Então, vamos começar com o design do G Pro Racing Wheel. Na minha opinião, ele é magnífico, seja o volante, os pedais ou a base. O volante vem em dois tons: preto e cinza. O preto está em todo o couro da base, e o cinza está na placa frontal de alumínio escovado. É essa combinação de cores que realmente reforça a aparência premium do dispositivo.
A base é totalmente preta, com apenas um botão vermelho na frente e o logotipo da True Force na parte de trás. Fora isso, o design é sóbrio, mas, francamente, é uma grande batata em termos de tamanho, e a Logitech terá que refazer esse ponto para futuras versões do G Pro Racing Wheel.
No que diz respeito ao conjunto de manivelas, se você o levar em conta, é claro, o design é muito semelhante ao encontrado nos G923s, mas desta vez é de qualidade muito superior.
Montagem por medida
Embora o volante G Pro Racing venha com um clipe para móveis, eu não recomendaria usá-lo se você for fazer corridas simuladas de alto nível. Em títulos divertidos como Forza Horizon, sim, você pode usá-lo. Mas em qualquer coisa mais séria, evite-o, pois é provável que você danifique seus móveis, a menos que sejam feitos de metal.
Caso contrário, você tem pontos de montagem na parte inferior do chainstay e do suporte inferior, e a roda G Pro Racing deve ser compatível com a maioria dos chassis e outros suportes disponíveis no mercado. A montagem é feita pela parte inferior e, a propósito, você tem a opção de usar a braçadeira em um chassi.
O volante incorpora uma liberação rápida que se parece muito com as usadas pela Moza Racing e pela Simagic, e certamente deve ser baseada no D1-Spec. Isso permite que você troque os volantes rapidamente, além de garantir uma excelente conexão com o eixo de transmissão.
Fabrico e acabamento
O acabamento é simplesmente premium. O volante tem uma estrutura de alumínio com uma placa frontal escovada. Há couro em toda a volta do volante e costuras pretas. É muito premium, comparável ao que você encontrará na Fanatec ou na Simagic. A Logitech já mostrou ao mundo que a marca suíça pode produzir produtos premium, principalmente com o G923. Mas esse produto está claramente um degrau acima de outros produtos da Logitech.
Quanto ao chainstay e ao crankset, o mesmo tema se aplica: metal com plástico e excelente qualidade de construção e acabamento. Você pode sentir a experiência da marca na roda G Pro Racing.
Como lidar com o pacote
O volante G Pro Racing tem 30 cm de diâmetro, com fundo plano. A aderência é excelente, com controles espalhados pelo perímetro do painel frontal. Os botões são finos e têm um clique excelente, e o mesmo vale para os botões e pás na parte traseira.
Por falar em marchas, há quatro delas, e também são magnéticas. As mais baixas podem ser usadas para o controle de largada, embreagem e tudo o mais. A propósito, os ímãs têm um bom tamanho e também estão a uma boa distância do volante, o que facilita muito o uso no modo de corrida total. O mesmo vale para todos os botões do volante, que ficam bem próximos de você.
Sensações durante o jogo
Agora, vou falar sobre a sensação do G Pro Racing Wheel em jogo. Antes de mais nada, esse teste foi realizado em um PC, pois nos consoles, seja Xbox ou Playstation, as sensações são diferentes, até demais no console da Microsoft.
No que diz respeito às configurações, você não precisará mexer tanto na placa de base Direct Drive para que ela funcione corretamente. As configurações padrão, bem como as predefinidas, serão perfeitas para a maioria dos ciclistas. O motor DD, com seus 11 nm de torque, proporciona excelentes efeitos de feedback de força, seja ela fina, leve ou pesada, bem como precisão no fornecimento de torque e potência. Francamente, é um excelente motor para uso em simuladores de corrida, sem problemas para competir com qualquer outro em sua categoria de potência.
No entanto, a única mancha que consigo encontrar em um quadro quase perfeito é o True Force, a evolução do Force Feedback. No papel, ele deve proporcionar efeitos mais finos para maior imersão. Mas, na realidade, as vibrações são mal posicionadas, com efeitos que geralmente são muito finos e muito suaves. Em alguns títulos de corrida simulada, o efeito é cremoso, mas no Assetto Corsa, por exemplo, ele ofusca a experiência.
No que diz respeito aos pedais Load Cell, eles são perfeitamente adequados. O acelerador e a embreagem são pedais ultraleves sob seus pés. Quanto ao freio, você pode ajustá-lo trocando a mola e o elastômero, e a sensação sob os pés é realmente muito boa, digna de enfrentar a concorrência.
Compatibilidade
Como outros pacotes da Logitech, o G Pro Racing Wheel é compatível com consoles (PC/Xbox, PC/PS) e também apenas com PC. Em termos de títulos de corrida simulada, a lista não é apenas longa, mas também abrangente, com suporte para jogos que são parte arcade, parte sim-arcade e parte simulação. Tiramos o chapéu para a Logitech por ter acertado desta vez.
Relação qualidade/preço
Portanto, a maior falha do G Pro Racing Wheel é o preço, e isso é um grande golpe na relação custo-benefício. O pacote padrão custa 1.100 euros e os pedais custam 390 euros, totalizando um preço de quase 1.500 euros. Honestamente, é uma das piores relações custo-benefício que você encontrará no mercado atualmente, bem à frente do pacote Fanatec F1 do ClubSport DD+.
O meu veredito
O Logitech G Pro Racing Wheel continua sendo um excelente pacote a ser considerado para PC e até mesmo para consoles, se você for um jogador híbrido. As sensações são realistas, a qualidade de construção é excelente e a integração com a maioria dos títulos de corrida simulada é bem pensada.
No entanto, a maior falha da Logitech é o preço que você pede. 1500 para obter o pacote completo é um valor muito alto para o que você terá. É certo que ele é mais potente do que um CSL DD de 8 nm com pedalboard Load Cell e também é mais generoso em termos de detalhes e sensação. Mas a diferença de preço é muito grande e, nos consoles, você obterá configurações muito melhores com as bases da Fanatec do que com o G Pro Racing Wheel. Pelo mesmo preço, você pode até fazer o upgrade para um ClubSport DD+ de 15nm, com volante e pedais Load Cell.
Para os fãs da Logitech, o volante G Pro Racing Wheel é a escolha certa. Mas para o restante de vocês, aconselho que façam a lição de casa e encontrem o pacote mais adequado.
0 comentários