Escolha uma Página

Simagic FX Pro: teste e avaliação

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Simagic FX Pro

Benefícios

  • Volante premium de assento único
  • Excelente acabamento e qualidade de construção
  • Manuseio natural e ergonomia impecável

Desvantagens

  • Um preço premium, mas ainda competitivo

A nossa classificação: 9,2/10

No segmento de corrida simulada premium, há algumas marcas que oferecem produtos realmente de primeira linha em seu catálogo. Entre elas estão Fanateca gigante alemã de corrida simulada que atua no setor há mais de 20 anos e oferece uma ampla seleção de periféricos, tanto de nível básico quanto premium. Há também os gigantes de luxo, como a Simucube, cujos produtos são usados com mais frequência pelas equipes de corrida em seus simuladores.

Outros nomes também podem ser mencionados, como Moza Racing e Simagicambas empresas chinesas e bastante jovens, mas que oferecem um catálogo muito competitivo em comparação com o que está disponível no segmento.

Falando em Simagic, o catálogo da marca é mais do que adequado, devo dizer, abrangendo praticamente todas as disciplinas de corrida simulada e todos os orçamentos também. Entre as rodas desse fabricante, temos a FX Pro, que representa o que há de melhor em termos de rodas de assento único. E hoje estamos testando-a para ver como ela se comporta em um equipamento de corrida simulada.

Características principais e técnicas do volante

  • Volante de assento único em fibra de carbono
  • Estrutura totalmente em fibra de carbono
  • 6 CF e pás traseiras magnéticas
  • Tela LCD de 4,3″ para exibição de telemetria
  • 12 botões retroiluminados no painel frontal, 5 codificadores e 4 chaves rotativas
  • QR50mm derivado do automobilismo na traseira
  • Soquete USB-C na parte traseira também para uso com uma base que não seja da Simagic
  • Compatível com PC
  • 29 cm de diâmetro, com alças de silicone personalizadas para evitar o acúmulo de calor e a transpiração
  • Um RevLED na parte superior do peitoral
GT DD PRO

Conceção

Como você já esperava da Simagic, o FX Pro é um excelente volante de um único lugar. Seu design é simples e minimalista, mas ao mesmo tempo atraente, se você quiser, com RGB personalizado em todos os botões.

A fibra de carbono é simples, não forjada, mas isso é compreensível porque o FX Pro está em um segmento que não é elitista. Além dos botões rotativos vermelhos que estão ao alcance dos seus polegares, todo o restante dos controles é sóbrio, com uma série de adesivos na caixa para personalizar o volante.

E, é claro, uma característica distintiva do FX Pro: sua tela central. Ela cobre, eu diria, 1/3 do painel frontal e exibe informações sobre a telemetria do veículo. Em suma, esse volante Simagic é muito bonito, sem ser muito extravagante.

Montagem por medida

Na parte traseira, você encontrará o QR50mm da Simagic, que oferece um padrão bastante padrão e que considero bastante semelhante ao da Moza Racing. Esse QR permitirá que você use o FX Pro com qualquer base Simagic, desde que você tenha o mesmo tamanho de QR Base Side, pois a marca chinesa oferece um QR50mm e um QR70mm.

A instalação do FX Pro em uma base Direct Drive é muito simples: você puxa o anel vermelho, alinha e empurra o QR e solta o anel para fixar tudo no lugar. Diferentemente dos QRs da Fanatec, os pinos de conexão são poucos, curtos e horizontais, e praticamente não há risco de danificá-los.

Fabrico e acabamento

O FX Pro tem uma estrutura totalmente em fibra de carbono, o que é bastante raro no segmento. Normalmente, você obtém uma placa traseira de alumínio e uma placa frontal de fibra de carbono pelo preço pedido pela Simagic.

Quando se trata da qualidade de construção, você deve pensar que ela é de alto nível, e é mesmo. Tudo é perfeito, desde os botões e codificadores até a tela e até mesmo as alças de silicone, que foram especialmente desenvolvidas para evitar o acúmulo de calor e a transpiração. E ele funciona!

O acabamento do FX Pro é irrepreensível. Os botões não se prendem com o uso, todas as partes do volante se encaixam perfeitamente, praticamente sem espaços entre elas, e os punhos são excelentes de usar, mesmo durante longas sessões de corrida sem luvas. E na parte traseira, as pás também são muito bem feitas, e em fibra de carbono.

GT DD PRO

Manuseamento do volante

O FX Pro tem 29 cm de diâmetro, com um formato específico para a disciplina, ou seja, retangular. A posição de pilotagem é entre 09H15 e 10H10, o que significa que suas mãos ficarão um pouco acima do centro. Os punhos de silicone são bem grandes, o que é uma boa mudança em relação ao que você encontrará em algumas marcas concorrentes, com sua solução de tamanho pequeno que ainda tira uma boa parte da imersão.

Quanto aos controles, além dos codificadores e de alguns botões localizados na parte inferior do painel frontal, todo o resto é facilmente acessível pelos seus dedos, sem que você precise tirar as mãos das alças. O mesmo se aplica às 6 pás (4 das quais são magnéticas) na parte traseira do FX Pro. Elas são ajustáveis em termos de espaçamento, de modo que podem ser adaptadas para atender a cada piloto.

Quanto à tela, ela é grande (4,3″), clara e brilhante, exibindo dados de telemetria essenciais para corridas. Você pode personalizar as visualizações por meio do SimPro Manager, o software da marca.

Sensações durante o jogo

Vamos passar para o volante FX Pro da Simagic para um Alpha com 15 nm de torque. O volante já é superintuitivo de usar, seja pela tela, que exibe dados realmente úteis no meio de uma corrida, sendo altamente configurável por meio do SimPro Manager, ou pelos botões, que são infinitamente configuráveis.

A FX Pro é muito fácil de segurar, principalmente graças ao seu formato retangular e à sua posição de pilotagem, ou melhor, à posição das suas mãos. Os punhos de silicone não incomodam se você estiver sem luvas, o que é excelente para pilotos que fazem longas sessões de simulação de corrida, mas não querem investir em um par para proteger as mãos.

Embora o FX Pro pese cerca de 1,7 kg na balança, você não sentirá que tem uma roda pesada nas mãos. Mas isso se deve em grande parte à Alpha em que a testei; com 15 nm de torque, qualquer roda parecerá bastante leve, mesmo quando você estiver levando a base ao limite, o que é bastante difícil de fazer na vida real.

E, finalmente, as pás traseiras. São seis no total, incluindo quatro magnéticas. É claro que todas são ajustáveis, mas apenas em termos de espaçamento, o que é uma pena, já que o FX Pro é o modelo topo de linha da Simagic. Mas, por esse preço, isso é compreensível, e você também não espera ter todas as opções disponíveis. Além disso, as pás não estão na configuração Push-Pull como em alguns volantes Fanatec, o que também é uma pena, pois teria sido muito prático no meio de uma corrida.

GT DD PRO

Compatibilidade

A linha Simagic é compatível apenas com a plataforma PC e Windows, e o FX Pro não é exceção à regra. E, é claro, esse volante funcionará perfeitamente com as bases DD da Simagic (a Alpha) e até mesmo com as de outras marcas, desde que você tenha o QR Base Side correto e também um soquete USB-C no seu PC.

E quando se trata de títulos de corrida simulada, o FX Pro será reconhecido por mais ou menos tudo no mercado, de rFactor a Assetto Corsa, passando pela saga F1.

Relação qualidade/preço

Na França, a FX Pro é vendida por 899 euros, incluindo IVA, o que é um preço muito competitivo em comparação com as outras rodas estilo F1 com telas e fibra de carbono no mercado. É claro que existe a FSR da Moza Racing, mas, em termos de qualidade de construção e materiais, ela fica aquém da FX Pro, embora as duas rodas sejam muito parecidas.

O meu veredito

Se você tem o orçamento, não há dúvida: compre o FX Pro, pois é um excelente volante de F1. Em termos de acabamento, qualidade de construção, recursos e materiais, esse volante Simagic preenche todos os requisitos de um excelente volante de corrida simulada.

E se você estiver com um orçamento apertado, sempre poderá recorrer ao FSR da Moza, que é… como posso dizer… uma cópia mais acessível, mas não tão boa quanto o FX Pro.

gt dd pro

Simagic Fx Pro

Imersão premium na F1 para entusiastas

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

PXN V10: teste e avaliação

PXN V10: teste e avaliação

PXN V10Benefícios Um pacote completo com base, volante, pedais e alavanca de câmbio Você tem uma sensação muito boa no...

Grid MPX: teste e opiniões

Grid MPX: teste e opiniões

GRID MPXBenefícios Design premium e minimalista do volante Estilo GT com excelente ergonomia Alto nível de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar