Escolha uma Página

Thrustmaster T500RS Volante: Teste e avaliação

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Thrustmaster T500RS

Benefícios

  • Reacção de força potente e reactiva para uma excelente sensação de condução
  • Comportamento praticamente idêntico ao de um volante verdadeiro graças ao seu sensor magnético e à sua precisão
  • A pedaleira Thrustmaster T3PA Pro totalmente metálica oferece uma excelente estabilidade e ergonomia para o jogo
  • Design excepcional e acabamento impecável
  • Volante sólido e duradouro
  • O volante pode ser alterado para actualizar a base
  • Rápido e fácil de instalar

Desvantagens

  • Pode ser ruidoso durante movimentos bruscos ou devido ao motor e à ventoinha de arrefecimento
  • Alguns problemas de compatibilidade com determinados jogos ou plataformas
  • Não está imediatamente disponível para venda devido à sua idade
  • Preço relativamente elevado
  • As paletes fixas podem desagradar aos que preferem F1

A nossa classificação: 8,9/10

Numa altura em que os produtos de alta tecnologia estão a tornar-se cada vez mais inovadores, os jogos de vídeo também estão a inovar, oferecendo aos utilizadores uma experiência cada vez mais envolvente e realista.

Para os fãs de simuladores de corridas, a experiência só pode ser verdadeiramente realista se for acompanhada por um volante. Embora existam várias marcas importantes que se destacam neste sector, a Thrustmaster é uma delas, A Thrustmaster é mais conhecida pela sua perícia.

Desde o seu lançamento em 2011, o modelo T500RS da Thrustmaster há muito que domina o mercado dos volantes. Ainda hoje, continua a ser uma referência para muitos jogadores de simuladores de corridas. É por isso que decidimos testá-lo e contar-lhe tudo o que precisa de saber sobre ele.

Neste artigo, vamos falar-lhe das características desta peteca, das suas vantagens e desvantagens, do tipo de jogador a que se adapta melhor, bem como do seu preço e onde a comprar.

 

Especificações do Thrustmaster T500RS

thrustmaster t500rs

O Thrustmaster T500RS é um volante topo de gama que, apesar da sua idade, continua a ser altamente considerado entre os jogadores de corridas Sim.

Segue-se uma lista das características deste modelo de volante:

  • Data de lançamento: 2011
  • O Thrustmaster T500RS possui um volante realista de 30 cm de diâmetro com uma placa frontal em metal escovado e 17 cm de altura.
  • Dispõe de verdadeiras patilhas de mudanças sequenciais em metal escovado, fixas à base (não se movem com o volante).
  • O volante Thrustmaster T500RS tem um ângulo de rotação verdadeiramente realista. Possui um mecanismo de correia dupla larga para um funcionamento suave e flexível. O seu ângulo de rotação é regulável até 1080° e pode efectuar até três voltas completas.
  • Este modelo é particularmente preciso graças à nova tecnologia H.E.A.R.T (HallEffect AccuRate Technology) na direcção do volante. O volante tem 16 bits de resolução (65536 valores para a direcção) e uma precisão imbatível graças ao sensor magnético sem contacto.
  • O Thrustmaster T500RS possui um sistema de feedback de força com um motor industrial (binário 150 mNm, 3000 rpm, 65W, Ø52). O seu mecanismo é simultaneamente muito potente e muito rápido.
  • O volante é amovível para facilitar a sua substituição ou actualização ao longo do tempo.
  • O Thrustmaster T500RS inclui uma pedaleira T3PA Pro da mesma marca, que é muito realista. A sua concepção única permite a escolha de 2 posições: a posição “chão” (tipo F1) e a posição “suspensa” (tipo GT).
  • A pedaleira é inteiramente feita de metal para uma resistência óptima. Tem 3 pedais totalmente ajustáveis (altura e espaçamento).
  • O T3PA Pro fornecido com o volante dispõe de um travão com resistência reforçada e regulável, bem como de um apoio para os pés em forma de pato metálico.
  • Número de botões: 12 (10 no volante, 2 na base).
  • Ligações: 1 fonte de alimentação, 1 saída USB para a consola, 1 ligação da pedaleira à base.
  • O volante Thrustmaster T500RS é compatível com PC, PS3 e PS4.
  • Este volante está oficialmente licenciado para o Gran Turismo 6. É o periférico ideal para tirar o máximo partido deste jogo.
  • Peso: 16 kg (peso da pedaleira 7,3 kg)

Para que tipo de pessoa?

Com duas posições, F1 e GT, o volante Thrustmaster é adequado para todos os tipos de jogadores. No entanto, depois de o testarmos, reparámos que as pás não eram necessariamente as mais adequadas para os entusiastas da F1. São mais adequadas para os jogadores que preferem o modo GT.

Além disso, embora seja possível utilizar este volante em jogos de estilo arcade como GRID 2, por exemplo, a melhor forma de explorar o seu desempenho é em simulações de corridas com jogos como Assetto Corsa ou Project CARS.

É um volante que pode ser utilizado por toda a família, tanto por adultos como por crianças.

As vantagens

Se o volante Thrustmaster T500RS continua a ser utilizado e recomendado entre os jogadores de Sim-racing, é porque tem uma série de vantagens muito boas.

Antes de mais, o seu excelente regresso à forma. Os efeitos são reproduzidos extremamente bem graças ao motor potente e reactivo. Pode ajustá-lo como quiser e, com os seus 30 cm de diâmetro, este volante é certamente um dos mais realistas do mercado para um modelo de gama média.

O seu comportamento é praticamente idêntico ao de um volante real. Graças ao sensor magnético, o seu grau de precisão é excelente, resultando em sensações de condução incríveis. A borracha também proporciona uma excelente aderência ao volante, para um realismo ainda maior.

Em segundo lugar, o que achamos que torna o T500RS tão famoso é a sua Pedaleira Thrustmaster T3PA Pro . A marca não se contentou em incluir pedais de plástico, mas oferece-nos aqui uma verdadeira pedaleira profissional totalmente em metal.

t500rs t3pa

O T3PA Pro é muito robusto e tem duas posições (F1 e GT). Para além do seu design excepcional, esta pedaleira oferece uma excelente estabilidade e ergonomia, mesmo quando não está ligada a um assento de jogo.

O design do Thrustmaster T500RS é incrível e o seu acabamento é impecável. Basta olhar para o volante para perceber que não se trata apenas de um gadget e que acabámos de entrar na grande liga com este modelo. O seu tamanho e os materiais utilizados conferem-lhe um aspecto digno de um volante de competição profissional.

O Thrustmaster T500RS também tem a vantagem de ser um volante sólido, construído para durar. A prova é que, apesar de ter sido lançado há mais de 10 anos, continua a ser utilizado por muitos jogadores actualmente e supera muitos dos modelos mais recentes.

O facto de se poder mudar o volante entre duas sessões de jogo graças a um pequeno parafuso e a um mecanismo muito simples é também uma vantagem. Ao mesmo tempo, pode desenvolver a sua base de volante como desejar ao longo do tempo.

A instalação do Thrustmaster T500RS é rápida e fácil. Tudo o que tem de fazer é seguir à letra o manual incluído no volante. As definições e a configuração são simples num PC, graças aos controladores de instalação. Na Playstation 3, o volante também se adapta a todos os carros sem ter de voltar às definições de cada vez (com o Gran Turismo 6, por exemplo).

As suas desvantagens

Depois de testar este modelo de volante, descobrimos que tinha alguns pontos negativos. Em primeiro lugar, é um pouco ruidoso. Os movimentos bruscos fazem-no ranger. O motor e a ventoinha de arrefecimento também são ruidosos e podem acabar por incomodar.

Para além disso, devido à sua idade, o Thrustmaster T500RS pode, infelizmente, ter alguns problemas de compatibilidade. Por exemplo, na PS4, onde não é garantido que alguns jogos funcionem correctamente, mas sobretudo na PS5, que ainda não é oficialmente compatível. Se estiveres na Playstation, consulta as nossas classificações das melhores rodas para a ps4 e das melhores rodas para a ps5. Dado o seu preço, achamos que é uma pena não o poder utilizar com todos os seus jogos favoritos.

O facto de este volante não ser novo coloca outro problema: a sua disponibilidade para venda. De facto, não é fácil encontrar retalhistas que ainda o tenham em stock.

E, na nossa opinião, o preço deste modelo pode ser visto como uma desvantagem. O Thrustmaster T500RS não é o mais barato do mercado actual. Embora todas as suas qualidades justifiquem claramente o seu preço, é necessário poder pagá-lo.

Ao testar este volante, também reparámos que as patilhas fixas podem desagradar aos que preferem a F1. Podem precisar de algum tempo para se habituarem ao design.

 

Onde o pode comprar e por quanto?

Como mencionámos acima, o volante Thrustmaster T500RS não é um dos modelos mais recentes, pelo que, infelizmente, já não está disponível para venda no sítio Web oficial da marca e é difícil encontrá-lo noutros retalhistas em França.

Embora esteja listado no sítio Webda Amazon.co.uk, está actualmente esgotado.

Normalmente, custa entre 400 e 480 euros em estado novo, mas é preciso conseguir encontrá-lo.

Existem vários sítios de compra e venda de produtos em segunda mão onde poderá encontrar este modelo. Mas cuidado com as burlas.

 

Conclusão

Apesar da sua idade, o volante Thrustmaster T500RS continua a ofuscar os maiores volantes de marcas rivais e até alguns modelos Thrustmaster lançados mais recentemente.

Há que dizer que este volante é uma verdadeira jóia. Oferece sensações de condução incrivelmente realistas graças ao seu force feedback preciso e potente. Podemos recomendá-lo apenas pela sua pedaleira T3PA Pro, que vale bem a pena visitar. Mesmo que tenha alguns inconvenientes, este volante continua a ser um excelente investimento.

Em conclusão, se tiver a oportunidade de comprar o Thrustmaster T500RS, não o perca!

thrustmaster t500rs

Thrustmaster T500RS

Um volante que proporciona uma experiência de condução incrivelmente realista

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

Moza ES : Teste e avaliação

Moza ES : Teste e avaliação

Moza ESBenefícios Vários controles totalmente personalizáveis Acabamento e materiais premium Excelente ergonomia...

Moza CS V2P: teste e análise

Moza CS V2P: teste e análise

Moza CS V2PBenefícios Volante premium de alta qualidade Estrutura de liga de alumínio Conexão sem fio com a estação...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar