Simagic P-HPR
Benefícios
- Maior imersão
- Boa relação qualidade/preço
- Muito boa qualidade de construção
Desvantagens
- Requer tempo para ajustar as configurações
- Compatibilidade limitada, tanto em termos de equipamento quanto de títulos de corrida simulada
A nossa classificação: 9,5/10
A Simagic é uma marca relativamente jovem no setor de corridas de simuladores, assim como a Moza Racing. Ambos os fabricantes começaram do zero e rapidamente fizeram seu nome no jogo, competindo com pesos pesados do setor, como a Fanatec.
A receita de sucesso da Simagic é bastante simples: uma equipe apaixonada por corridas simuladas, apoiada por pilotos profissionais. O resultado: produtos de alta qualidade, imersivos e, acima de tudo, de alto desempenho.
O catálogo da Simagic abrange um pouco de tudo em simuladores de corrida, incluindo Fórmula, endurance e GT, com bases Direct Drive, volantes, pedais e outros acessórios. Entre eles está o P-HPR, que é um motor elétrico do tipo vibrador que se encaixa nos pedivelas Simagic. O objetivo desse produto é adicionar uma camada extra de imersão por meio de feedback tátil para seus pés. Você sentirá as intervenções do ABS, do bloqueio das rodas e do controle de tração, aprimorando sua experiência de direção.
Hoje, ele está de volta à nossa configuração de corrida simulada para um teste completo.
Características principais e técnicas do motor
- Motor elétrico linear para vibração precisa
- Carcaça de alumínio usinada em máquinas CNC
- Compatível com os pedais P1000 e P2000 da Simagic, mas pode ser usado com dispositivos de outros fabricantes, desde que tenham suportes.
- Extrai dados de vibração da telemetria da pista de corrida simulada
Design
Não é todo dia que você encontra motores hápticos em teste, e é preciso aproveitar a oportunidade que se apresenta. Normalmente, esse tipo de equipamento já está presente nos pedaisboards, e não como um complemento. Mas acho que a abordagem da Simagic é boa.
De qualquer forma, vamos passar para o design. É um estojo preto com tampas vermelhas. É bastante discreto, pois a cor preta domina esse dispositivo, e você não o verá quando ele estiver instalado no
Montagem personalizada
O P-HPR é instalado diretamente no Simagic P1000 ou P2000, já que a pedaleira tem slots para a montagem dos motores. Uma placa de algum tipo é fornecida com cada motor, e ela é fixada na parte traseira do pedal, ou melhor, na placa do pedal.
A operação é relativamente fácil de ser realizada, e a única dificuldade encontrada é ter que remover a placa do pedal para prender o motor. Isso não é o fim do mundo e permitirá que você limpe um pouco o pedivela, como foi o caso do meu.
Para montar em um dispositivo que não seja o da Simagic, você precisará de um suporte específico, impresso em 3D. Parece-me que alguns fãs de corridas de simuladores já fizeram esses suportes, mas não tenho 100% de certeza. De qualquer forma, se você quiser instalar esses motores em sua pedalboard Fanatec, por exemplo, faça sua lição de casa sobre os suportes disponíveis no mercado.
Fabricação e acabamento
O gabinete usa alumínio anodizado que é usinado por CNC. Como resultado, a qualidade de construção é muito boa, tanto no próprio gabinete quanto nas tampas de ambos os lados.
Quanto ao acabamento, mais uma vez ele é bem feito. É claro que se trata de um Simagic, mas não podemos nos esquecer de que é um periférico que será instalado atrás da pedaleira, portanto, não ficará à vista. Mesmo levando esse ponto em consideração, a marca se esforçou para nos oferecer um produto de qualidade.
Configurações do motor
As configurações do motor são tratadas pelo Sim Pro Manager, o software interno da Simagic. A propósito, se você não tiver esse software, seu PC não reconhecerá o P-HPR como um dispositivo USB.
Não é de surpreender que a interface seja intuitiva, facilitando a configuração dos motores. Dependendo do número (3 no máximo), você tem diferentes efeitos que podem ser aplicados a cada vibrador. TC e ABS são exemplos, com um motor para o acelerador e outro para o freio. Você também pode definir as frequências de cada canal, juntamente com a intensidade das vibrações.
Você também pode usar o SimHub para ajustar o P-HPR, e terá muito mais parâmetros para fazer o ajuste fino, o que deve ajudar os pilotos experientes.
Sensações durante o jogo
Vamos passar para o lado técnico do produto. O P-HPR tem um motor háptico linear, que usa um campo magnético em um eixo para criar vibrações. Ele é preciso e, acima de tudo, muito rápido na geração de vibrações, ao contrário de outras tecnologias, como os vibradores rotativos, em que metade de um peso é presa ao eixo e, quando o motor gira, ele cria vibrações porque as massas não estão equilibradas.
Vamos passar para as sensações. Dependendo do software que você usou para configurar o P-HPR, você terá as mesmas sensações, mas acionadas de forma diferente. No SimHub, você tem melhor controle dos acionadores, se preferir. Por exemplo, você tem travamento para cada roda, não para todas as 4, portanto, pode ativar as vibrações somente quando as rodas dianteiras travarem.
Por outro lado, em relação à sensação geral, ele acrescenta muito feedback ao dirigir, proporcionando a você uma experiência de direção muito mais gratificante e envolvente. As vibrações funcionam muito bem com o SimHub, ou mesmo com o Sim Pro Manager, permitindo que você sinta efeitos adicionais do trem de força. Sinceramente, você não deve subestimar a adição de feedback tátil nos pedais.
Compatibilidade
O P-HPR é compatível com as pedalboards Simagic nativamente e também na plataforma PC. Se você tiver uma pedalboard de outra marca, poderá usar o P-HPR com ela, mas precisará construir ou comprar um suporte específico e também uma caixa de controle.
Custo-benefício
Fiquei surpreso ao descobrir que o P-HPR é um dispositivo que não custa muito, cerca de 75 euros. Se você decidir adquirir o kit com vibrador, caixa de controle, suporte e fonte de alimentação, a conta fica em torno de €120, o que o torna um bom custo-benefício. Mas lembre-se de que esse preço é para um único motor.
Meu veredicto
O P-HPR destina-se a um público de pilotos virtuais experientes, aqueles que buscam os mínimos detalhes que podem ser acrescentados à experiência de pilotagem. Se você faz parte dessa categoria de pilotos e ainda não se arriscou e comprou um produto como esse, o P-HPR é para você sem a menor hesitação, especialmente se o seu ecossistema for da Simagic. E, se não for, você encontrará facilmente um suporte para o mecanismo háptico.
É um dispositivo de qualidade que acrescenta uma enorme quantidade de feedback à experiência de dirigir, e eu o recomendo.










0 comentários