Escolha uma Página

Simlab: Foco na marca de cockpit preferida dos simuladores 2024

Sim Racing FR

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Existem várias marcas de corridas de simuladores, com alguns recém-chegados nos últimos anos. Os operadores mais antigos do segmento são empresas que foram fundadas há mais de 20 anos. Estou a falar, obviamente, da Logitech , Thrustmaster , Fanatec e Playseat para citar apenas alguns. Se é fã de corridas simuladas ou de jogos em geral, provavelmente já ouviu falar de uma destas empresas. Para alguns, são os melhores do mundo, com periféricos para todos os ciclistas.

Há também empresas jovens que revolucionaram o segmento. Alguns exemplos podem ser Simagic, Asetek ou Simlab. Estas marcas podem ser jovens, mas os seus produtos tornaram-se rapidamente essenciais para o mundo da simulação de corridas, tanto em termos de periféricos como de cockpit/chassis.

Hoje, vou analisar mais de perto uma marca que provavelmente não conhece: a Simlab. A empresa é uma das poucas que fabrica periféricos e cockpits para simuladores de corridas, para além de fornecer equipas oficiais de desportos motorizados. Vou falar-vos da marca, dos seus produtos emblemáticos e dar-vos a minha opinião sobre eles.

A história da Simlab

Tudo começou há alguns anos, quando o patrão da empresa, um certo Richard Schouteren, não conseguia encontrar cockpits de simulação de corridas topo de gama ao seu gosto sem pagar uma fortuna. Como costumo dizer, os periféricos de topo para simuladores de corridas custam um braço e uma perna, ou mesmo dois, se comprarmos a fabricantes especializados no topo de gama.

Para Richard Schouteren, era inconcebível que fosse à custa da sua paixão pelas corridas virtuais. Em 2015, o actual patrão da Simlab lançou-se na aventura do simulador de corridas ao criar a empresa, especializada em cockpits e periféricos de simulador de corridas topo de gama, mas bastante “acessíveis”.

Actualmente, o fabricante é o parceiro oficial da Mercedes-AMG Petronas Esports , o que diz muito sobre a qualidade dos produtos da Simlab e o seu compromisso com os pilotos de todo o mundo. Mesmo que a marca passe despercebida aos olhos dos praticantes comuns de simuladores, os profissionais do desporto conhecem-na muito bem e confiam nos seus produtos.

Produtos Simlab

Actualmente, a Simlab fabrica cockpits, bem como outros produtos de simulação de corridas. A gama do fabricante holandês inclui actualmente cockpits/chassis, bancos, suportes para monitores e televisão deslocadoresA gama inclui suportes para praticamente todos os periféricos de simulação de corridas das principais marcas de jogos, painéis de instrumentos, luvas, uma gama completa de acessórios e uma grande variedade de acessórios. Grelha para periféricos de simulação de corridas (vendidos noutro sítio Web, mas que fazem parte da Simlab) e uma série de outros acessórios de simulação de corridas.

A empresa holandesa começou por fabricar cockpits e, actualmente, é especializada nestes produtos. O resto dos acessórios/periféricos são o resultado da diversificação da empresa, com o objectivo de atingir um público mais vasto de sim-racers.

No que diz respeito aos cockpits e chassis, o construtor oferece actualmente 4, com preços mais ou menos razoáveis e uma ênfase na personalização. Por exemplo, a maioria dos fabricantes de chassis oferece-lhe o cockpit completo, incluindo a estrutura, os suportes, o banco, etc. A Simlab faz as coisas de forma diferente, por exemplo, oferecendo apenas o suporte derodas WS-Pro. Isto permite-lhe ter uma estrutura sólida para montar a sua base Direct Drive e a pedaleira, ao mesmo tempo que pode utilizar a sua cadeira de jogos se o seu orçamento for limitado ou se for totalmente gasto em periféricos de simulação de corridas de qualidade. Gosto dele e vê-se que a empresa tem em mente os corredores de simuladores.

Cockpits Simlab

Como acabo de referir, a marca oferece actualmente 4 produtos e uma base e um suporte de pedaleira personalizáveis. Pode dizer-se que não é muito, especialmente se compararmos a Simlab com a Playseat e os seus 43 chassis de todos os tipos. Por um lado, tem razão; o catálogo da Simlab é muito limitado. Mas, por outro lado, o fabricante holandês tem apenas 8 anos de idade, o que não é muito em comparação com os mais de 20 anos de experiência da Playseat.

No entanto, a Simlab oferece-nos produtos de qualidade, muito sólidos e concebidos para satisfazer as exigências dos motociclistas mais exigentes. Embora a Simlab só ofereça 5 cockpits, são mais do que suficientes para os pilotos profissionais e os fãs de corridas de simuladores.

O Simlab GT1 EVO

simlab gt1 evo

O GT1 EVO representa a gama de cockpits de entrada de gama da Simlab. De facto, é um chassis e não um cockpit, porque o GT1 EVO não vem com o assento e tem de ser comprado separadamente na Simlab ou na concorrência.

O chassis é feito de secções de alumínio, o que o torna relativamente forte e leve, uma vez que o animal pesa mais de 50 kg sem o assento. O perfil de alumínio proporciona uma estrutura rígida, como acabei de dizer, mas também é actualizável: permite adaptar o chassis a praticamente qualquer configuração de simulação de corridas, o que é óptimo para mim.

O suporte da base foi concebido para suportar um Fanatec DD2 e os seus 25 nm de binário, o que significa que é super sólido. É importante lembrar que uma grande parte dos simuladores de corridas são baseados em 8 a 15 nm, pelo que o GT1 EVO é compatível com todas as configurações existentes no mercado, independentemente da base utilizada. Não há problema.

O design é bonito, muito sóbrio, e eu adoro-o. O suporte para a pedaleira é pré-perfurado para aceitar praticamente todos os periféricos existentes no mercado, pelo menos os de marcas conhecidas. O suporte da base também é pré-perfurado, mas é necessário comprar adaptadores para cada base para as fixar ao suporte.

Pelo preço do GT1 EVO, pode esperar pagar 449 euros por este chassis, sem assento nem corrediças, claro. Pode comprar o assento na Simlab ou em qualquer outro fabricante de baldes, mas não se esqueça dos escorregas que o acompanham.

Em suma, o GT1 EVO representa uma boa base para a simulação de corridas a um preço razoável, mesmo que o seu preço afirme o contrário. No entanto, é importante lembrar que a Simlab é uma marca de qualidade superior, pelo que…

O Cockpit de Corrida Simulada P1-X

simlab p1x

Passamos agora ao produto imediatamente acima do GT1 EVO, o P1-X. Assim, tal como o seu irmão mais novo, o P1-X é muito mais um chassis do que um cockpit, no sentido em que continua a não ter assento nem escorregas.

É utilizada a mesma estrutura, com secções de alumínio para maior resistência, flexibilidade e personalização. Também neste caso, temos estruturas que fornecem um suporte para a pedaleira (previamente perfurada), um suporte para a escora/volante e um suporte para a alavanca de velocidades e/ou manípulo de mudanças.

A principal diferença entre o P1-X e o GT1-EVO é o suporte de base, que pode ser configurado aquando da compra do chassis. Pode obter um suporte “plano” que pode acomodar uma vasta gama de opções de bases, pelo menos aquelas com montagem inferior, ou pode obter um suporte específico para bases Fanatec ou um suporte normal com montagem frontal. Nesse aspecto, já é mais flexível, porque terá muito por onde escolher em vez de ter de comprar o chassis e depois ir à secção “acessórios” do site para encontrar o que procura.

Por uma vez, o P1-X vem sem assento nem corrediças. Por isso, terá de os comprar separadamente para fazer corridas simuladas. Honestamente, no GT1-EVO, é bom, mas no P1-X, é um pouco difícil de engolir, especialmente porque este chassis custa 830 euros. Para mim, este preço é injustificado, tanto mais que o P1-X não é mais do que uma melhoria de design do GT1-EVO, que era vendido a quase o dobro do preço, e sem assento.

O X1-PRO Sim Racing Cockpit

simlab x1 pro

Este é o topo de gama da Simlab, o X1-PRO. Para mim, este é o verdadeiro cockpit da marca, uma vez que vem com um banco de balde Sparco e escorregas, para além de outros acessórios na caixa.

Para mim, este cockpit é revolucionário. A estrutura também é feita de alumínio perfilado, mas é muito mais robusta do que a dos seus dois irmãos. O piso é modular, adaptável às suas preferências de simulação de corridas e de condução. À sua frente, tem um suporte para o monitor, um suporte para a pedaleira e um suporte para a base/volante. Na parte lateral, existem pontos de montagem para uma alavanca de velocidades e/ou um suporte para a alavanca de velocidades, mas este último é vendido separadamente. É um pouco lamentável num cockpit que custa quase 1800 euros, mas pelo menos tem o assento que o acompanha.

Por falar no balde, este é da Sparco e é simplesmente sublime. Para além do seu conforto, as corrediças permitem-lhe adoptar uma posição de condução perfeita, independentemente do seu tamanho. Em termos de design, o preto domina o cockpit, com apenas alguns logótipos brancos. É magnífico e eu adoro-o.

A posição de condução é tipicamente GT, como a de todos os chassis Simlab. Teria preferido ter a possibilidade de escolher a posição de condução como alguns dos concorrentes, mas o GT é suficientemente bom.

No que me diz respeito, o X1-PRO é um excelente cockpit, muito bem acabado e muito premium. O preço pode ser um pouco elevado, mas ao mesmo tempo obtém-se um produto de qualidade com excelentes características. Sou totalmente a favor, se tiveres dinheiro para isso, claro.

O RaceX Pro

simlab racex pro

O último da lista é o RaceX Pro , um chassis que pode ser configurado com ou sem assento. A primeira grande mudança em relação aos outros é a estrutura. Em vez de perfis de alumínio, dispomos de uma estrutura tubular de alumínio, que é uma das mais belas do mundo.

O design é muito atractivo, com a cor preta em todo o RaceX Pro e alguns toques de laranja aqui e ali. Tem suportes ajustáveis para a base/volante e pedais que podem acomodar uma vasta gama de periféricos de simulação de corridas. Uma vez que a Simlab é uma marca de qualidade superior, a RaceX Pro suporta as bases de dados Direct Drive mais potentes do mercado (Fanatec DD2, Simucube 2etc.). Neste ponto, não se esqueça de levar os suportes para cada base, uma vez que estes são novamente vendidos separadamente… Isto está a tornar-se um padrão recorrente na Simlab.

Para o assento, tem a opção de escolher apenas o chassis por 700 euros e o cockpit com um assento de balde por 1000 euros. Qualquer que seja a opção escolhida, ambos os chassis são sólidos e manter-se-ão estáveis durante as suas sessões de simulação de corridas.

A vantagem do RaceX Pro em relação aos seus irmãos é que tem um bom aspecto e ficará mais elegante na sua sala de estar/quarto. Os outros modelos da Simlab são certamente mais adaptáveis e personalizáveis de acordo com as suas preferências, mas, quanto a mim, não ficarão tão bem numa sala de estar como o RaceX Pro.

A gama de periféricos Grid

A Simlab deu o golpe do século ao adquirir a Grid Engineering, um fabricante de periféricos de topo de gama para corridas simuladas. Actualmente sob a alçada da Simlab, a Grid dispõe de um orçamento substancial de I&D para os seus produtos, o que lhe permitirá oferecer ainda mais periféricos de simulação de corridas.

A gama de volantes Grid inclui actualmente 2 entradas: o GRID MPX e o Porsche 911 RSR . O Grid MPX é um volante em fibra de carbono ao estilo da Fórmula, com uma série de comandos e uma ergonomia inigualável. Com um preço de venda a retalho de 1200 euros, é consideravelmente mais caro do que a concorrência, mas é, ao mesmo tempo, um volante excepcional.

Quanto ao Porsche 911 RSR, trata-se de um volante muito mais ao estilo GT/endurance sob licença oficial da Porsche, com um ecrã enorme e uma série de comandos/botões. É um volante requintado, surreal, fora do comum, quase perfeito. Não, é simplesmente perfeito. A única desvantagem é o preço. Com um preço de venda a retalho de quase 2 500 euros, posso garantir-vos que só encontrará adeptos entre a elite mundial dos corredores de simuladores e apenas entre aqueles com um orçamento ilimitado.

Acessórios Simlab

Se já reparou, muitas peças, suportes e acessórios não estão incluídos nos chassis e cockpits da Simlab. A razão é que nem todas as configurações de corrida simulada são iguais e as necessidades dos pilotos diferem de uma pessoa para outra.

Alguns farão apenas sessões de GT, enquanto outros farão apenas etapas de rali. Por isso, o melhor a fazer é oferecer chassis “barebones”, ou seja, chassis básicos, e oferecer uma vasta gama de acessórios para que se possa personalizar o chassis. Por um lado, é uma excelente abordagem para satisfazer todas as necessidades dos criadores de simuladores e, por outro, é uma óptima forma de ganhar mais dinheiro fornecendo menos equipamento básico.

A longa lista de acessórios disponíveis no sítio Web da Simlab inclui suportes para alavanca de velocidades/travão de mão, uma nova alavanca de velocidades em configuração Push-Pull para os pilotos de rali, suportes para monitores e ecrãs, luvas, parafusos, porcas e toda uma série de ferragens para montar os vários equipamentos oferecidos, painéis de instrumentos, bancos de balde a partir de 360 euros, etc. Em termos de acessórios, a Simlab dispõe de um vasto catálogo de produtos e periféricos que farão as delícias de qualquer piloto de simuladores.

Porque é que a Simlab é tão popular?

A marca é popular pela simples razão de que desenvolve e fabrica excelentes cockpits que são adequados para pilotos de todo o mundo e que podem ser personalizados num instante graças a um vasto catálogo de acessórios.

Além disso, com a aquisição da Grid Engineering, a Simlab pretende alargar ainda mais o seu catálogo de produtos, oferecendo periféricos de simulação de corridas de topo de gama e elitistas (especialmente volantes).

A Simlab continua a ser uma aposta segura, quer pretenda comprar um cockpit, um chassis ou qualquer outro acessório disponível em stock. A relação qualidade-preço dos chassis da marca é bastante boa, mesmo se eu tivesse gostado de ver a adição de bancos em certos modelos (estou a falar de si, o P1-X), que continuam a ser bastante caros. No entanto, continua a ser uma boa marca em que se pode confiar quando se monta uma configuração de corrida simulada.

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

Os melhores pacotes Fanatec

Os melhores pacotes Fanatec

Os corredores de simuladores de todo o mundo têm-se deparado com o mesmo problema: o que comprar para começar a fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar