Escolha uma Página

Os 5 melhores jogos de simulação de corridas em 2024

Sim Racing FR

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Há muitos anos que as corridas simuladas têm vindo a ganhar terreno como disciplina por direito próprio, tornando-se parte integrante dos grandes nomes do desporto automóvel. Actualmente, muitos pilotos e equipas utilizam simuladores de corridas para fins de treino. Esta prática é comum noutros desportos, por isso não vejo porque é que as corridas virtuais devem ser uma excepção.

A simulação de corridas implica frequentemente a configuração de periféricos de última geração. Jogadores como Fanatec e a Simucube estão a apostar no realismo e na imersão proporcionados pelos seus periféricos de simulação de corridas, e é isso que faz a diferença para os pilotos e profissionais de simulação de corridas.

Mas o equipamento e os periféricos são apenas parte da equação das corridas em simulador, e o simulador em que se está é igualmente importante. Os pilotos de corridas não treinam no Need For Speed antes de correrem, treinam num simulador digno desse nome, que reproduz na perfeição o comportamento dos carros de corrida.

É claro que nem todos os motociclistas têm as mesmas necessidades. Alguns querem apenas divertir-se e passar o tempo, enquanto outros querem conquistar pódios e tempos de volta. Temos também os pilotos que procuram apenas melhorar e treinar antes de correrem a sério.

Em seguida, vou apresentar-lhe as diferentes simulações de corridas de automóveis disponíveis no mercado. Vou falar-vos de alguns títulos por tipo de simu e dizer-vos a quem são mais adequados.

Os diferentes tipos de simulação de corridas

Antes de entrarmos nos pormenores, é importante analisar alguns dos elementos que caracterizam as corridas simuladas, nomeadamente os tipos de simulação. Existem actualmente 3 categorias principais de simuladores de corridas de automóveis. Existem jogos de corridas de estilo arcada, títulos a meio caminho entre a arcada e a simulação (semi-arcada) e simulações puras.

Estas três categorias principais existem pela simples razão de que nem todos os simuladores de corrida e corredores são iguais e, por conseguinte, têm necessidades específicas. Tal como disse anteriormente, alguns pilotos procuram apenas um pouco de diversão, para descomprimir nas corridas em simulador, enquanto outros querem esmagar os tempos da forma mais realista possível.

Como resultado, temos uma série de categorias diferentes de simuladores de corridas, todas destinadas a satisfazer as necessidades dos condutores. De seguida, falarei mais sobre cada categoria, com alguns exemplos.

Títulos de estilo arcade

Nesta categoria, temos títulos que são para todos, acessíveis ao público em geral, seja em consolas ou PC. O objectivo destes títulos é entretê-lo, dar-lhe uma dose de diversão enquanto joga, sem ser super realista. É certo que existe um certo grau de realismo, mas é geralmente bastante reduzido, apenas o suficiente para sentir a velocidade, os solavancos, etc.

Estas incluem licenças como Need For Speed, Forza Horizon, Grid, Burnout, etc. Normalmente, nestes títulos, há carros de corrida, Super Carros e Hiper Carros que podem ser melhorados com kits, afinações, etc., para desenvolver mais potência, melhor aderência, etc. Títulos como o Forza Horizon acrescentam uma camada de afinação para os veículos, adaptando-os aos circuitos/pistas.

Como disse anteriormente, estes títulos destinam-se ao jogador médio que apenas se quer divertir num carro, a correr em mundo aberto ou num circuito. Em termos de realismo, não é muito avançado: na maior parte destes jogos, a gestão dos danos é inexistente e as definições servem sobretudo para melhorar certas estatísticas dos automóveis.

Estes títulos foram concebidos para serem jogados com um comando, mas ter uma configuração de simulação de corridas acrescenta a sua própria dose de realismo, especialmente nas consolas. Se és fã de corridas simuladas, esta categoria de jogo/título não te deve interessar de todo. Na pior das hipóteses, podem passar algum tempo lá apenas para matar o tempo, descomprimir ou divertir-se juntos. Honestamente, todos nós começámos com títulos como NFS e, para muitos, foi a chave para as categorias de simulação que se seguiram.

Títulos de semi-arcade

Aqui começamos a chegar ao cerne da questão com os títulos semi-arcade. Para compreender bem este tipo de simulação, é importante lembrar que os jogos desta categoria estão a meio caminho entre os jogos de arcada e os jogos de simulação. O objectivo é proporcionar ao piloto (sim-racer) uma experiência muito mais envolvente graças aos carros de corrida, aos cenários, a uma melhor física das pistas, dos circuitos e dos carros, à gestão dos danos, à gestão dos pneus e, por vezes, à gestão do combustível, sem tornar o jogo demasiado difícil para os principiantes.

Nestes títulos, os carros podem ser controlados com um joystick, mas é altamente recomendável ter uma configuração de simulação de corridas com uma base + volante e pedais para desfrutar plenamente dos jogos e do seu realismo. Estas incluem licenças como F1, Gran Turismo, Forza Motorsport e Project Cars. Nem todos estes jogos são verdadeiras simulações, mas aproximam-se muito, especialmente se tiver uma configuração de simulação de corridas com periféricos de elevado desempenho.

Tal como acontece com muitos jogos de vídeo, os títulos de semi-arcade podem ser encontrados numa variedade de plataformas. Alguns são exclusivos das consolas da Sony, outros da Microsoft e temos também títulos multiplataformas.

A saga da Fórmula 1 (de qualquer ano)

Como o próprio nome indica, este título é dedicado exclusivamente aos monolugares, o auge do automobilismo. O título foi desenvolvido pela EA e está disponível em praticamente todas as plataformas: Xbox, Playstation e PC.

Este jogo é lançado todos os anos com uma nova versão da época de F1. Basicamente, o Formula One não é um jogo de simulação, mas sim um semi-arcade, porque a condução é certamente realista, mas suficientemente simples para que todos possam jogar sem demasiados problemas. Este jogo suporta configurações de simulação de corridas, bem como controladores.

Há também um elevado grau de realismo, com sessões de qualificação, sessões de treinos, GPs e tudo o resto da F1. Na minha opinião, Formula One é um excelente título de simulação de corridas para os fãs do desporto.

A saga Forza Motorsport

O Forza Motorsport é também um título de simulação de corridas de automóveis saído directamente dos estúdios da Microsoft. Desta vez, o título só é compatível com a Xbox e o PC.

Assim, Forza Motorsport é a variante semi-arcade de Forza Horizon. Tecnicamente, os dois títulos assentam nas mesmas bases (motor gráfico, etc.), mas no Motorsport temos gestão de danos, gráficos muito avançados, centenas de carros, circuitos lendários, etc.

O Forza Motorsport pode não ser um título de simulação pura, mas continua a ser um dos melhores simuladores de corridas do mundo. É fácil de manusear e compatível com controladores e configurações de simulação de corridas. A Fanatec também tem volantes Forza Motorsport oficialmente licenciados. Na minha opinião, continua a ser um excelente título para corridas simuladas amadoras ou semi-profissionais.

A saga Gran Turismo

O Gran Turismo lançou mais ou menos o simulador de corridas na primeira Playstation com este nome, e continua a fazer-nos sonhar mais de 25 anos após o seu lançamento na consola da Sony. Como já deve ter adivinhado, este título é exclusivo da Playstation, uma vez que o fabricante japonês de consolas de jogos não gosta de se misturar com os outros, embora isso tenha começado a mudar há algum tempo no PC.

Tal como o Forza Motorsport, o Gran Turismo não é de todo uma simulação de corridas, mas sim um título de semi-arcade. O objectivo é agradar a todos, oferecendo um jogo acessível e, sobretudo, controlável por uma vasta gama de pilotos, quer utilizem uma configuração de simulação de corridas ou um joystick.

No entanto, o título da Sony continua a apresentar gestão de danos, gráficos bonitos, gestão de carreira e muito mais. É bastante completo, tal como os títulos deste segmento de corridas simuladas, e têm praticamente o mesmo aspecto, se me perguntarem.

Tal como no caso do Forza, a Fanatec lançou um pacote especialmente concebido para os fãs do Gran Turismo, em parceria com a Sony: o GT DD Pro . Obtém-se um volante específico para o Gran Turismo, uma base CSL DD de 5 ou 8 nm e uma pedaleira, tudo por 700/850 euros. Para ser sincero, o volante é muito básico e de plástico, longe dos padrões da Fanatec nesta categoria de preço. No entanto, a base é a melhor do segmento, e pode perdoar-se por isso.

A saga Project Cars

Este título, ou melhor, esta saga, aproxima-se muito da pura simulação. Até à data, apenas 3 títulos foram lançados para consolas e PC, havendo rumores de que um quarto está em desenvolvimento. No que me diz respeito, Project Cars 2 é o jogo que mais se aproxima da simulação, com danos, gestão de combustível e pneus, paragens nas boxes que têm de ser tidas em conta, o ciclo do dia e da noite, o tempo que muda a meio de uma corrida, temperaturas dos travões que têm de ser controladas de perto para evitar comer o próprio Fade de travões, etc. Continua a ser um título completo para os profissionais das corridas de simuladores, sem entrar na simulação pura.

Além disso, Project Cars 2 permite a afinação completa do veículo, desde a pressão dos pneus e a suspensão até ao mapeamento do motor. É um paraíso para os entusiastas de carros de corrida e um título que recomendo vivamente aos pilotos de simuladores.

Títulos de simulação

Agora é a vez dos verdadeiros guerreiros das corridas de simuladores, os títulos de simulação pura e simples. Relativamente às outras categorias, verificámos que existiam títulos multiplataforma. Aqui, é praticamente tudo no PC. Porquê? Bem, pela simples razão de que a maioria dos periféricos de simulação de corridas topo de gama, capazes de proporcionar sensações ultra-realistas, só funcionam em PCs. E é por isso.

iRacing

O i Racing é considerado por muitos corredores como o jogo de simulação de corridas, e muitos pilotos de corridas reais concordam. O iRacing não é como qualquer outro título em que basta comprá-lo e pronto. O conceito deste jogo é diferente: paga-se uma taxa de subscrição e obtêm-se conteúdos que podem ser obtidos através de microtransacções.

Francamente, é uma proposta cara, uma vez que terá de pagar o preço total para tirar o máximo partido deste título. Mas depois de ultrapassada a grande factura, o iRacing é uma verdadeira referência em matéria de corridas simuladas, e para praticamente toda a gente.

Neste título, temos uma série de configurações muito avançadas, por vezes até demasiado avançadas, temos imensos carros em todas as categorias, licenças oficiais para as 24 Horas de Le Mans, IndyCar e Nascar, etc. É de facto um título completo de simulação de corridas para pilotos profissionais e, acima de tudo, um dos mais populares do mundo. No entanto, é necessário ter um certo nível de capacidade de condução para o desfrutar, caso contrário, ficará na parte de trás do grupo durante algum tempo.

Asseto Corsa

O Asseto Corsa é considerado por muitos como O TÍTULO de simulação para consolas e PC. Este jogo tem cerca de 10 anos (foi lançado em 2014) e envelheceu bastante mal nas consolas, mas não envelheceu de todo no PC. Tal como em Skyrim e The Witcher 3, a força de Asseto Corsa reside na sua incrível comunidade.

Em termos de gráficos, a versão para PC ainda se mantém graças aos mods, mas o mesmo não se pode dizer da versão para consola. A experiência de condução é muito realista, dando a impressão de estar num verdadeiro carro de corrida, especialmente se o seu equipamento de simulação de corridas for de boa qualidade.

Quanto às definições, bem, há muito por onde escolher. Pode ajustar praticamente tudo de acordo com as suas preferências, e em todos os automóveis. Está ao nível doiRacing em termos de personalização dos veículos, em todos os aspectos.

A Asseto Corsa está sempre presente nas corridas de automóveis, com uma vasta gama de carros e circuitos, cada um tão lendário como o outro. Além disso, dado que o jogo vai celebrar em breve o seu 10º aniversário, está disponível a um preço muito baixo no Steam.

Asseto Corsa Competizione

Asseto Corsa Competizione é a mesma receita que o jogo base, Asseto Corsa, mas para as competições GT3 e GT4. Se é fã de desportos motorizados e da configuração que os acompanha, recomendo vivamente o Asseto Corsa Competizione.

Neste título, tudo é licenciado oficialmente: pilotos, equipas, circuitos, carros, patrocinadores, absolutamente tudo. O mesmo acontece com o tacto e as sensações: tudo é ultra-realista, até ao mais ínfimo pormenor. Os jovens pilotos encontrarão certamente algo do seu agrado na Asseto Corsa Competizione. A única desvantagem é a plataforma em que está disponível. De momento, este jogo só está disponível para PC, e acho que isso é bom, porque este tipo de título só é 100% utilizável em PCs com periféricos de simulação de corridas muito bons. No entanto, está actualmente a ser desenvolvida uma versão para consolas, que deverá ser lançada um dia.

Qual escolher?

Escolher um título de corrida simulada é como escolher o hardware e os periféricos: tem de escolher o que mais lhe convém. É verdade que passo muito tempo em simulações puras como o Asseto Corsa e o iRacing, mas também gosto de relaxar num Forza de vez em quando. A tua escolha não deve, de forma alguma, ser influenciada pelas minhas preferências, porque, no fim de contas, és tu que vais conduzir os carros de corrida nos circuitos lendários.

O que posso aconselhar é que escolha um título com base na sua configuração. Se tiver um tipo de configuração silenciosa, como uma Logitech G29 ou G923 a melhor escolha seria um título semi-arcade se for fã de corridas simuladas, pela simples razão de que estes periféricos não lhe darão muitas sensações.

Por outro lado, se tiveres uma configuração com uma pedaleira Load Cell e uma base Direct Drive, e fores um fã de corridas simuladas, o melhor é optares por um título de simulação pura. Mas, em qualquer caso, é preciso escolher um título de que se goste e com o qual se divirta mais.

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar