Simagic P2000
Benefícios
- Disponível em várias versões, dependendo da configuração e dos requisitos
- Manivela com célula de carga e sistemas hidráulicos
- Estrutura de alumínio
Desvantagens
- Eletrônica e fiação visíveis
A nossa classificação: 9,2/10
O pedalboard é, sem dúvida, o segundo elemento mais importante em uma configuração de corrida simulada, logo atrás da base. O motivo é o mesmo da base do Direct Drive: feedback.
O mercado de corrida simulada inclui muitos participantes que oferecem periféricos de qualidade. Temos a Fanatec, a Moza, a Simucube, mas também a Asetek e a Simagic. Cada fabricante oferece uma pedaleira Load Cell em sua linha, mas muito poucos têm periféricos hidráulicos.
A Simagic se enquadra nessa categoria de marcas de corrida simulada, e hoje vamos dar uma olhada no P2000, o conjunto de manivelas topo de linha do fabricante, que está disponível nas versões Load Cell e hidráulica, bem como em diversas variantes.
Características principais e técnicas do pedivela
- Toda a estrutura de alumínio, com placa de suporte grande
- Célula de carga disponível nas versões de 100 e 200 kg
- Disponível na configuração de 2 ou 3 pedais, com célula de carga e sistema hidráulico
- Elementos visuais configuráveis, incluindo a placa do pedal do acelerador
- Pedais ajustáveis em vários planos e também removíveis para instalação sem a placa de suporte
- Compatível somente com PC e com todo o ecossistema Simagic
Design
Vamos começar pelo design desse Simagic P2000, o pedivela topo de linha da marca. Visualmente, e à primeira vista, ele se parece muito com um carro de corrida, ou mesmo com um protótipo. Os pedais são independentes, de modo que podem ser ajustados conforme necessário. A placa do pedal é grande, grossa e, acima de tudo, pesada. Os pedais são pretos e prateados, com os elementos de resistência predominantemente vermelhos.
O que você também percebe quando vê o P2000 é a eletrônica e a fiação: tudo é visível, o que reforça a sensação de que esse pedivela pode ter sido retirado de um protótipo de corrida. Em termos absolutos, não é tão perturbador visualmente, mas fica claro que a utilidade veio antes da forma quando o P2000 foi projetado.
Montagem personalizada
No P2000, você tem duas opções: pode usar a placa fornecida com o dispositivo para fixar os pedais no chassi ou pode pular essa etapa e montar os pedais diretamente no cockpit.
Se você optar pelo primeiro caminho, todo o hardware estará na caixa do P2000, juntamente com as ferramentas necessárias para instalar os pedais. A operação não é realmente complicada de ser realizada e o manual do usuário é de muito boa qualidade.
Você deve levar cerca de 20 minutos para encaixar os pedais na placa e, em seguida, fixar a placa no chassi. Os pedais do acelerador e da embreagem são simples de instalar, mas você tem componentes adicionais para o pedal do freio, principalmente o sistema hidráulico.
Fabricação e acabamento
Usando alumínio em abundância, o P2000 da Simagic é um dispositivo premium, e com razão, pois representa o melhor que o fabricante tem a oferecer. Seja o prato, os pedais ou até mesmo a caixa de controle transparente, tudo é feito com atenção especial aos detalhes.
Além disso, o acabamento é exemplar nos principais componentes do pedivela. Isso inclui o prato, os pedais e os sistemas de resistência. Quanto à caixa de controle, ela é feita de plástico transparente, provavelmente acrílico, de modo que você pode ver o interior por fora. No entanto, sua fixação deixa um pouco a desejar na minha opinião: a Simagic inclui fita adesiva dupla face na caixa para que você possa colocá-la em qualquer lugar. A fita adesiva também significa que é muito provável que ela se solte depois de algum tempo, e isso sem levar em conta o fato de que ela limita as mudanças futuras de posição. Eu teria preferido um sistema de fixação padrão com porcas, porque ele tem uma aparência mais limpa e profissional.
Configurações do suporte inferior
Para as configurações, você obviamente tem a localização de cada pedal, a resistência, a parada final, o ângulo e assim por diante. Se você pegar a versão de 3 pedais do P2000, o freio pode ser posicionado em 7 lugares diferentes, com 15 mm de espaçamento. O acelerador e a embreagem têm 4 posições diferentes, desta vez com 11 mm de distância.
Quanto às placas do pedal, você pode alterar sua altura de várias maneiras. A Simagic também oferece uma placa longa para o pedal do acelerador, para melhor imersão e controle mais preciso desse pedal. Mas cuidado, se você usar essa placa, ela é muito suave e, se você dirigir sem sapatos, seu pé direito vai escorregar.
Por fim, os sistemas de resistência também são ajustáveis. Você tem molas pré-instaladas em cada pedal, além de outro conjunto disponível. O P2000 é um conjunto de manivelas completo, altamente adaptável a todos os ciclistas.
Sensações durante o jogo
Vamos falar sobre a sensação do Simagic P2000. Em primeiro lugar, sugiro que você reserve um tempo para configurar esse pedivela adequadamente, pois o fabricante permite que você configure tudo de acordo com suas necessidades e preferências. Entre o espaçamento do pedal, o ângulo, a resistência da célula de carga e o sistema hidráulico, você precisará de algumas dezenas de minutos para encontrar o equilíbrio certo.
Mas depois que você encontra o rumo, a imersão é total. O P2000 é um dos melhores pedais de corrida simulada que já testei e usei, no que diz respeito à célula de carga e ao sistema hidráulico. É verdade que o pedal ativo da Simucube está em um segmento próprio, o que o torna praticamente o melhor.
O pedal do freio, com seu sistema hidráulico e acionado por mola, é muito linear, com um batente que pode ser ajustado. Além disso, o batente de borracha evita qualquer contato entre as peças de metal. É um pequeno extra que evita o famoso “clank” no final do curso. Esse mesmo pedal também é muito comunicativo, com a pressão aumentando à medida que o pedal se desloca.
Para o acelerador e a embreagem, há dois pedais Load Cell, mas eles funcionam de forma um pouco diferente, pelo menos em termos de resistência. Percebi que esses pedais retornam à posição inicial muito rapidamente e sem o efeito de amortecimento observado em alguns dos concorrentes do P2000. Isso é uma grande vantagem para mim e, certamente, para muitos outros ciclistas virtuais.
Compatibilidade
O Simagic P2000 só é compatível com a plataforma PC, e isso é normal. A menos que eu esteja enganado, apenas a Fanatec oferece um pedalboard premium para pilotos de console, o Clubsport Pedals V3.
É claro que o P2000 tem suporte nativo para outros periféricos Simagic, e tudo funciona de forma integrada. Você pode usar essa pedalboard com equipamentos que não sejam da Simagic em um PC, pois a conexão com a torre é via USB.
Custo-benefício
O P2000 da Simagic está disponível em diversas variantes, com preços que começam em cerca de 730 euros e chegam a 830 euros. A relação custo-benefício desse dispositivo é simplesmente excelente, e eu diria até que ele não é tão caro em comparação com o que você recebe em troca.
Ele usa materiais de primeira linha, é de ótima qualidade e a sensação é semelhante à de um carro de corrida de verdade.
Meu veredicto
Bem, meu veredicto é simples: se você pode comprar o P2000 e está procurando um excelente pedivela, com célula de carga completa e hidráulico no pedal do freio, a oferta da Simagic é imperdível.
E se você conseguir encontrá-lo a um preço reduzido, será a melhor oferta do século. Você não se arrependerá do investimento, especialmente se a sua configuração já for bastante sofisticada. Em uma palavra: vá em frente.










0 comentários