Escolha uma Página

As 6 melhores placas de vídeo para corridas de simuladores

Sim Racer

Como piloto de e-sport e entusiasta de Sim Racing, decidi compartilhar minha paixão neste site.

Quando você compra por meio de nossos links, podemos receber uma comissão de afiliado.

Atualmente, as configurações de PC são todas diferentes, com algumas especializadas em categorias específicas de aprendizado de máquina ou IA. Montar uma torre é muito fácil, pois a maioria dos componentes de um computador é modular e você pode trocá-los em maior ou menor grau, dependendo da plataforma e de suas necessidades. Isso é possível porque as peças de um computador são como legos: tudo se encaixa de acordo com os padrões de conexão ou interface.

É por isso que os computadores são considerados a “Master Race” pelos jogadores, pois podem ser atualizados à vontade. No entanto, isso tem um preço, e é por isso que os consoles domésticos são muito mais atraentes.

Mas onde alguns veem uma desvantagem, outros veem uma vantagem. Os PCs para jogos não são excelentes apenas para executar jogos de alta resolução e FPS de três dígitos. Eles são tão avançados, dependendo da configuração, que sua utilidade praticamente não tem limites. Aprendizado de máquina, IA, programação, servidor, multitarefa e streaming são apenas alguns exemplos do que você pode fazer com uma máquina bem configurada.

Hoje vamos analisar o aspecto gráfico de um PC para jogos e, mais especificamente, a corrida simulada. No mercado de GPUs, há muitos lutadores. Entre as opções econômicas, aquelas adaptadas a determinados títulos e os monstros de potência, é muito fácil se perder se você quiser começar a praticar corridas virtuais com uma torre para jogos.

A seguir, veremos as melhores GPUs para corridas simuladas em três resoluções diferentes: 1080P, 1440P e 2160P. Em resumo: Full HD, 2K e 4K.

As melhores GPUs para Full HD

Vamos começar com uma configuração que todos podem pagar. Deixe-me dizer logo de cara: uma torre para jogos é cara, mesmo que você esteja buscando apenas 1080P no nível de entrada.

Para a configuração, sugiro que você opte por uma plataforma relativamente recente, seja Intel ou AMD, com pelo menos 16 GB de RAM. Pessoalmente, sou a favor da AMD com um Ryzen 5 série 5000 no que diz respeito ao orçamento amigável, e 7000/9000 para o restante com 32 GB de RAM. A AMD teve um grande retorno nos últimos anos, e suas CPUs são excelentes para jogos.

Nvidia RTX 5060 8 GB

mclaren gt3 v2

A Nvidia é uma das principais empresas do setor de GPUs, tendo dominado o mercado global por muitos anos. Durante muito tempo, a marca americana literalmente não teve concorrência, e somente nos últimos anos a AMD (depois de comprar a ATI) e a Intel representaram uma pequena ameaça à Nvidia em determinados segmentos.

A 5060 é a GPU de médio porte do fabricante, especialmente na versão de 8 GB. Você obterá um bom desempenho em simuladores de corrida, seja no F1 25, Assetto Corsa ou rFactor, com 60 FPS sem muitos problemas em Full HD.

AMD RX 7600/9060 8 GB

mclaren gt3 v2

Nos últimos 10 anos, aproximadamente, a AMD desenvolveu vários produtos de alto desempenho a preços competitivos. No mercado de CPUs, ela se tornou a referência para os gamers com sua linha Ryzen 5 e X3Ds.

Na frente da GPU, temos a RX 7600 e a 9060 de 8 GB, que são as placas Full HD de nível básico. São placas de vídeo de alto desempenho que visam a 60 FPS, mas ainda são limitadas por seus 8 GB de RAM. O mesmo se aplica à 5060, e é provável que você tenha problemas, ou melhor, quedas de desempenho, daqui a alguns anos.

Intel B570 10 GB

mclaren gt3 v2

A Intel é uma marca jovem no campo das GPUs, com uma linha que se concentra no “valor”. Basicamente, você obtém o máximo pelo seu dinheiro em termos de desempenho.

A B570 de 10 GB é mais uma GPU de nível básico, mesmo que sua vRAM seja substancial para seu segmento-alvo. O problema com as GPUs Intel é que elas são recentes, portanto, nem todos os jogos são compatíveis com elas. É verdade que os drivers evoluíram muito nos últimos anos, mas você corre o risco de ter alguns problemas de compatibilidade com títulos de corrida simulada.

As melhores GPUs para 2K

2K, ou 1440P, é uma resolução muito popular entre os jogadores, pois representa o meio termo: é mais detalhada do que Full HD, sem exigir uma máquina de guerra 4K. Nessa faixa de resolução, apenas a Nvidia e a AMD oferecem opções viáveis atualmente, na minha opinião.

Nvidia RTX 5070 ou 5070 Ti

mclaren gt3 v2

A RTX 5070 é mais uma GPU de médio porte, de acordo com a marca verde, mesmo que o preço pedido seja geralmente alto. Na versão padrão, você obtém 12 GB de RAM, e na versão Ti, 16 GB. Dependendo do seu orçamento e, acima de tudo, de quantos anos você planeja manter a GPU, você pode escolher entre a primeira ou a segunda, com a de 12 GB sendo trocada mais cedo do que a de 16 GB.

Com a 5070, é fácil atingir 1440P a mais de 60 FPS, mesmo com uma configuração de CPU e RAM de médio porte. Se você pretende alcançar 2K ao longo de muitos anos, eu o aconselharia a optar pela 5070 Ti.

AMD RX 9070 e 9070 XT

mclaren gt3 v2

Embora a AMD esteja claramente uma geração atrás da Nvidia quando se trata de Ray Tracing, suas GPUs são poderosas quando se trata de rasterização ou potência convencional. A RX 9070 e a 9070 XT de 16 GB demonstram isso em vários títulos de 1440P, com desempenho sólido e FPS muito estável em mais de 60 quadros por segundo.

Obviamente, a Nvidia continua a dominar o mercado de GPUs nessa faixa e acima dela, e os desenvolvedores de jogos estão otimizando seus títulos para essa marca. No entanto, a RX 9070 continua sendo uma excelente opção para corridas simuladas e, acima de tudo, uma opção mais barata e mais durável a longo prazo.

As melhores GPUs para 4K

Esse é um território dominado pela Nvidia, o que deixa os gamers muito desanimados. Porquê? Bem, é simples: se você está sozinho em um segmento, pode cobrar o que quiser por seus produtos. E as GPUs da Nvidia capazes de rodar a mais de 60 FPS em 4K são caras.

Nvidia RTX 5080 e 5090

mclaren gt3 v2

Essas são as melhores que a Nvidia tem a oferecer em termos de potência bruta (rasterização) ou Ray Tracing. Essas GPUs são as mais potentes do mercado, especialmente a 5090, no que diz respeito ao segmento convencional, ou seja, não profissional.

Em qualquer título de corrida simulada, você obterá facilmente mais de 60 FPS em 4K, e isso com qualidades gráficas que são ultra-rápidas. No entanto, você também precisará de um sistema de pesagem para apoiá-lo, o que inevitavelmente aumentará a conta para mais de € 5.000 sem muito esforço, já que a 5090 sozinha custa mais de € 2.500.

Na minha opinião, as RTX 5090s continuam sendo GPUs elitistas. A Nvidia não as venderá aos montes, mas a marca terá um belo lucro com cada placa de vídeo vendida.

gt dd pro

Otimize sua configuração de corrida simulada

Conforto, precisão, imersão

Notez cet article

Você também pode gostar…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest