Moza ES
Benefícios
- Vários controles totalmente personalizáveis
- Acabamento e materiais premium
- Excelente ergonomia
Desvantagens
- Compatível apenas com a plataforma PC
- Não compatível com as bases R16 e R21
A nossa classificação: 9,8/10
Desde o surgimento de seus primeiros periféricos de corrida simulada, o fabricante chinês Moza Racing está fazendo tudo o que pode para tirar participação de mercado de marcas que estão presentes no segmento há muitos anos. É preciso dizer que essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se está lidando com um Fanatec que é considerado o Go-To para sensações, qualidade de construção e preço acessível.
Em um período de cerca de três anos, a Moza fez seu nome no jogo de corrida simulada graças a seus produtos de qualidade, atenção aos detalhes e, acima de tudo, seu excelente progresso em tecnologias de corrida simulada, especialmente tudo relacionado aos motores elétricos em bases Direct Drive. Hoje, a linha Moza é ampla e abrangente, com algo para atender a todos os orçamentos, seja em termos de volantes, pedais, bases ou acessórios de simulação de corrida.
Entre os volantes oferecidos pelo fabricante chinês, temos oES que representa a linha de nível básico da Moza. Esse volante está incluído nos pacotes R3 e R5 e, a seguir, você verá mais detalhes sobre ele.
Características principais e técnicas do volante
- Volante de fundo plano com um diâmetro de 28 cm
- Estrutura de liga de alumínio com acabamento em couro
- Um total de 22 controles, com 2 pás montadas na parte traseira
- Disponível em 3 versões ou “mods”: totalmente redondo, com fundo plano e estilo Formula.
- Compatível com o R5 e o R9 V2 graças ao Moza QR
- RevLED na parte superior do painel frontal
- Apenas compatível com PC
Conceção
O volante do ES é bastante simples, devo dizer, com duas cores dominantes: cinza e preto. Os controles estão espalhados pelo painel frontal, com botões pretos sobre um fundo branco.
As únicas cores chamativas desse volante são as dos LEDs RevLED. Sinceramente, acho que esse volante é um sucesso em termos de design, especialmente com as pás na parte traseira, que, aliás, têm um bom tamanho. A versão básica é de fundo plano, mas você pode ter o ES totalmente redondo ou no estilo Fórmula, fica a seu critério.
Montagem por medida
Esse volante é compatível com as bases de gama baixa e média da Moza Racing, ou seja, o R5 e o R9 V2, usando o lendário QR da marca chinesa. Para encaixar esse volante em uma das bases do fabricante, basta puxar o anel, alinhar o volante e, em seguida, soltar o anel quando o volante estiver no lugar.
Quanto ao QR, ele vem com o volante, portanto, não é necessário fazer nada nele. Essa montagem se aplica a todas as três variantes do ES, ou seja, o redondo, o de fundo plano e o tipo Formula.
Fabrico e acabamento
Embora o ES seja um volante de nível básico, a Moza não economizou nos materiais. A estrutura é feita inteiramente de liga de alumínio, o que torna essa roda forte e leve na balança. Além disso, há couro em todo o volante para um toque premium.
Esse volante é muito bem feito, e o mesmo vale para o acabamento. A estrutura é monobloco, com todos os controles e botões em plástico. Até mesmo o material (plástico) é muito bem feito, sem rebarbas. Sinceramente, tiro meu chapéu para a Moza Racing por sua atenção aos detalhes. O ES é um volante extremamente bem feito, com um acabamento impecável.
Manuseamento do volante
Com 28 cm de diâmetro, a ES é uma roda fácil de manusear para aqueles que estão acostumados com rodas um pouco menores. E para o restante dos pilotos, você precisará de um pouco de tempo para se adaptar, mas nada muito sério.
A ergonomia do ES é muito boa, em grande parte devido ao fato de o volante ter apenas 28 cm de diâmetro. Os botões e controles estão bem posicionados no painel frontal, bem próximos das mãos e dos dedos. Você não terá problemas para usá-los no modo de corrida total, e eles têm a sensação certa. Você não terá a sensação esponjosa de alguns dos botões do volante do KS, por exemplo, e isso é francamente bizarro vindo de um volante que custa metade do preço do KS. As pás traseiras têm um bom tamanho e estão muito bem posicionadas. No entanto, eles são mecânicos e não magnéticos, mas clicam e funcionam muito bem, algo que nem sempre se pode dizer sobre os KS.
Sensações durante o jogo
No que diz respeito à sensação do Moza ES, ela não é ruim para a sua linha. Vários recursos de alta tecnologia foram omitidos, como pás magnéticas e uma tela, mas isso vale a pena pelo preço pago pelo Moza ES.
Na estrutura, temos 22 botões que podem ser totalmente configurados, mas somente por meio do software da Moza, a saber Casa do fosso. Esses botões podem ser usados para várias funções, como limpadores de para-brisa, rádio, boxes e assim por diante. Por outro lado, ele não será tão útil, já que o ES tem 28 cm de diâmetro na configuração padrão, o que é um pouco pequeno para corridas de GT, por exemplo.
Essa escolha de diâmetro foi ditada principalmente pela base que poderá acomodar esse volante, ou seja, o R5 na configuração padrão. Embora o ES seja tecnicamente compatível com o R9 V2, esse volante foi desenvolvido para funcionar perfeitamente com a pequena base R5 da Moza Racing e seus 5,5 nm de torque. Mas você pode optar pelo modelo de volante redondo com 30 cm de diâmetro.
Vale a pena observar que o ES é equipado com um RevLED muito prático e fácil de ver na parte superior do painel frontal, o que torna as trocas de marchas muito mais rápidas. Gostei muito do tempo que passei com esse volante, em termos de formato, ergonomia e aderência.
Compatibilidade
Esse volante é compatível com praticamente todas as bases de gama baixa e média da Moza Racing, com exceção das bases topo de gama (R12, R16 e R21). Na minha opinião, isso era de se esperar, pois a ES é uma roda de baixo custo voltada principalmente para o ciclista médio e/ou iniciante.
No que diz respeito aos títulos de corrida simulada, você realmente não terá problemas com eles, desde que dedique algum tempo para configurar os botões e controles do seu título de corrida simulada. O que nos leva à questão da compatibilidade de plataformas: esse volante só funcionará no PC, assim como as bases Moza Racing, exceto o R3, que é compatível com o Xbox.
Relação qualidade/preço
Ao preço de €149 inc VAT, o Moza ES oferece uma excelente relação custo-benefício, especialmente quando comparado com a concorrência da Fanatec com seu CSL. A gigante alemã de simuladores de corrida oferece duas opções mais baratas do que a Moza ES, mas essas rodas são feitas de plástico.
Com sua estrutura de alumínio, couro, QR de nível de competição e configuração de botões altos, esse Moza ES é simplesmente um excelente volante pelo preço e, como eu disse, você não encontrará nada melhor na concorrência.
O meu veredito
Para mim, esse volante Moza ES é simplesmente perfeito, especialmente se você estiver procurando um volante barato que o ajudará a melhorar seus tempos de corrida simulada. Com sua ergonomia meticulosa, pás altamente responsivas (apesar de serem mecânicas), design sóbrio e disponibilidade em 3 variantes, o ES da Moza está claramente aqui para conquistar os corações e as configurações dos pilotos de todo o mundo.
É certo que ela tem suas deficiências, principalmente a compatibilidade com apenas duas bases Moza (R5 e R9 V2) e o fato de não poder ser configurada/parametrizada em tempo real na pista, mas ainda assim é uma roda de 150 euros. Você não encontrará nada melhor, ou mesmo idêntico, na Fanatec. De fato, os únicos que se comparam ao ES na linha CSL custam 50 euros a mais, e todos eles têm um QR composto.
No que me diz respeito, aprovo o Moza ES para motociclistas com orçamento limitado. Continue com seus olhos fechados.
0 comentários