Escolha uma Página
Moza R9

Moza R9 : Teste e avaliação

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Moza R9

Benefícios

  • Boa relação qualidade/preço
  • Excelente qualidade de construção
  • Montagem fácil e estável
  • Binário máximo de 9 nm
  • Feedback de força imersivo

Desvantagens

  • Compatibilidade bastante limitada: apenas com PCs

A nossa classificação: 9,7/10

Os periféricos de simuladores de corridas evoluíram muito nos últimos anos, especialmente desde a democratização da tecnologia Direct Drive não demasiado caro. Costumava custar muito dinheiro para obter uma base como esta. Mas, atualmente, pode ter um dos melhores do mercado por menos de 400 euros.

A democratização destes produtos significa também o aparecimento de novos concorrentes que pretendem uma parte do mercado das corridas simuladas. Em menos de 10 anos, assistimos ao nascimento de marcas como Simagic, Sim-Lab ou ainda Moza Racingvieram para competir com os principais actores do simulador de corridas, tais como Fanatec, Thrustmaster e Simucube. Bem, para A Simucube continua a ser um dos melhores do mundo, se não o melhor, em termos de inovação, tecnologia e know-how.

A propósito de Moza Racingo fabricante chinês oferece uma gama bastante completa de periféricos de corrida simulada e está a visar um concorrente em particular: a Fanatec. Hoje, vamos dar uma vista de olhos a uma das suas bases de gama média, a R9.

 

Características principais e técnicas da base

  • Base Direct Drive com binário máximo de 9 nm
  • Construção em alumínio
  • Compatível apenas com PCs
  • Ângulo de viragem máximo ilimitado
  • Tamanho compacto de 240 x 157 x 124 mm
  • Peso: 6,8 kg

 

Conceção

Assim, a R9 segue as sugestões de design do outro modelo de base da Moza Racing no fundo da gama, o R5. É bastante compacto, em alumínio e todo em preto com alguns logótipos aqui e ali em branco. Para ser franco, é um sucesso para mim, o que é de esperar, uma vez que Moza Racing se inspirou em grande parte na Fanatec para as suas bases(CSL DD). Este ponto não me incomoda de todo, porque se copiamos o trabalho dos melhores, é porque queremos ser como eles, se não melhores.

O veio de transmissão é preto, com um diâmetro superior ao da concorrência, e um QR interno tem um desempenho muito bom no processo. No geral, gosto muito do design do R9 e combina na perfeição com qualquer configuração.

Moza R9

Montagem por medida

Montagem do R9 é montado por baixo com 4 ranhuras para parafusos. Se tiver um cockpit, montará esta base diretamente no seu suporte para tirar o máximo partido dela. Para os que não têm cockpits, o R9 pode ser montado numa mesa ou secretária utilizando uma base que se aparafusa na parte inferior da base e um suporte de fixação.

Montagem do R9 é muito fácil de fazer, quer seja sobre um chassis ou sobre uma mesa, e não mexe um músculo, especialmente se optar por um cockpit. Para as mesas/escrivaninhas, certifique-se de que utiliza um móvel bastante robusto que possa suportar o binário da base, bem como o peso do aparelho, uma vez que este pesa cerca de 6,8 kg, sem acessórios.

 

Fabrico e acabamento

Para o fabrico e o acabamento, Moza Racing não fez as coisas pela metade e criou uma base utilizando uma liga de alumínio para aviões. No que me diz respeito, é simplesmente soberbo, muito bem construído.

O acabamento é meticuloso, com todas as peças a encaixarem-se com precisão milimétrica. Não notei quaisquer rebarbas ou defeitos de fabrico em todo o revestimento exterior. É perfeito, é essa a palavra, o que é impressionante vindo de uma empresa com apenas alguns anos de experiência no jogo.

Além disso, a R9 utiliza um sistema de arrefecimento passivo, transformando todo o armário numa espécie de radiador de grande escala. Não existe ventoinha no interior, o que elimina uma peça móvel adicional, reduzindo assim a probabilidade de avarias. É um design inteligente.

 

Conhecer a base

A primeira coisa que sentirá quando pegar na R9 na mão é o seu peso: a besta pesa quase 7 kg na balança! Isto coloca-o praticamente na mesma classe que um CSL DD com a sua fonte de alimentação da Fanatec.

Honestamente, não vai manipular muito uma base, porque vai tirá-la da caixa, colocá-la na sua configuração e pronto. Mas a operação é mais ou menos fácil de efetuar, bastando ter em atenção as dimensões do R9porque é bastante pequeno.

No entanto, o que considero excelente em comparação com o Fanatec é a ligação entre o volante e a base. Nos produtos do fabricante alemão, pelo menos nos que competem com a R9, existe uma ligação física, com pinos. E estes danificam-se facilmente se não tivermos cuidado.

Com o R9Tudo é feito sem fios, o que lhe dá paz de espírito e um produto muito fácil de utilizar todos os dias. Assim, pega no seu volante Moza e coloca-o diretamente no eixo de transmissão sem pensar muito, e eu adoro isso.

Moza R9

Sensações durante o jogo

É altura de irmos ao essencial: o que é que a R9 como sensações? A resposta simples a esta pergunta é: o R9 proporciona uma excelente experiência de jogo, independentemente do título que estiver a jogar.

Quanto ao force feedback, é extremamente equilibrado, mesmo que se reduza a potência do motor (9nm de binário máximo). Normalmente, assim que se começa a mexer nas definições de potência máxima, é possível ver claramente os pontos fracos dos motores. Mas com o R9Não é de todo o caso. Terá as mesmas sensações, mas diluídas, menos intensas, menos agressivas.

Apesar de a base ser relativamente pequena, o poder está lá. Com o binário máximo, sentirá praticamente tudo o que o carro no seu simulador faz, desde a perda de aderência até às mudanças de trajetória, vibrações e colisões. Digo quase tudo, porque há algumas manchas aqui e ali nas sensações transmitidas por esta base. É potente, sim, mas não tão fino como um DD CSL de 8 nm, e isso é perfeitamente normal. A Fanatec tem muitos anos de experiência no jogo (mais de 20 anos), enquanto a Moza Racing só existe há alguns anos e as suas equipas ainda têm um longo caminho a percorrer para competir plenamente com os grandes nomes do simulador de corridas.

Na minha opinião, os alicerces estão lá, com um excelente motor que acciona a partir de R9Agora só falta afinar o software para o tornar perfeito. Além disso, dispõe do software interno da Moza Racing (Casa de Fosso), que permite efetuar uma série de configurações nesta base.

 

Compatibilidade

Tal como acontece com praticamente tudo o resto no segmento, a R9 só é compatível com produtos do fabricante chinês. Por outras palavras, se pretende mergulhar no mundo da Moza Racing, terá de comprar todos os produtos de simulação de corridas da marca, especialmente as bases e os volantes. Para que conste, é isto que fazem a Fanatec, a Logitech, a Thrustmaster, a Simucube e praticamente todas as outras.

Em termos de plataformas, a R9como toda a gama Moza Racing, só é compatível com PCs. É realmente uma pena, especialmente porque o principal concorrente da marca (Fanatec) oferece produtos que funcionam em todas as plataformas (PC e consolas).

Moza R9

Relação qualidade/preço

Com um preço de venda a retalho de cerca de 480 euros, o Moza R9 oferece uma óptima relação qualidade/preço para um produto deste tipo. A grande vantagem deste modelo de base é o seu binário de 9 nm, que não se encontra nos principais concorrentes ao mesmo nível de preço.

A qualidade de construção é excelente, o desempenho é bom (à exceção de alguns problemas com detalhes de condução) e o preço é bastante atrativo, especialmente se considerarmos que um CSL DD A 8nm, que é francamente a principal concorrente da R9, custa quase 500 euros em circunstâncias normais e 450 euros numa oferta especial.

 

O meu veredito

Para ser sincero, gostei muito do tempo que passei com o Moza R9É uma experiência fantástica, quer em termos de sensação de condução, de force feedback ou das sensações que obtive nas minhas sessões de simulação de corridas. Recomendaria esta base? Sem dúvida, especialmente se fores um piloto de simuladores apenas para PC e não tiveres medo de te aventurares num novo ecossistema, porque sejamos realistas: Moza Racing tem apenas alguns anos de experiência no jogo. Se é utilizador de uma consola, aconselho-o a esperar um pouco, pois a Moza tenciona oferecer produtos compatíveis para a Playstation e a Xbox.

moza racing r9 direct drive

Moza R9

Uma excelente base com uma boa relação qualidade/preço

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

Moza R5: teste e avaliação

Moza R5: teste e avaliação

Moza R5Avantages Base Direct Drive développant 5.5 nm Caisson entièrement en aluminium Format compact Très bonnes...

Moza R12 : Testes e opiniões

Moza R12 : Testes e opiniões

Moza R12Avantages Excellente qualité de fabrication Très bonne sensation de conduite Software complet Plus à l’aise...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar