Escolha uma Página

Fanatec Clubsport GT Cockpit: teste e avaliação

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Cockpit Fanatec Clubsport GT

Benefícios

  • Excelente qualidade de construção
  • Um preço competitivo
  • Sólido e robusto
  • Disponível em duas cores

Desvantagens

  • Acessórios opcionais disponíveis

A nossa classificação: 9,7/10

Fanatec tem passado por turbulências nos últimos anos, principalmente devido à falta de liquidez. O fabricante alemão de periféricos de corrida simulada é mundialmente famoso e popular, mas suas finanças estavam sofrendo por causa de estoques muito limitados. Se você não tiver dinheiro para pagar as fábricas, não terá periféricos para vender, portanto, não haverá dinheiro nos cofres.

Mas, felizmente para a marca e, incidentalmente, para nós, pilotos virtuais, a Corsair veio em seu socorro comprando a Fanatec. De fato, a gigante americana dos jogos eliminou uma grande parte das dívidas da Fanatec, ao mesmo tempo em que encerrou as atividades da Endor AG, a empresa sob a qual a Fanatec operava. No entanto, a marca americana não deseja interferir muito nas atividades da Fanatec sob o conceito de “mãos leves”.

Depois de lançar recentemente um cockpit, o CSL Cockpit, a Fanatec acaba de revelar outro para completar sua linha ClubSport. É o GT Cockpit, e nós vamos ver o que ele vale.

Características principais e técnicas do chassi

  • Estrutura tubular de aço com 50 mm de diâmetro
  • Posições de direção típicas de GT, F1 e rali, dependendo das configurações da caçamba
  • Tubos de passagem para gerenciamento invisível de cabos
  • Compatível com todo o ecossistema Fanatec, bem como com o de outras marcas
  • Vários suportes disponíveis para alavanca de câmbio, freio de mão, tela, PC, etc.
  • Ajuste sem ferramentas da cuba, do conjunto de manivelas e dos suportes da base
  • O chassi é entregue completamente desmontado, mas é fácil de instalar
  • Disponível em preto e branco, assim como a banheira da Fanatec.
GT DD PRO

Conceção

Devo dizer que praticamente todos os produtos da Fanatec são visualmente impressionantes, exceto, talvez, aqueles que estão mostrando sua idade. O GT Cockpit não é exceção, pois é um chassi magnífico, para dizer o mínimo.

Muitas marcas passaram a usar perfis de alumínio por motivos de resistência e, acima de tudo, por um alto nível de personalização. A Fanatec optou pelo tubular com o GT Cockpit, inspirado diretamente nas corridas automobilísticas.

O exterior todo preto ou todo branco, com alguns discretos detalhes em amarelo, dá a ele um visual de tirar o fôlego. O GT Cockpit é um chassi minimalista, perfeito para todas as configurações de corrida simulada.

No entanto, você já deve ter notado uma semelhança com o Corsair Cockpit anunciado há alguns meses. E, para simplificar, o Corsair e o Fanatec são iguais, apenas com um brasão diferente. Como a Corsair adquiriu a Fanatec em setembro, mas já tinha quase concluído o desenvolvimento de seu cockpit, fazia sentido integrar o GT Cockpit ao catálogo da Fanatec, já que essa marca é especializada em simuladores de corrida.

Montagem por medida

Como praticamente todas as soluções vendidas no mercado, o GT Cockpit é entregue totalmente desmontado em sua caixa de papelão. A operação de montagem é fácil, com o apoio de um guia detalhado em formato PDF. Na caixa, você encontrará os tubos, as ferramentas e o hardware para a montagem, além de um código QR para fazer o download do guia.

Você precisará de espaço na sala de estar ou no quarto, de preferência onde planeja colocar o equipamento, pois o GT Cockpit é um pouco pesado quando montado. Você também precisará de um laptop, smartphone ou tablet para seguir as instruções de montagem. Mas não se preocupe, é fácil em resumo, mesmo que você não tenha habilidade para fazer bricolagem.

Fabrico e acabamento

A estrutura é feita de tubos de aço com 50 mm de diâmetro, o que a torna robusta e sem dobras. A qualidade de construção do GT Cockpit é excelente, não sendo superada pelos padrões da Fanatec.

Seja nas peças, na pintura, nos suportes ou em qualquer outro elemento desse cockpit, tudo é perfeito. Quando você pega as peças que compõem esse chassi na mão, já sente o peso, mas também a qualidade. É preciso dizer que os padrões da Fanatec são altos, embora a marca ofereça uma linha “barata” para iniciantes em simuladores de corrida.

No entanto, o GT Cockpit faz parte da linha ClubSport, que é voltada para motoristas experientes. Como resultado, o acabamento desse chassi é perfeito, e devo admitir que também não esperávamos nada menos que isso.

GT DD PRO

Ajuste do chassi

A abordagem da Fanatec para configurar esse chassi é Tool-Free; isso significa que você pode ajustar a caçamba e suas corrediças, bem como os vários suportes (base, pedais, tela, teclado, câmbio etc.) sem ferramentas. É prático, intuitivo e muito apreciado, especialmente se você estiver usando sua configuração para vários eventos de automobilismo (GT, F1, etc.).

Você pode ajustar a inclinação do suporte inferior e sua distância dos pés, a placa de base para Fanatec ou outros modelos, e sua distância de você. O mesmo se aplica ao assento e à tela. Tudo no GT Cockpit é ajustável, sem exceção. E isso também é normal, porque a Fanatec está entrando em um segmento em que a concorrência da Next Level Racing, da Simlab e da PlaySeat é forte.

Sensações durante o jogo

Por ser um chassi tubular, o GT Cockpit tem excelente rigidez em plena corrida, mesmo se você instalar uma base que desenvolva mais de 20 nm de torque. Toda a estrutura não se move, o que indica um excelente trabalho dos engenheiros da Corsair/Fanatec. Sim, estou me repetindo, mas o GT Cockpit foi originalmente desenvolvido pela Corsair, apenas para acabar no catálogo da Fanatec, já que essa é a marca especializada em simuladores de corrida.

Os vários ajustes dos suportes do GT Cockpit são livres de ferramentas, portanto, você não precisa de nenhuma ferramenta para fazê-los. Isso significa que você pode adaptar o GT Cockpit aos seus periféricos na hora, mesmo que troque seu equipamento de corrida no meio de uma corrida.

O assento de balde oferecido pela Fanatec (por €340) pode ser configurado para as posições GT e F1. OK, isso não está no mesmo nível de um chassi projetado especificamente para monopostos, mas está próximo.

Outro ponto interessante a ser mencionado são as vibrações. Se você tiver um pedivela com feedback tátil para ABS, sentirá vibrações, dentro do razoável, propagando-se dos seus pés pelo chassi. E você adivinha? Os pedais ClubSport V3 e V3 Inverted são equipados com vibradores para ABS e trava de roda, o que é muito prático. Em todo caso, a Fanatec tem tudo a ver com um único ecossistema, e isso é muito bom, pois a marca oferece praticamente todos os periféricos e acessórios necessários para você conseguir isso.

GT DD PRO

Compatibilidade

Para obter detalhes completos sobre a compatibilidade do GT Cockpit com periféricos de simulação de corrida, visite a página do produto em questão. Mas, para resumir: toda a linha Fanatec é compatível, assim como a maior parte da Logitech e da Thrustmaster, e também a maioria dos outros concorrentes da Fanatec no que diz respeito a bases Direct Drive, pedaleiras e outros acessórios, como freios de mão, shifters, telas etc.

O mesmo se aplica aos assentos tipo bucket oferecidos pela Fanatec ou por outro fabricante, desde que você tenha os slides para acompanhá-los.

Relação qualidade/preço

Assim como os outros concorrentes do GT Cockpit, ele é vendido sem nada e custa €914,95. Honestamente, isso não é tão ruim, especialmente se você o comparar com um Simlab GT1 Pro ou P1X, que, a propósito, é mais caro com o suporte para monitor.

Na minha opinião, a relação custo-benefício do GT Cockpit é muito boa, especialmente com seus toques exclusivos que não encontro na concorrência, como o cabo de gerenciamento integrado diretamente nos tubos do chassi. É prático e deixa o equipamento muito limpo por fora.

O meu veredito

O GT Cockpit foi uma verdadeira surpresa para mim quando foi lançado sob o nome Fanatec. Eu esperava ver um catálogo dedicado a simuladores de corrida oferecido pela Corsair, juntamente com o da Fanatec, mas esse não parece ser o caso.

Esse chassi é bonito, robusto, muito bem pensado em seu design e não é muito caro, especialmente pelo aspecto dos acessórios. Se você está procurando um cockpit bonito, moderno, sólido e acessível, o GT Cockpit da Fanatec é o candidato perfeito. Eu sou a favor.

gt dd pro

Cockpit do Clubsport GT

Um chassi robusto, elegante e totalmente ajustável

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar