Escolha uma Página

Fanatec WRC : Teste e Análise

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Fanatec WRC

Benefícios

  • Excelente qualidade de construção
  • Materiais e acabamentos de qualidade superior
  • Volante oficial com licença WRC

Desvantagens

  • Fornecido com o QR1 Lite

A nossa classificação: 9,3/10

Quando dizemos que a Fanatec é uma marca de periféricos de simulação de corridas que toca em tudo, estamos a falar a sério. O seu catálogo de volantes inclui mais de quarenta modelos, cada um mais premium do que o anterior. Desde licenças oficiais de rodas a desenhos próprios, é um verdadeiro paraíso para os ciclistas que procuram produtos para o seu equipamento.

A marca é conhecida não só por ter um vasto catálogo de periféricos de simulação de corridas, mas também por oferecer um elevado nível de personalização aos pilotos graças a periféricos e produtos altamente compatíveis entre si. Em Fanatecpode ter um volante de entrada de gama (CSL), com um módulo de patilhas/botões de gama média (ClubSport), tudo isto ligado a uma base topo de gama (Podium), e esta é a verdadeira força do fabricante de periféricos de simulação de corridas.

Entre os mais de 40 volantes disponíveis no catálogo Fanatec, temos um que é a escolha perfeita para os fãs de ralis: o Volante CSL Elite WRCou apenas CSL WRC. Este volante faz parte da gama de entrada de gama da Fanatec, mas fará com que os volantes mais premium de outros fabricantes de periféricos de simulação de corridas se tornem insignificantes em comparação. A seguir, vou apresentar-vos este volante, falar-vos dos seus pontos fortes e fracos e dar-vos a minha opinião sobre ele.

 

Características principais e técnicas do volante

  • Volante oficial com licença WRC
  • Roda com 30 cm de diâmetro
  • Estrutura em alumínio
  • Acabamento em Alcântara com pesponto cor de laranja
  • Paletes metálicas de boas dimensões na retaguarda
  • Pesa 1,09 kg em configuração standard com o QR1 Lite
  • Compatível com Xbox, PC e Playstation
  • Botões intermutáveis

 

Conceção

Embora o design seja um elemento subjetivo e eu não seja um grande fã de cores vivas, tenho de admitir que o CSL WRC é um volante com muito bom aspeto. Neste volante, temos alcantara a toda a volta com costuras cor de laranja de grande efeito, e isto é amplificado pelas patilhas cor de laranja na traseira. Penso que dá ao rali um efeito muito específico.

No centro, não há muito a dizer para além do logótipo Fanatec na parte superior da roda, o logótipo WRC no centro e uma marca de pneu na parte inferior. Os três logótipos são brancos, contrastando com o alumínio anodizado da roda. Em suma, é uma bela peça que combina na perfeição com qualquer configuração.

Fanatec WRC

Montagem por medida

O CSL WRC utiliza o nada popular QR1 Lite de plástico da Fanatec, pela simples razão de que este QR induz folgas no centro da roda, para além de desconexões se acoplarmos este volante a bases moderadamente potentes (mais de 5nm de binário).

Para além deste grande ponto negativo – e é o único inconveniente desta roda – pode “tecnicamente” ligar esta roda a qualquer base vendida pela Fanatec, quer seja a CSL DD ao Podium DDbem como o antigo ClubSport. Como seria de esperar, a montagem do volante na base é muito fácil: roda-se o pino de bloqueio para um lado (na direção do cadeado aberto), insere-se o volante na base, prestando atenção aos pinos, e bloqueia-se o pino. E é tudo.

 

Fabrico e acabamento

Para o CSL WRCA Fanatec utilizou alumínio anodizado para a estrutura, alcântara para os contornos e metal para as paletes. Estes materiais são de primeira qualidade, muito de primeira qualidade, especialmente num volante de entrada de gama (CSL). O acabamento é meticuloso, e em todas as partes do volante.

O volante tem costuras cor de laranja, que não só dão um efeito agradável ao volante, como também ajudam a alcântara a manter-se no lugar. Para além disso, o material é de alta qualidade e não o material barato que se encontra em alguns dos concorrentes da Fanatec. É bonito de se ver e excelente ao toque. E eu adoro-o.

Depois de inspecionar minuciosamente o volante, não notei qualquer defeito de fabrico, rebarbas ou qualquer outra coisa. Mais uma vez, a Fanatec produziu um produto de excelente qualidade, muito bem acabado e, acima de tudo, sólido. A estrutura em alumínio confere-lhe resistência, rigidez e durabilidade. Le CSL WRC não é um volante que se vai rebentar numa semana, acreditem. No entanto, isto não se aplica necessariamente ao QR1 Lite, especialmente se estiver a utilizar um Podium DD2 e os seus 25 nm de binário.

 

Manuseamento do volante

Com os seus 30 cm de diâmetro, o CSL WRC tem um bom tamanho, tal como se encontra na maioria dos automóveis actuais. O volante não é grande e é muito agradável na mão. A roda é completamente redonda e os fãs de fundos planos podem não gostar deste facto. Mas, de memória, todos os volantes dos carros WRC são redondos e esta é uma réplica oficial, por isso…

A ergonomia é excelente. Todos os botões, que, aliás, são intermutáveis, estão posicionados em ambos os lados do volante, facilmente acessíveis pelos dedos. Pode conduzir à vontade em fases especiais e aceder a todos os comandos do seu automóvel sem tirar as mãos do volante.

Além disso, tem um RevLED e um pequeno ecrã LED na parte superior do volante, ao centro, para que possa obter informações úteis sobre o veículo que está a conduzir, sem ter de olhar demasiado para o ecrã à sua frente. Por último, as pás traseiras têm um bom tamanho e são feitas de metal, pelo que também são fáceis de alcançar com os dedos.

Fanatec WRC

Sensações durante o jogo

No jogo, e em praticamente todos os simuladores que pude experimentar, o CSL WRC é um volante extremamente reativo, especialmente quando combinado com uma base de 8nm (CSL DD) e um QR1 metálico. Dado que o volante é muito leve, pesando 1,1 kg na configuração standard, poderá desfrutar de corridas simuladas em títulos como Sujidade, WRCe tudo o que tem a ver com os ralis em geral. Para mim, é lógico, uma vez que se trata de um volante WRC com licença oficial. No entanto, se optar pelo QR1 metálico, e aconselho-o vivamente a fazê-lo se estiver a pensar numa base de mais de 5nm, o volante será mais pesado.

Quanto aos comandos, são facilmente acessíveis sem que as mãos deixem o volante, como já foi referido. As paletas encaixam bem e têm um bom tamanho. No entanto, teria gostado de ter pelo menos 4, mas infelizmente isso é opcional…

Quanto ao QR1 Lite, bem, há muito para jogar, e desconexões recorrentes se quisermos ir até ao fim com ele. É um mal inerente a este QR, e tem-no sido desde o seu nascimento. Não há nada que se possa fazer, exceto talvez atualizar para o QR1 metálico por mais 100 euros. Mas CSL WRC é um volante de entrada de gama, o que é compreensível.

 

Compatibilidade

Em termos de compatibilidade, este volante não é uma exceção à regra Fanatec: funciona com todas as bases e todos os produtos do fabricante alemão de periféricos de corridas de simuladores. Para o básico, tem o CSL DD (5 e 8 nm), o ClubSport Wheel BaseBase de rodas CSL Elite Wheel Base e o Podium DD. É realmente agradável ver um volante de entrada de gama que funciona em todo o catálogo de produtos do fabricante alemão.

Em termos de plataformas, o CSL WRC é compatível com a PS5 e PS4, Xbox One e Series X/S e PC, claro. No entanto, nem todas as funcionalidades deste volante podem funcionar nas consolas por diferentes razões (bases, títulos de simulação de corridas, etc.).

Fanatec WRC

Relação qualidade/preço

Com um preço de 199,95 euros, o CSL WRC é um volante com uma excelente relação qualidade/preço. Com os seus materiais de qualidade, nomeadamente o alumínio e a alcântara, e o seu design inspirado nos ralis, penso que este volante é um must-have para a sua gama de preços. A sua estrutura em alumínio confere-lhe solidez e resistência em todas as circunstâncias. Por este preço, será difícil encontrar um volante de alta qualidade, sólido e personalizável.

 

O meu veredito

No que me diz respeito, o Fanatec CSL WRC é uma excelente roda para os fãs dos ralis e das rodas redondas em geral. O volante é sólido, a ergonomia é excelente e os materiais são de primeira qualidade. Basta retirar o QR metálico e terá o volante perfeito para qualquer configuração de simulação de corridas. Estou a 100% ao volante.

Fanatec WRC

Fanatec WRC

Um entusiasta de ralis com grande capacidade de reação

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

Moza KS : Teste e avaliação

Moza KS : Teste e avaliação

Moza KSAvantages Volant prémium pour la Formula Structure en métal 4 palettes à l’arrière magnétiques Inconvénients...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar