Moza CRP
Benefícios
- Estrutura de liga de alumínio
- Excelente qualidade de construção
- Célula de carga no freio e molas ajustáveis nos outros pedais
- Pedais de 3 pedais totalmente ajustáveis
Desvantagens
- A troca do elastômero do pedal do freio é uma operação um pouco delicada.
Nossa classificação: 9,7/10
Qualquer bom fabricante de periféricos de corrida simulada deve oferecer uma placa de pedal em Célula de carga em seu alcance. Esse é o caso de Fanatec , Thrustmaster , Simucube, Simagic e, mais recentemente, a Logitech com sua entrada no mundo da Transmissão direta e pedais de célula de carga. Não se trata de denegrir o know-how da Logitech em termos de periféricos de simulação de corrida, mas a fabricante suíça levou algum tempo para entrar no ritmo das coisas com seu G Racing Wheel, que, nesse meio tempo, recebeu críticas mistas. Não estou dizendo que esse produto é ruim, mas a marca claramente pode fazer melhor. De qualquer forma, essa não é a questão.
Para Moza Racing Assim, o fabricante chinês, recém-chegado ao segmento premium de periféricos de corrida simulada, teve que oferecer um produto de qualidade para as pedaleiras Load Cell, e a marca manteve sua palavra. Do nada, o Moza aparece com um pedal Load Cell no freio, com um pedal de embreagem de 3 estágios. É, obviamente, o CRPé considerado o auge da oferta do fabricante chinês.
A seguir, vamos dar uma olhada nessa pedalboard e eu vou falar sobre seus pontos fortes, seu único ponto fraco, que não é bem um ponto fraco, e dar minha opinião sobre ela.
Características principais e técnicas do pedivela
- Pedaleira de 3 pedais Load Cell
- Estrutura totalmente em liga de alumínio usinada com máquinas CNC
- Sensores magnéticos nos 3 pedais
- Embreagem de 3 estágios
- Pedais totalmente ajustáveis em vários planos
- Compatível com PC
- Pedal de freio para até 100 kg de força
Conceção
Costumo dizer que os produtos da Moza Racing são lindos, e o CRP só confirma isso. Esse pedalboard é simplesmente sublime, sóbrio e realmente digno de ser instalado em um supercarro. É tão bonito que dói um pouco instalá-lo em uma configuração que só será vista por você.
Para o design, temos uma placa que segura os três pedais na parte superior. São totalmente pretos, com órgãos de resistência dourados e amarelos. Tenho que admitir que o amarelo mancha um pouco, mas não é tão perceptível depois que você se prepara.
As placas dos pedais têm orifícios brancos, a maioria dos quais é usada para ajustar os pedais. Ele contrasta com o preto e realça a beleza desse periférico. Acho que ele é simplesmente lindo, talvez até mais bonito do que os de Fanatec. Bem, nem todos eles.
Montagem por medida
Os pedais são montados em uma base de liga de alumínio e podem ser ajustados conforme necessário usando um sistema deslizante. E para encaixar o pedivela, ele só estará em um cockpit. Em nenhuma circunstância esse dispositivo deve ser usado no chão ou em um suporte de volante.
Na parte superior, sob a base, há vários pontos de montagem que serão usados para montar o CRP em praticamente todos os cockpits do mercado, ou seja, os bons. Caso ainda não tenha ouvido falar, o CRP e seu pedal de freio podem suportar até 100 kg de força, o que é muito para um chassi de baixo custo. A montagem é relativamente fácil e você não precisará se preocupar com o fato de o CRP sair de sua posição, pois ele não fará isso.
Fabrico e acabamento
Como esse é o melhor pedalboard que a Moza tem a oferecer, tivemos que usar materiais de primeira qualidade. Todo o conjunto é feito de liga de alumínio e usinado com máquinas CNC. O resultado? Oh, é lindo.
A qualidade de construção é simplesmente impecável. Esse pedivela não tem defeitos visíveis ou acabamento torto. É simplesmente perfeito, em todos os sentidos. As bordas não são afiadas, as peças são muito bem usinadas e não há rebarbas ou qualquer outra coisa.
No que diz respeito ao acabamento, é um mistério. A pintura, os parafusos, as molas e os elastômeros estão todos perfeitos. O CRP é claramente um produto premium que não terá problemas para competir com Fanatec ou Simagic.
Como lidar com os pedais
Cuidado, essa fera é pesada! Mais de 7 kg na balança, mas é relativamente grande em suas mãos. As molas instaladas previamente são muito boas, e você pode trocá-las por outras do kit. A propósito, e posso repetir, os pedais CRP são totalmente ajustáveis, seja em termos de posição, inclinação, placas de pedal ou resistência.
O pedal da embreagem tem um sistema de resistência de três estágios, muito prático para controlar o grau de engajamento do seu pé. Bem, o primeiro estágio é muito leve, e a resistência aumenta gradual e suavemente. O pedal do acelerador tem seus componentes montados horizontalmente, diretamente em sua estrutura. Isso proporciona um pedal que segue o movimento do seu pé direito, por isso é muito agradável de usar, além de ser muito responsivo. Quanto ao pedal do freio, vou direto ao assunto.
Sensações durante o jogo
Como o Moza CRP se compara à concorrência, principalmente da Fanatec? Em poucas palavras, é um bom pedalboard, digno de enfrentar o ClubSport Pedals V3 sem a menor hesitação.
Como eu disse acima, o CRP é altamente ajustável em todos os aspectos. Seja pela posição dos pedais, pela resistência ou pela configuração do software, não tive problemas com esse dispositivo. Os pedais do acelerador e da embreagem são flexíveis, oferecendo a quantidade certa de resistência aos pés.
Mas o principal fator aqui é o pedal do freio e sua célula de carga, que pode suportar 100 kg de força, se você quiser. Na configuração padrão, o curso do pedal de dois estágios é um pouco longo. Mas você tem um kit de ajuste com o CRP que lhe permitirá trocar a mola e o elastômero para encontrar o que melhor lhe convém.
No que diz respeito à resistência, é pura felicidade no freio. Com a mola e o elastômero certos, o pedal se torna realista e imersivo, oferecendo alguns centímetros de curso antes de você bater em uma pedra. Por outro lado, esse mesmo pedal não retornou à sua posição inicial em 100% das vezes, e tivemos que lubrificá-lo um pouco com o óleo fornecido no kit. Depois disso, não há nenhum problema com isso, nem com a zona morta.
Compatibilidade
Essa pedaleira é compatível com todos os produtos Moza, mas também com os da concorrência por meio de uma conexão USB. Quanto à plataforma, ela é exclusiva para PC, como estamos acostumados com os periféricos do fabricante chinês.
Na minha opinião, é uma pena, especialmente se considerarmos que o Fanatec ClubSport Pedals V3 pode ser usado em consoles e PC. Mas o problema não é o Moza, é a Sony e o Xbox.
Relação qualidade/preço
Dependendo do que você comprar on-line, o CRP pode ser encontrado por cerca de 500 euros, o que o torna mais caro do que o ClubSport Pedals V3, mas menos do que o Pedals V3 Inverted, que não é nada parecido, por sinal.
Na minha opinião, o CRP oferece uma boa relação custo-benefício, principalmente devido à sua estrutura e qualidade de construção. Além disso, você poderá usá-lo com praticamente qualquer configuração, sem restrições de marca.
O meu veredito
Gostei muito de minhas sessões de simulação de corrida com o Moza CRP. Está claro que esse pedalboard é de alta qualidade, premium e, acima de tudo, altamente envolvente. Sua grande capacidade de ajuste o torna perfeito para corredores que desejam um dispositivo que possa se adaptar às suas necessidades, e o CRP faz isso de forma brilhante.
Ele tem seus pequenos defeitos, é claro, mas é como praticamente todos os outros periféricos do mercado. Ah, sim, você deve estar ciente de que o pedal do freio desenvolverá uma leve folga nas laterais depois de algum tempo. Imagino que isso se deva ao desgaste das peças, mas não vai piorar, ou pelo menos não piorou no meu caso.
Se você estiver procurando uma pedaleira Load Cell realmente boa para suas sessões de simulação de corrida, recomendo a CRP. É um pouco caro, mas é de boa qualidade.
0 comentários