Simlab XP1
Benefícios
- Pedaleira altamente ajustável
- Excelente qualidade de construção
- Célula de carga de 200 kg
Desvantagens
- Não há feedback tátil (vibrações) para o ABS
- Sem suporte ou apoio para os pés como padrão
Nossa classificação: 9,6/10
A empresa Simlab é um pouco nova no mercado de simuladores de corrida. Ela foi lançada em 2015 por um motivo simples: seu fundador não conseguia encontrar um cockpit de corrida simulada que fosse de boa qualidade e acessível. As opções na época, e esse ainda é o caso de algumas marcas, eram caras para as de qualidade, e as outras eram voltadas para um público amador que jogava Forza Horizon e não Assetto Corsa.
A linha da Simlab inclui principalmente cockpits, mas seu catálogo também inclui periféricos de corrida simulada, incluindo pedaleira, freio de mão, painéis e outros acessórios de corrida para personalizar sua configuração.
Por falar em pedais, o XP1 é a resposta da marca holandesa aos pesos pesados do setor. Enquanto a maioria dos concorrentes, pelo menos nesse segmento, oferece pedivelas Load Cell com 100 kg de força, o XP1 dobra esse valor e pode até ser comparado a dispositivos hidráulicos em alguns casos. A seguir, daremos uma olhada mais de perto em como o XP1 se compara à concorrência.
Características principais e técnicas do pedivela
- Toda a estrutura de alumínio
- Disponível em 2 versões: 2 ou 3 pedais
- Compatível com PC e RaceDirector
- Pedais ajustáveis em todos os pontos
- Célula de carga de 200 kg
- Resolução de 16 bits nos pedais
- Caixa de controle para fácil gerenciamento da fiação e conexão com o PC
- Fornecido com vários elastômeros e molas para o freio e o acelerador
- Pedal do acelerador e da embreagem com sensor magnético
Conceção
O design do XP1 é simplesmente magnífico, gritando “premium” desde o primeiro contato visual. Ele não é apenas bonito, mas também minimalista, indicando uma combinação perfeita com qualquer configuração.
Os pedais são pretos e fazem parte de uma estrutura cinza. Na parte frontal, há um pequeno botão para ajustar os pedais. Na parte traseira está o sistema de resistência, também em azul, e dourado para o LC. Simplesmente, na minha opinião, esse é um dos pedivelas mais bonitos disponíveis atualmente no mercado.
Montagem por medida
A primeira decepção é a montagem do XP1. Tudo o que você recebe na caixa são os 2 ou 3 pedais, dependendo da sua escolha no momento da compra. Você não recebe nenhuma placa, suporte ou mesmo apoio para os pés como padrão com o XP1. Você terá que pagar na finalização da compra para obtê-los, e eu acho que a Simlab parece barata por ter adotado esse caminho, especialmente porque o XP1 não é exatamente econômico, e o suporte ajustável custa menos de 90 euros.
Cada pedal é individual, e você precisará de um chassi moderno que possa acomodar isso. A montagem é relativamente simples: você tem dois trilhos em cada lado dos pedais para acomodar os parafusos e as porcas e para permitir a montagem em um chassi. Todo o hardware está na caixa do XP1, e você ainda recebe ” T “para cockpits de perfil de alumínio.
Fabrico e acabamento
O XP1 é baseado em uma estrutura totalmente de alumínio, com componentes de metal também. A qualidade de construção é simplesmente de alto nível, digna de outros produtos da Simlab. Você pode ver isso assim que pega um dos pedais quando o desembala pela primeira vez.
No que diz respeito ao acabamento, é óbvio: premium e mais premium. Cada parte dos pedais é usinada com perfeição, sem manchas, rebarbas ou qualquer outra coisa. É simplesmente perfeito, desde a placa do pedal, passando pelos botões de ajuste, até a montagem dos componentes do produto. No entanto, foi necessário fazer concessões, e isso se refletiu na caixa de controle do XP1. É o tipo de plástico realmente barato que você terá medo de apertar com força demais entre as mãos ou de deixar cair. Felizmente, essa peça foi projetada para ser instalada na parte de trás do cockpit e não deve aparecer novamente.
Configurações do suporte inferior
Portanto, as configurações disponíveis no XP1. Para algumas, você precisará de ferramentas. E para a maioria, você não precisa. Nesse pedivela, você pode ajustar a altura e o ângulo dos pedais, o ângulo da placa do pedal, o batente final, a dureza das molas, a dureza dos elastômeros, a pré-carga da mola usando o botão giratório e a dureza geral dos pedais.
Isso foi para as configurações físicas. Obviamente, a Simlab oferece configurações de software por meio de RaceDirectorquando o XP1 estiver conectado a um PC. Para simplificar: os pedais são altamente ajustáveis, seja para o pedal do acelerador, do freio ou da embreagem.
Sensações durante o jogo
Depois que o XP1 estiver instalado em seu cockpit, é hora de dar algumas voltas com ele. As primeiras impressões são excelentes, devo dizer, com um pedal do acelerador muito suave sob o seu pé direito. O pedal é ajustável para se adequar a diferentes competições de corrida simulada. Além disso, a mola pode ser trocada, para que você possa ajustar a resistência.
O pedal do freio é uma história completamente diferente. Você tem as mesmas configurações do pedal do acelerador, além da opção de trocar o elastômero e a mola para alterar a sensação sob o pé direito.
A célula de carga é um sistema de dois estágios, como encontrado na maioria dos produtos desse segmento. A mola (primeiro estágio) cuida de cerca de 70 a 80% da potência de frenagem, com a mola intercambiável, é claro, e o elastômero cuida das porcentagens restantes para proporcionar a você uma sensação de solidez. Em termos de sensação, o XP1 é puro êxtase de corrida simulada, especialmente por seu pedal de freio e LC de 200 kg. Você só precisará de algumas voltas na pista para pegar o jeito da frenagem com o XP1, embora ele não tenha feedback tátil para o ABS, o que, devo admitir, é uma pena.
Não notei nenhuma zona morta no curso inicial do freio e, de qualquer forma, você não precisa se preocupar com isso, RaceDirector permite que você ajuste todos os aspectos desse pedivela.
Compatibilidade
Como acontece com todos os periféricos da Simlab, o XP1 é compatível apenas com PC. A pequena caixa fornecida com a pedaleira pode ser conectada via USB a qualquer computador com Windows.
E para os títulos de corrida simulada, você terá compatibilidade nativa com os tenores do setor, a saber AC, ACC, iRacing, AM2, RF2etc. Além disso, o RaceDirector permite que você configure esse dispositivo para funcionar com mais ou menos tudo relacionado a corridas simuladas.
Relação qualidade/preço
Você pode escolher entre quatro opções para o XP1: a versão com dois pedais por 499 euros, a versão com três pedais por 649 euros, a versão com três pedais por 399 euros e o XP1 Black Edition. Black Edition por € 649, e o pedal de embreagem sozinho por € 199. Há também uma seção de acessórios opcionais, para manter o custo-benefício baixo, presumo.
Em comparação com a concorrência, o XP1 tem um preço muito agressivo, o que lhe confere uma excelente relação custo-benefício. É certo que, se você o adquirir em uma configuração de 3 pedais com a placa de base, o preço ficará em torno de 740 euros, mas esse ainda é um preço muito bom para um produto de alta qualidade e de alto desempenho. Não se esqueça de que um Fanatec ClubSport Pedals V3 Inverted custa 600 euros.
O meu veredito
Eu realmente adorei usar o XP1 da Simlab. Ele é bonito, útil, potente, ajustável e, acima de tudo, tem um preço atraente em comparação com a concorrência. Se você já tem uma boa pedaleira Load Cell no seu PC, o XP1 não fará você mudar de ideia e se apaixonar pela oferta da Simlab. Ele continua sendo um periférico de corrida simulada premium, como todos os outros, mas também não revoluciona seu segmento. E se você for um piloto de console, nem vale a pena considerá-lo, pois ele não é compatível com as plataformas Xbox e Playstation. A Fanatec continua sendo o mestre indiscutível desse segmento.
No entanto, se você estiver considerando uma pedalboard Load Cell para uma configuração de PC, definitivamente vale a pena dar uma olhada no XP1. Você obtém excelentes configurações de pedal, 200 kg de Load Cell, qualidade de construção digna de carros alemães de luxo e um preço acessível. Sinceramente, para quem está comprando pela primeira vez, o XP1 preenche todos os requisitos de um bom pedalboard LC.
0 comentários