SimLab XB1
Benefícios
- Excelente qualidade de construção
- Sistema de célula de carga de 150 kg
- Preço atraente
- Diferentes configurações de resistência
Desvantagens
- Não há ajuste na alça
- Freio de mão não personalizável
A nossa classificação: 9,7/10
Simlabestá ativa no mercado de corridas virtuais há vários anos. Alguns podem dizer que não é muito tempo, mas é a média do segmento, sendo que as empresas mais novas estão no setor desde 2021 ( Moza Racing por exemplo).
O catálogo dessa marca holandesa é bastante escasso para os padrões atuais do setor. Mas, como diz o ditado, o que conta é a qualidade, não a quantidade. No cardápio, a Simlab oferece 4 chassis, 1 volante Simlab e outros da Sparco e da OMP, 1 conjunto de pedais, 1 freio de mão, que é o objeto deste teste, uma Button Box, painéis de instrumentos e outros acessórios, como suportes de montagem, ferragens para fixações e assim por diante.
Como acabei de dizer, ele é bastante reduzido em comparação com um Fanatec ou um Simagic. No entanto, os produtos da Simlab são todos premium e de alta qualidade, algo que não pode ser dito necessariamente dos produtos da Fanatec, por exemplo, onde o fabricante alemão oferece uma linha econômica, a CSL.
Mas vamos voltar ao que interessa. O freio de mão que examinaremos hoje é o XB1e, após o teste, você saberá se ele é adequado para você ou não.
Características principais e técnicas do freio de mão
- Design e construção em alumínio
- Estrutura sólida
- Sistema de resistência de dois estágios da célula de carga com 150 kg de força
- Compatível com PC por meio de conexão USB
- Inclui 3 elastômeros para alterar o nível de resistência
- Ajuste da resistência da mola usando um anel
- Suporte inclinado opcional para montagem no chassi
Conceção
Como em praticamente todos os produtos da Simlab, o XB1 é um belo dispositivo de corrida simulada, minimalista e bastante sóbrio. É verdade que há um anel azul elétrico muito característico na mola, e a caixa LC é dourada. Fora isso, ele é sóbrio.
A estrutura na qual o LC se assenta é cinza, e a alça é totalmente preta e texturizada na parte superior para proporcionar mais aderência. A XB1 combina perfeitamente com qualquer configuração de corrida simulada, mantendo-se em sintonia com o código estilístico da marca holandesa e seus outros produtos.
Montagem por medida
A instalação do XB1 é muito, muito fácil. Esse freio de mão não ocupa espaço algum, pois não é largo, e você pode instalá-lo literalmente no perfil de alumínio, diretamente no slot.
Mas, fora isso, você tem dois orifícios para fixação: um na frente com uma abertura bastante ampla que permite um pequeno ajuste no ângulo (direito e esquerdo) e um na parte de trás que tem o diâmetro de um parafuso.
Tudo o que você precisa é de uma chave Allen para montar o XB1 em qualquer cockpit do mercado. E se você não tiver um cockpit, a Simlab oferece um suporte especial para montá-lo em suportes ou até mesmo em chassis, se você quiser mover o freio de mão para o lado. Obviamente, esse suporte é vendido separadamente do XB1, mas não custa muito (€ 29). No entanto, ele não é o mais resistente em uso total, e você terá muita flexibilidade com ele, especialmente se optar por uma configuração de freio de mão rígido.
A propósito, o XB1 vem parcialmente desmontado: tudo o que você precisa fazer é parafusar a alça e pronto.
Fabrico e acabamento
Para o XB1, a Simlab optou pelo tradicional: alumínio para toda a estrutura do freio de mão. Seja a alavanca, o suporte do freio de mão ou o LC, tudo é extremamente bem feito, em todos os aspectos. As peças são usinadas com perfeição, e não notei nenhuma falha, bordas afiadas, rebarbas ou qualquer outro problema de fabricação. É preciso dizer que a Simlab tem muita experiência nesse campo e que seus produtos são de excelente qualidade.
O mesmo vale para o acabamento, pois o XB1 é simplesmente perfeito. Entre os componentes desse dispositivo e a pintura, que provavelmente está queimada (afinal, não sou especialista nesse campo e não tentei arranhá-lo de propósito), tudo está impecável.
Configurações do freio de mão
Infelizmente, não há muitas configurações. Além do anel que permite que você ajuste a dureza da mola e o elastômero da célula de carga, e também o software, não há mais nada que você possa fazer.
A alça é fixa e não há como alterar seu ângulo. Portanto, se você não se sentir confortável com a posição padrão, não há outra opção. Além de obter o suporte Simlab, é claro, e também ter um cockpit que permita que você altere o ângulo do suporteda alavanca de câmbio/freio de mão. Além disso, o suporte do XB1 é fraco e muito propenso a dobrar.
No entanto, o produto da Simlab compensa isso no software com o RaceDirector. Você pode definir a zona morta e a curva do freio de mão para saturar mais cedo ou mais tarde, dependendo de suas preferências.
Sensações durante o jogo
Embora a Simlab tenha se tornado conhecida por desenvolver e comercializar chassis de perfil, é preciso dizer que sua divisão de acessórios de corrida simulada não é ruim, como podemos ver com o XB1.
No papel, o LC pode suportar 150 kg de força. Há três elastômeros na caixa que você pode trocar com bastante facilidade para encontrar o nível certo de resistência. E, depois que você o instala em sua configuração de corrida simulada, tenho de admitir que a sensação é muito boa para um freio de mão.
O LC do XB1 proporciona uma frenagem de dois estágios: a mola cuida do curso inicial do freio de mão, e pense nisso como se estivesse movendo as pastilhas de freio para mais perto dos discos de freio. Você sentirá o carro se inclinar ligeiramente para trás, mas não a ponto de alterar drasticamente o manuseio.
Em seguida, vem o segundo estágio, o elastômero substituível. Aqui, bem, ele já está bloqueado em termos de curso, mas a sensação de frenagem é bastante linear. Você sentirá que as pastilhas de freio aplicam muita força nos discos de freio, dependendo do ângulo do guidão, e as rodas traseiras inevitavelmente travarão em algum momento. A vantagem em relação à concorrência – e lembre-se de que o XB1 não é o primeiro freio de mão Load Cell no mercado – é o fato de que você pode modular facilmente a frenagem no meio de uma curva, como um freio de mão hidráulico.
No entanto, a maior falha do XB1 é a falta de ajustes no pescoço. Você só pode usar o freio de mão na posição vertical e pronto. E isso limita muito seu uso em corridas simuladas, devido às preferências e configurações dos pilotos.
Compatibilidade
Usando uma interface USB, o XB1 é, portanto, compatível apenas com PCs com Windows, como todos os outros produtos Simlab e também com os de marcas premium do segmento (Simucube, Simagic, Asetek, etc.). Isso certamente é restritivo para os pilotos de console, mas, ao mesmo tempo, somente o PC pode oferecer um alto nível de compatibilidade.
Relação qualidade/preço
Atualmente, o XB1 é vendido por 197,35 euros. Na minha opinião, esse freio de mão oferece uma boa relação custo-benefício, mas nada além disso. Ele se compara muito bem à concorrência, especialmente à Simagic. Não nos esqueçamos de que estamos lidando com um produto premium, muito bem feito e que proporciona uma sensação muito boa durante uma corrida, especialmente com a delicadeza de sua célula de carga.
O meu veredito
Eu recomendaria o XB1? Bem, sim, se você puder pagar por ele ou se estiver procurando um freio de mão de dois estágios Load Cell que seja surpreendentemente modular. Ele não é o melhor de sua categoria, eu garanto a você, mas também não é o pior.
É verdade que a falta de ajuste do ângulo da alavanca e a impossibilidade de trocar o botão são prejudiciais a esse freio de mão, que também é excelente em termos de sensação. Mas foi preciso fazer concessões para manter o preço baixo, e o XB1 continua sendo uma opção decente e viável para quem não está procurando um freio de mão hidráulico.
0 comentários