O Sim-racing pretende ser uma alternativa mais barata aos esportes motorizados, que incluem várias modalidades disputadas em todo o mundo. Temos disciplinas que são específicas de um único país, como a NASCAR ou a Indy Car nos EUA, e outras que envolvem vários países.
Veja o drifting, por exemplo, uma modalidade que se originou no Japão na década de 1980. Acho que é uma modalidade que percorreu um longo caminho, desde seu início ilegal até a competição internacional no campeonato de Fórmula D. É tudo uma questão de sutileza, precisão e, acima de tudo, flexibilidade.
Mas antes de alugar um BMW M3 e levá-lo para dar uma volta na estrada, seria mais sensato treinar em um simulador e, em seguida, inscrever-se em aulas de drifting, tudo em um ambiente seguro e controlado. E isso é muito bom, porque hoje vamos dar uma olhada nos melhores volantes em um pacote para drifting em corridas simuladas.
Os melhores volantes do pacote Drift
#1 O Fanatec CSL DD Ready2Race BMW (8 nm)
A Fanatec é uma das principais empresas do setor de simuladores de corrida há mais de 20 anos. Seu catálogo tem dezenas de itens, incluindo pacotes prontos para uso com uma base Direct Drive e um volante, e também uma pedaleira em alguns casos.
Para drifting, o CSL DD Ready2Race BMW apresenta a famosa base CSL DD, aumentada para 8 nm, e um volante projetado em colaboração com a BMW, bem como os pedais CSL. Esse pacote é simplesmente perfeito para os fãs de corridas de cross-country, pois o volante é grande, com 30 cm de diâmetro, e a base oferece espaço mais do que suficiente para lançar o carro em um deslizamento controlado.
Além disso, você recebe os pedais CSL como um bônus, mas em uma versão padrão. No entanto, isso não é realmente um problema, pois grande parte do catálogo da Fanatec pode ser atualizada e você pode adicionar umkit Load Cell ao pedal do freio. Agora, no drifting, isso não conta muito em termos de sensação, mas é um investimento.
Esse pacote está sendo vendido atualmente por 550 euros, com um desconto de 220 euros. Se você está procurando uma pechincha para drifting, ou mesmo para corrida simulada em geral, compre-o antes que a promoção termine.
#2 O Fanatec GT DD Pro
Para os pilotos de console, mais especificamente os pilotos de Playstation, a Fanatec colaborou com a Sony para desenvolver o pacote GT DD Pro. GT é para Gran Turismo, e esse pacote é excelente para quem tem um PS4 ou PS5.
O pacote é baseado na mesma configuração que acabamos de ver, ou seja, o BMW CSL DD, com um CSL DD de 8 nm e pedais CSL. A única mudança é o volante, que é exclusivo da saga Gran Turismo e que você não pode ter por conta própria.
O volante é um pouco menor que o do BMW, com diâmetro de 28 cm e fundo plano. Além disso, o volante é grande, o que deve facilitar a aderência. Falando em ergonomia, há vários controles espalhados pela frente do volante, acessíveis sem muito esforço da sua parte.
Esse pacote é ideal para os fãs de drift, mas também para os pilotos em geral. Em termos de preço, ele custa atualmente 800 euros. E se você estiver procurando uma versão revisada do pacote, terá o GT DD Extreme com uma base que desenvolve 15 nm de torque constante e uma roda de melhor qualidade e totalmente arredondada, perfeita para drifting. No entanto, o preço é alto: você deverá pagar 1.300 euros por esse pacote, e isso sem o pedivela. Portanto, você terá de comprar esse periférico separadamente, mas, na minha opinião, ainda é um investimento, especialmente se você pretende melhorar suas corridas, seja no PC ou no Playstation.
#3 O Moza R5
A Moza Racing é uma empresa relativamente jovem no setor, com uma carreira que começou pouco antes de 2020. Desde então, o fabricante provou sua experiência em motores elétricos, principalmente com suas bases Direct Drive. Mas isso não é tudo, porque a marca está presente nos mercados de simulação de corrida e simulação de voo, com uma gama de periféricos que é verdadeiramente completa para os fãs de aeronaves.
O pacote R5 é há muito tempo o pacote de nível básico, mas foi recentemente substituído pelo pacote R3, que é compatível com PC e Xbox. É preciso dizer que o Moza causou uma boa impressão na Microsoft para que seu pacote fosse compatível com os Xboxes.
O R5 apresenta uma base Direct Drive que desenvolve 5,5 nm de torque máximo, um volante de fundo plano com 28 cm de diâmetro e um pedalboard atualizável. A Moza quer competir com a Fanatec em seu próprio território, e isso é bom para nós, pois nos dá mais opções em termos de periféricos e também força os fabricantes a continuar inovando.
O R5 da Moza é um excelente pacote de drifting, com um volante de qualidade e uma base que não é de todo ruim. É certo que ele não tem o mesmo padrão de um Fanatec CSL DD em 5nm, especialmente no que diz respeito a detalhes de luz, mas é bom o suficiente se você estiver apenas começando nas corridas virtuais.
O pacote R5 custa atualmente 479 euros. Se você for um motorista de Xbox, eu o aconselharia a escolher o pacote R3, que é compatível com o console da Microsoft. Bem, a qualidade é ligeiramente inferior à do R5, e a base desenvolve 4 nm de torque. Acho que ainda é suficiente para você fazer um bom treino.
Qual volante você deve escolher para a sua configuração?
Essa pergunta é um pouco complicada, porque estamos falando principalmente de subjetividade aqui, não de objetividade. Se você quiser progredir nas corridas virtuais com o passar do tempo e depois passar para outras modalidades, como endurance, GT, Fórmula ou rali, eu o aconselharia a começar com uma configuração de corrida virtual usando equipamentos Fanatec. A marca tem o melhor ecossistema de simulação de corrida do mercado, com periféricos para praticamente todas as modalidades de automobilismo. Além disso, a linha de volantes da Fanatec ultrapassa 40 entradas, o que deve ajudá-lo bastante a encontrar o que você está procurando.
Se o seu orçamento for limitado, a Fanatec também oferece bases menos potentes do que as mostradas, desenvolvendo 5 nm de torque. Os pacotes custam cerca de 450 euros, o que os torna ainda mais atraentes em comparação com a concorrência da Moza, por exemplo. No entanto, a Moza Racing continua sendo uma marca competitiva em simuladores de corrida, o que é totalmente viável.










0 comentários