Com o crescimento das corridas virtuais, muitos jogadores estão pensando em entrar no esporte, e a variedade de equipamentos disponíveis não facilita a vida dos pilotos amadores. No momento, o mercado de corridas virtuais está muito movimentado, devo dizer, com marcas voltadas para segmentos específicos.
Para iniciantes, temos Thrustmaster e Logitech que têm posições muito firmes por motivos óbvios: um preço de venda imbatível. E para alguém que deseja entrar nas corridas virtuais, é melhor gastar o mínimo possível.
Amadores e pilotos experientes têm suas marcas favoritas, como Fanatec, Moza e Simagic. Esses três fabricantes estão lutando em um segmento bastante suculento e, acima de tudo, com o maior potencial de inovação. Se você estiver procurando por produtos de qualidade, envolventes e relativamente acessíveis, encontrará o que procura nessas três marcas.
Além disso, há os motoristas profissionais. Alguns deles estão recorrendo a soluções adaptadas às suas necessidades, oferecidas por empresas como a Simucube e a Heusinkveld. No entanto, essas duas marcas são muito caras e geralmente cobram preços estratosféricos. Como resultado, os motoristas profissionais costumam usar os periféricos Fanatec ou Simagic por motivos de desempenho e orçamento. É preciso dizer que nem todo mundo pode comprar uma base Direct Drive que custa mais de 3.000 euros para dar voltas no Assetto Corsa.
Por falar nesse jogo de simulação, ele é muito popular entre os pilotos experientes. A seguir, apresentarei a você uma lista dos melhores volantes de simulação de corrida para esse título. A lista será dividida em duas categorias: Touring/GT e Formula.
#nº 1: Fanatec ClubSport Formula V2.5
⭐ Pontuação: 9,8/10
✅ A escolha dos entusiastas da Fórmula 1
“Nós o adoramos por sua fibra de carbono e controles bem posicionados, perfeitos para uma pilotagem precisa.”
#Nº 2: Moza GS V2P GT
⭐ Pontuação: 9,5/10
✅ Versatilidade e controle perfeito
“Nós o adoramos por sua ergonomia avançada e pás magnéticas responsivas, ideais para todas as disciplinas de GT.”
Volantes Touring/GT para o Assetto Corsa
Volante Fanatec ClubSport GT V2
O ClubSport GT V2 da Fanatec é uma roda de 33 cm de diâmetro com uma base plana. Sua estrutura usa alumínio escovado revestido de couro de camurça. O acabamento é perfeito, assim como a aderência da roda.
O volante é tecnicamente simples, e os controles estão localizados no ClubSport Universal Hub na parte traseira. Há 2 pás magnéticas e 13 botões no estilo do Audi R8 e do AMG GT. Os controles são completos e facilmente acessíveis no meio de uma corrida.
Esse volante é compatível com uma base Fanatec, a menos que você adquira o Podium Hub, que libera o uso de outras bases. Há também uma versão em alcântara do mesmo volante e uma versão para Xbox.
Moza CS V2P
A Moza é uma marca relativamente nova no setor de corridas virtuais, mas, mesmo assim, conseguiu conquistar uma boa fatia do mercado. Seu catálogo inclui vários volantes, inclusive o CS V2P. Essa roda é bastante padrão, com aparência muito semelhante à do ClubSport GT V2. Também temos um de 33 cm de diâmetro, mas desta vez totalmente redondo.
O quadro é feito de liga de alumínio, com pás de fibra de carbono forjadas. Assim como o ClubSport, os controles do CS V2P estão distribuídos ao longo das laterais do painel frontal e fazem parte da placa traseira, que funciona como um hub, se você preferir.
A ergonomia desse volante é excelente, em grande parte devido ao posicionamento dos controles e ao diâmetro do volante. O CS V2P é usado com uma base Moza Racing, e há uma versão melhor e mais bem acabada com fibra de carbono forjada, que é o RS V2, mas você terá de pagar 170 euros a mais por ele.
Moza KS
O Moza KS representa a linha GT de nível básico da marca chinesa, com um preço bastante baixo em comparação com a concorrência. Esse volante está disponível como uma unidade autônoma ou com um kit de cubo para uso em plataformas diferentes da plataforma Moza.
Em termos de diâmetro, estamos falando de uma roda de 30 cm, com um formato típico de GT (retangular). A estrutura do KS é feita de composto de fibra de carbono, que é apenas uma forma de dizer que é de plástico.
Os botões KS ficam nas laterais do babador, o que facilita o uso. No entanto, muitos pilotos mencionaram que, às vezes, eles ficam presos durante o uso, e o Moza parece não se importar muito com isso. Quanto às pás, temos 4 na parte traseira, duas das quais funcionam como Dual Clutch para a embreagem.
Moza GS V2P GT
A GS V2P GT é uma roda linda e de alta qualidade, perfeita para corridas simuladas no Assetto Corsa. Com uma placa frontal de fibra de carbono forjada de 5 mm, o GS V2P GT permite que você marque tempos de volta incríveis nos circuitos mais lendários do mundo, sem o menor problema, sem deixar de ter um volante que não seja muito pesado.
Quando se trata de ergonomia, você está bem servido. O diâmetro de 30 cm facilita segurá-lo, e o layout dos controles reforça isso. Todos os botões, interruptores e codificadores estão ao seu alcance, independentemente da modalidade em que você estiver correndo (principalmente GT e F1).
Na traseira, há 4 pás magnéticas de fibra de carbono forjadas, posicionadas de forma excelente para mudanças rápidas de marcha. O QR da Moza também está localizado na parte traseira, proporcionando uma excelente fixação aos chainstays da marca. Por outro lado, alguns comentários sugerem que ele não é muito durável. O mesmo vale para o QR da Simagic, que tem uma semelhança impressionante com o da Moza.
HUB Simagic GT1 Pro
O Simagic GT1 é um volante que se parece muito com o CS V2P, ou melhor, com o RS V2. Seu diâmetro de 33 cm facilita a aderência, o que é acentuado pela localização dos controles bem próximos às suas mãos no cubo traseiro.
O volante usa alumínio escovado em sua estrutura e um revestimento de couro ou alcântara. Em termos de design, ele é mais ou menos igual ao volante do Moza, mas mais discreto. Tudo é preto, exceto a costura vermelha no couro.
O volante está disponível em versões com fundo redondo ou plano e nos dois materiais do volante (couro e alcântara). Com o GT1, você poderá correr com o Assetto Corsa em todas as modalidades.
Volantes de fórmula para Assetto Corsa
Fanatec ClubSport Formula V2.5
Encontramos a Fanatec nesta lista, também com um volante ClubSport. O Formula V2.5 usa fibra de carbono de 5 mm em sua estrutura, com pás de alumínio e couro.
Os controles são muito abrangentes, com um total de 11 botões, codificadores, interruptores, 2 pás e joysticks. Além disso, os controles do Formula V2.5 ficam muito próximos das suas mãos, o que torna esse volante perfeito para corridas simuladas.
Moza FSR
Na minha opinião, o FSR representa uma entrada econômica para o FX Pro da Simagic. Ele apresenta uma estrutura de fibra de carbono com 3 mm de espessura, uma grande tela de 4,5 polegadas no centro, 4 pás (2 magnéticas e 2 de embreagem) e vários controles espalhados por todo o volante. Quanto ao diâmetro, é de 28 cm e tem um formato retangular fechado.
A FSR está na extremidade superior da linha Moza Racing, talvez com a Vision GS competindo nesse aspecto, mas não é a mesma categoria de roda.
Simagic FX Pro
A Simagic está nesta lista, e seus produtos são de alta qualidade. O FX Pro é um volante do tipo Formula, específico para F1. O diâmetro desse volante é de 29 cm, com formato retangular.
A estrutura de fibra de carbono da FX Pro significa que ela pesa apenas 1,7 kg. Em termos de controles, é praticamente o que você encontraria em um monoposto, com uma grande tela de 4,3 polegadas no centro que exibe uma série de dados telemétricos para o piloto. Há também 6 pás na traseira (4 magnéticas, 2 das quais são configuráveis e 2 de dupla embreagem). O FX Pro é simplesmente magnífico em qualquer configuração de corrida simulada.
Menção honrosa
Fanatec BMW M4 GT3
O Fanatec BMW M4 GT3 é um volante no estilo GT que atualmente equipa os M4s na competição GT3. Esse volante foi desenvolvido em colaboração com a BMW e apresenta uma estrutura de fibra de carbono forjada, controles específicos para GT3 e um design minimalista. No entanto, ela tem um preço elevado de € 1.500, e é por isso que está na menção honrosa, pois poucos pilotos podem se dar ao luxo de comprá-la. E o estoque também é limitado. Então…
















0 comentários