Escolha uma Página

Thrustmaster T598: teste e avaliação

Sim Racer

Pilote e-sport & Passionné de Sim Racing, j’ai décidé de partager ma passion sur ce site web.

Thrustmaster T598

Benefícios

  • 5 nm de torque constante com função overboost para 100% mais potência
  • Pacote completo a um preço atraente
  • Pedais escalonáveis
  • Compatível com PC e Playstation

Desvantagens

  • Qualidade de construção média, especialmente o volante
  • Ergonomia que deixa a desejar
  • A integração com o Playstation ainda não é ideal para a maioria dos títulos

Nossa classificação: 8,5/10

Uma nova era está surgindo nas corridas de simuladores, principalmente com a aquisição da Fanatec pela Corsair, mas também para a Thrustmaster, que está embarcando em sua missão de recuperar sua participação no mercado diante de uma concorrência cada vez mais acirrada.

A Thrustmaster é, para ser franco, uma peça-chave no setor de corridas virtuais, pela simples razão de que essa marca francesa é a referência para qualquer pessoa que queira entrar nas corridas virtuais e também na pilotagem de aeronaves. Durante muito tempo, essa marca dominou o nível de entrada do mercado de corridas virtuais, principalmente com opções econômicas, proporcionando uma boa quantidade de emoções de corrida.

Mas os avanços tecnológicos não param por aí, e a linha de corrida de nível básico foi rapidamente preenchida por pacotes de Direct Drive de baixo custo. Os exemplos mais concretos são o Fanatec CSL e o Moza R3, que apresentam 5 nm e 4 nm de torque, respectivamente, e são compatíveis com PC e console.

A Thrustmaster certamente não iria permitir que os concorrentes tomassem sua fatia de mercado, especialmente porque a marca levou muito tempo para garantir suas bases. O novo slogan da marca é “Drive Into The New Era ” e anuncia uma série de produtos futuros, incluindo o pacote T598. A seguir, daremos uma olhada no que ele é e se pode enfrentar a concorrência.

Características principais e técnicas do feixe

  • A base Direct Drive desenvolve 5 nm de torque em constante, com 10 nm no pico
  • Pacote completo com base DD, novo volante e pedais LTE atualizáveis
  • Base que incorpora um motor elétrico axial de acionamento direto
  • Compatibilidade com PS4, PS5 e PC
  • Volante com 30 cm de diâmetro
  • Pedaleira atualizável para o kit Load Cell
  • Tela integrada à base, e o espaço ocupado é realmente pequeno para a potência fornecida
  • 21 botões e 2 pás
  • QR retirado do T818

Conceção

O design do T598 é um pouco inspirado no T818, pelo menos na base. Ela tem um formato hexagonal totalmente preto, com uma pegada realmente pequena. As dimensões da base do T598 me lembram as do Cammus C5, de tão pequena que é. Na parte frontal da base, há uma pequena tela e quatro controles para diferentes configurações.

Quanto ao volante, é uma nova entrada no catálogo da Thrustmaster, e seu nome é Sportcar. Seu design é sóbrio, com um formato totalmente redondo, uma pele de fibra de carbono no painel frontal e alguns detalhes em vermelho, principalmente as quatro listras no volante. As laterais são de silicone texturizado para maior aderência.

Os pedais são os Raceline Pedals LTE, e acho que eles são ótimos. O design se assemelha ao dos pedais Fanatec CSL, com um apoio para os pés atuando como placa principal e pedais presos a ele pela parte traseira. Ele é sóbrio, com um exterior totalmente preto e alguns logotipos da TM no apoio para os pés e nas placas dos pedais.

GT DD PRO

Montagem por medida

O T598 é montado no móvel usando o grampo Thrustmaster que todos conhecemos, e você também recebe uma placa para ajustar a base em um determinado ângulo. A montagem não é apenas rápida, mas também muito simples.

Quanto aos pedais, você tem almofadas de silicone que permitem colocá-los no chão, bem como pontos de fixação para instalação no cockpit. No entanto, há dois pontos que você deve levar em conta:

  • Se você tiver um piso de azulejo, carpete ou parquet, eu o aconselharia a fixar o pedivela em algum tipo de placa intermediária, pois não haverá superfície de contato suficiente na configuração padrão.
  • Para jogadores com cockpits e/ou suportes, você pode precisar fazer furos para alinhar e fixar os pedais.

Fabrico e acabamento

Para conseguir um preço de venda atraente, foi necessário fazer concessões. E, é claro, foram os materiais que sofreram o impacto. A base é feita inteiramente de plástico, assim como o volante. Apenas os pedais têm uma estrutura metálica, pois devem receber um kit Load Cell no futuro.

Quanto ao acabamento, não notei nenhuma falha. As folgas são mínimas na base, e a montagem geral é muito boa, devo dizer. O pedalboard segue a mesma filosofia, com metal e um bom acabamento pelo preço.

Quanto ao volante, a estrutura é feita inteiramente de plástico, com um revestimento de fibra de carbono no painel frontal que tem a aparência perfeita. Ao redor da borda, a borracha é usada para os punhos. Apenas um elemento do volante é de metal: as pás, e elas também são magnéticas, o que, devo dizer, é realmente incomum para um preço tão competitivo.

GT DD PRO

Como lidar com o pacote

O volante do Sportcar tem 30 cm de diâmetro, com formato totalmente redondo. A posição de dirigir é no estilo de corrida, um pouco abaixo das 09:15. As pás na parte de trás do volante se encaixam perfeitamente sob seus dedos e são fáceis de operar com um bom “clique”.

Mas a ergonomia geral do volante deixa um pouco a desejar. A parte inferior do volante é boa em termos de ergonomia, e isso se aplica a praticamente todos os botões, exceto o direcional. A parte superior é uma história diferente. Os 6 botões (3 de cada lado) são francamente desproporcionais e, muitas vezes, difíceis de pressionar. É estranho usá-los, especialmente se você os mapear para um freio de mão, por exemplo. Francamente, a Thrustmaster sempre conseguiu melhorar a ergonomia de seus volantes, mas desta vez não está à altura.

Sensações durante o jogo

Vamos ver o que esse novo pacote de corrida simulada tem a oferecer. Em primeiro lugar, há uma série de configurações disponíveis na base e também nos pedais. Bem, pelo menos em termos de posição do pedal.

No PC, a sensação do T598 é boa em termos absolutos. Não é tão excelente quanto a concorrência, especialmente a Fanatec e a Moza, que têm uma experiência Direct Drive muito melhor do que a Thrustmaster. Mas o T598 se mantém firme.

O motor elétrico Axial proporciona muita sensação em títulos como ACC ou AC, e as várias configurações básicas ajudam a ajustar a experiência geral. Os 5 nm de torque constante e a capacidade do motor de explorar os efeitos indesejados do Axial Drive proporcionam uma experiência rica em vibrações com boa sensação, mas, às vezes, um pouco exagerada. Como nos vibradores, por exemplo, onde pode ser difícil dizer qual lado está recebendo os impactos. Quanto ao pedivela, o Raceline LTE é muito macio para lidar com um LC, mas, mesmo assim, é muito preciso de usar.

No PS5, a história é diferente. Claro, você terá a sensação de um feedback decente, vibração, precisão de direção e tudo o mais. Mas de um jogo para o outro, você precisa alterar todas as configurações para obter qualquer tipo de experiência consistente, e isso sem mencionar as vibrações, que podem estar em praticamente qualquer lugar do espectro.

Compatibilidade

O T598 não é apenas compatível com toda a linha Thrustmaster atual, desde que você tenha um volante que use o novo QR da marca ou opte pelo adaptador.

No que diz respeito às plataformas, temos apenas PC e Playstation (PS4 e PS5). Até o momento, a Thrustmaster não mencionou a compatibilidade com o Xbox.

GT DD PRO

Relação qualidade/preço

Esse pacote é vendido a um preço realmente competitivo de 499 euros, o que o coloca diretamente em frente a um CSL DD de 5 nm que não está em oferta especial e a um Moza R5. No entanto, o T598 tem um trunfo na manga, que é o overboost do motor, que permite que ele desenvolva momentaneamente 10 nm de torque, além dos 5 nm constantes. As outras bases têm os mesmos valores de torque, mas no pico.

Na minha opinião, o T598 oferece uma boa relação custo-benefício em comparação com a concorrência. É certo que o plástico predomina, mas você não ficará desapontado no departamento de desempenho.

O meu veredito

Se você está procurando uma base de nível básico de alto desempenho e relativamente barata, o pacote T598 é perfeito para você. É verdade que ele tem algumas deficiências, mas todas elas estão relacionadas à integração com títulos e plataformas de simulação de corrida.

O hardware do T598 tem um bom desempenho, e imagino que a Thrustmaster resolverá todos os pequenos problemas dessa base com atualizações e melhor integração de software.

gt dd pro

Thrustmaster T598

Desempenho e um preço atraente para você começar!

Notez cet article

Vous risquez également d’aimer…

PXN V10: teste e avaliação

PXN V10: teste e avaliação

PXN V10Benefícios Um pacote completo com base, volante, pedais e alavanca de câmbio Você tem uma sensação muito boa no...

Grid MPX: teste e opiniões

Grid MPX: teste e opiniões

GRID MPXBenefícios Design premium e minimalista do volante Estilo GT com excelente ergonomia Alto nível de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

PACOTES FANATEC ABAIXO DOS 400 EUROS
This is default text for notification bar