Pacote Moza R5
Benefícios
- Pacote completo com volante, base e pedais
- Torque máximo de 5,5 nm para a base
- Liberação rápida de alto desempenho e derivados de competição
- Preços competitivos
Desvantagens
- Apenas pedaleira de 2 pedais
- Preço um pouco mais alto do que o da concorrência da Fanatec
Nossa classificação: 9,6/10
Os principais participantes de corridas virtuais são marcas que estão presentes no segmento há muitos anos. Fanatec, Thrustmaster e Logitech estão no mercado há pelo menos vinte anos, e muitos outros players surgiram entre 2000 e 2010. Em qualquer setor, e isso também se aplica às corridas de simuladores, ter muitos anos de experiência confere certa notoriedade e conhecimento.
Mas, como todos nós aprendemos na escola, sempre há uma exceção que prova a regra, mesmo nas corridas de simuladores. As marcas mais populares incluem Moza Racing, Simagice SimLab. Esses jogadores fizeram seu nome no jogo, sem ter décadas de experiência como os outros.
Veja o exemplo da Moza Racing Essa marca foi lançada em setembro de 2021 e ainda conseguiu conquistar um lugar para si no grupo de jogadores de corrida simulada de renome mundial. Entre os produtos oferecidos por esse fabricante chinês, temos um pacote de nível básico que inclui uma base, um volante e pedais. Este é o Pacote Moza R5 e vamos analisá-lo em mais detalhes neste artigo.
Características principais e técnicas do feixe
- Base desenvolvendo 5,5 nm de torque
- Volante de 28 cm de diâmetro com RevLED e acabamento em couro
- Pedaleira metálica de 2 pedais
- Compatível apenas com PC
- Placa de fixação da base incluída no pacote
- Sensor magnético nos pedais
Conceção
O design das bases de torque de menos de 10 nm da Moza Racing é muito semelhante. Assim, como no R9, encontramos o ” X O “X” é muito característico das bases da Moza Racing, com um eixo de transmissão que não se projeta muito longe da carcaça.
Falando da caixa, ela é preta fosca, com uma textura bastante áspera quando você a toca. O último é feito de alumínio, o que otimiza o resfriamento do motor e dos componentes eletrônicos de bordo.
O volante tem um formato bastante padrão, com uma base plana e um diâmetro de 28 cm. Há um RevLED na parte superior e os botões estão nas laterais do painel frontal, e a estrutura é feita de alumínio, o que é uma garantia de solidez.
Os pedais são de metal, com 2 pedais idênticos. É bonito, simples e minimalista.
Montagem por medida
O Moza R5 Bundle vem com uma espécie de placa e clipes, e tudo isso permite que a base seja fixada em móveis, como uma escrivaninha ou mesa. O sistema de montagem é bem projetado, sólido e permite que o R5 seja totalmente utilizável em móveis, mesmo com seus 5,5 nm de torque.
No que diz respeito aos cockpits, essa base é compatível com muitos modelos disponíveis no mercado, e você não terá problemas para instalá-la e usá-la.
O conjunto de manivelas básico é o SR-P Liteque, ao contrário do SR-P padrão, não tem uma célula de carga. Naturalmente, isso permite que os pedais do pacote sejam usados no chão, graças às almofadas de borracha na parte superior de cada pedal.
Fabrico e acabamento
Embora esse produto faça parte da linha básica da Moza Racing, o fabricante chinês está enfrentando a Fanatec e, por isso, teve de usar materiais de primeira qualidade para competir com o gigante alemão das corridas de simuladores.
Para sua estrutura, o Moza R5 Bundle usa alumínio em praticamente todos os seus componentes. A base é feita inteiramente de alumínio, para maior resistência e resfriamento ideal. A estrutura do volante também é de alumínio, com couro ao redor do aro. E o pedivela é de metal para máxima rigidez.
A qualidade de construção é excelente, mesmo para um produto de nível básico. Não notei nenhuma rebarba ou defeito de fabricação, e o mesmo se aplica ao acabamento. Esse pacote é simplesmente lindo e muito bem feito.
Como lidar com o pacote
A base do Moza R5 é bastante compacta, medindo apenas 17,4 x 15,7 x 12,4 cm e pesando apenas 3,5 kg. Você não terá problemas em manipulá-lo para instalá-lo em sua configuração, e isso já é excelente.
O volante (o Moza ES) tem 28 cm de diâmetro, o que o coloca na categoria de volantes pequenos, como os da Logitech. Com o tempo, você pegará o jeito de usá-lo para corridas simuladas. Na parte traseira, há duas grandes pás de alumínio que são fáceis de acessar durante a corrida. E no painel frontal, temos 18 botões e 1 D-Pad. Os controles são facilmente acessíveis e a ergonomia geral do volante é excelente, assim como o RevLEd. Por outro lado, não há nenhum interruptor ou interruptor divertido nessa roda, o que é uma pena, mas compreensível, considerando o preço pelo qual o pacote é vendido.
Para o pedivela, tudo o que você tem é um sensor magnético e uma pequena mola que retorna os pedais à sua posição inicial, e vou deixá-lo imaginar como será a sensação sob seu pé (veja abaixo).
Sensações durante o jogo
É hora de passar para as sensações proporcionadas por esse pacote, especialmente sua base e o conjunto de manivelas. No caso do R5, a sensação é tão autêntica quanto a de um CSL DD de 5 nm. O force feedback do mecanismo é suave e preciso, oferecendo praticamente tudo o que o carro que você está dirigindo faz em muitos títulos de corrida simulada. Graças ao software da Moza (Pit House), você poderá calibrar essa base adequadamente para que ela lhe dê o máximo, mas com certos limites, pois o feedback de força não é tão preciso quanto em um CSL DD, por exemplo.
Não se esqueça de que a R5 só é lançada com 5,5 nm de torque, e ela enfrenta as mesmas críticas que a CSL DD de 5 nm: os motoristas experientes acharão que ela não tem força e detalhes, que o corte ocorre muito cedo e que essa base é claramente destinada a jogadores que vêm de uma Logitech G29 ou Thrustmaster T300, ou seja, bases mais caras. sem acionamento direto.
Quanto ao pedivela, o SR-P Lite está lá apenas para ter uma boa aparência. Não é um grande problema em termos de sensação, pois os dois pedais são idênticos em termos de sensação. Isso significa que não há praticamente nenhuma resistência no pedal do freio, e você terá que aumentar a marcha com o Kit de Desempenho para obter uma melhor sensação sob os pés.
Compatibilidade
Esse pacote é compatível apenas com a plataforma PC e com títulos de corrida simulada para PC. Portanto, temos o Asseto Corsa, o iRacing, o Forza Motorsport e assim por diante. Para os pilotos de PC, isso não é problema algum. Para os usuários de console, no entanto, a Fanatec é a escolha natural.
Relação qualidade/preço
O pacote Moza R5 custa cerca de 580 euros, dependendo do varejista on-line. Você pode comprá-lo no site da Moza Racing, mas os preços mostrados não incluem o IVA. Na minha opinião, a relação custo-benefício desse pacote é muito boa, especialmente se o compararmos com o que a concorrência, como a Fanatec, está oferecendo. É verdade que um pacote CSL DD, dependendo do volante, pode custar menos, mas você receberá o QR1 Lite de plástico de qualquer forma, e terá que pagar mais pelo QR1 de metal, o que deve equilibrar mais ou menos os preços entre os pacotes das duas marcas.
O meu veredito
Acho que o pacote Moza R5 é bom para quem vem de uma configuração que não é Direct Drive, como aquelas com acionamento por correia. A sensação que você tem com a base R5 é muito melhor do que com um Logitech G920, por exemplo, e você sentirá uma grande diferença, especialmente em termos de detalhes, entre as duas tecnologias.
Mas se você for um piloto experiente, com bastante experiência em simuladores de corrida, terá de optar pelo R9 básico, pois verá que o R5 é claramente voltado para um público muito mais amador e novato. Isso não quer dizer que a R5 seja uma base ruim, não. Só que ele sofre dos mesmos problemas que o CSL DD de 5 nm.
0 comentários